15 ideias económicas para renovar a sua casa (rápidas e baratas) | homify 15 ideias económicas para renovar a sua casa (rápidas e baratas)
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3648:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

15 ideias económicas para renovar a sua casa (rápidas e baratas)

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Design de ambientes e decoração de um apartamento-modelo em Setúbal Salas de estar tropicais por Staging Factory Tropical
Loading admin actions …

Para renovar o ar da sua casa, não precisa de gastar muito dinheiro. Na verdade, e a menos que haja problemas estruturais, são, por norma, os detalhes que definem a personalidade dos espaços. As cores das paredes, as almofadas, a capa do edredão ou até a forma como decora a mesa de centro ou combina as toalhas na casa de banho são aspectos que fazem toda a diferença. Se já está farto da decoração da sua casa, este artigo é para si. Temos ideias super em conta para todos os ambientes e qualquer uma delas é fácil de aplicar. Todas as nossas ideias surgem ilustradas com os projectos levados a cabo por decoradores e designers de interiores portugueses. Não hesite em contactar estes profissionais para que o ajudem a criar o seu espaço de sonho. Mas, antes disso, leve daqui algumas sugestões!

1. Almofadas novas

Sala de estar Salas de estar tropicais por Staging Factory Tropical
Staging Factory

Sala de estar

Staging Factory

É uma ideia já por aqui partilhada porque acreditamos que funciona mesmo. As almofadas transformam por completo os sofás! Actualmente, encontram-se capas de todos os estilos, cores e padrões por preços muito acessíveis, por isso, pode ter várias capas e ir substituindo, por exemplo, sempre que chegar uma nova estação. É uma forma fácil de dar um novo élan à sua sala (e ao seu sofá em particular) sem despender muito dinheiro.

2. Uma poltrona de uma cor vibrante

DECORAÇÃO TOTAL DE QUINTA PARA VENDA Salas de estar modernas por Staging Factory Moderno
Staging Factory

DECORAÇÃO TOTAL DE QUINTA PARA VENDA

Staging Factory

As poltronas, para além de confortáveis, são a peça ideal para criar um ponto focal numa sala, especialmente se escolher uma poltrona de uma cor vibrante que contraste com as demais. É uma peça que traz conforto ao ambiente, que complementa o sofá, que cria um recanto de leitura agradável e que, como se vê na imagem, pode servir para interromper uma paleta cromática mais neutra que precise de um qualquer toque de energia. Até se pode dar o caso de já ter uma poltrona antiga aí em casa. Se assim for, pode considerar estofá-la com um novo tecido.

3. Quadros

Não se esqueça de decorar as principais paredes da sua casa (a que está por detrás do sofá, a que está por detrás da cama, a que serve como pano de fundo para a mesa de jantar, entre outras). Como? Com quadros! Em quase todas as lojas de decoração (físicas e on-line), há quadros apelativos para criar o seu próprio mural. Pode, também, usar fotografias por si tiradas ou, se tiver jeito para a coisa, fazer as suas próprias ilustrações. A distribuição dos mesmos pode ser simétrica ou assimétrica.

4. Iluminação

A iluminação é fundamental para criar uma atmosfera aconchegante, funcional e bonita. Não hesite em distribuir candeeiros de tecto, de pé, de mesa e de parede pela casa toda. Podem ser os elementos que faltam para dar vida àquele recanto despido e escuro de sua casa.

Leia as nossas sugestões sobre iluminação neste livro de ideias dedicado ao tema.

6. Espelhos

Projeto de decoração para residência particular Quartos modernos por Staging Factory Moderno
Staging Factory

Projeto de decoração para residência particular

Staging Factory

Os espelhos não são apenas decorativos: são também a solução ideal para transformar a percepção espacial que se tem de uma divisão e para a tornar mais luminosa. Redondos, modernos, antigos (ou antigos misturados com modernos!), com ou sem moldura, sobre a cómoda, no hall de entrada, nos corredores, por cima do sofá… pode usá-los em quase todos os espaços da casa. Farão toda a diferença!

8. Mude a capa do edredão

À semelhança do que acontece com o sofá, também a cama se transforma com uma nova capa para o edredão e para as almofadas. Nas lojas que acima referimos, encontrará, por certo, as capas de edredão perfeitas para o seu quarto. À cabeceira, ponha entre 4 a 6 almofadas para criar aquele ar luxuoso de quarto de hotel. Aos pés, pode pôr uma manta dobrada. Se não quiser gastar muito dinheiro, opte por uma capa branca e vá mudando só as almofadas.

7. Mudar os puxadores dos móveis

Casa da Abadia Quartos escandinavos por Staging Factory Escandinavo
Staging Factory

Casa da Abadia

Staging Factory

Na imagem, vemos a famosa cómoda Hemnes, da Ikea, mas com puxadores que não são os de origem. Em vez deles, coloram-se puxadores em pele que lhe dão um ar muito mais especial! Em lojas como a Ikea, a Zara Home ou a H&M Home, encontra puxadores super giros e a preços muito em conta. Antes de comprar, verifique se cabem nas gavetas ou portas a que se destinam.

5. Toalhas bonitas na casa de banho

Detalhe da bancada wc Casas de banho escandinavas por Arkstudio Escandinavo
Arkstudio

Detalhe da bancada wc

Arkstudio

As toalhas de banho e de rosto com cores e padrões totalmente dissemelhantes acabam por criar ruído visual na casa de banho. Aposte em jogos de banho que estejam dentro dos mesmos tons para criar um ambiente mais harmonioso e menos aleatório. Numa casa de banho usada por um casal, por exemplo, pode-se escolher um jogo de banho liso para um e um às riscas, muito simples, para outro. São diferentes, por isso, distinguem-se, mas não comprometem a estética do espaço.

9. Novas cadeiras para a mesa de jantar (ou novos estofos)

Saturado do seu conjunto de sala de jantar? Porque não mudar as cadeiras? Considere investir numas cadeiras com estofos mais coloridos ou claros para tornar o espaço mais alegre e/ou suave. Se as suas cadeiras já são em tecido, então pode, tão-somente, estofá-las novamente.

10. Cortinas

As cortinas protegem a privacidade, valorizam as casas do ponto de vista térmico e acústico, filtram a luz e são decorativas. As cortinas brancas e lisas não comprometem. Adaptam-se a todos os estilos, por isso, pode mudar a decoração sem ter que mudar as cortinas. Não se esqueça, porém, que também é importante escolher um varão bonito (se não forem cortinas embutidas) e que as medidas importam (não faz sentido as cortinas acabarem a uns centímetros do chão porque vai parecer que encolheram. Deixe que as suas cortinas vão, pelo menos, até ao chão ou que fiquem sob o comprido, a arrastar-se, para criar um efeito mais romântico).

A propósito, pode consultar este artigo.

11. Pinte as paredes

AP Heartstories - Porto Salas de estar escandinavas por Staging Factory Escandinavo
Staging Factory

AP Heartstories – Porto

Staging Factory

A cor das paredes pode alterar completamente o mood de um espaço. Repare como a cor da parede deste estúdio lhe empresta um ar tão acolhedor e sofisticado. Numa divisão, pode pintar todas as paredes ou apenas a que tem mais destaque dentro do espaço.

12. Plantas

Aproxime-se da natureza, mesmo dentro de casa. As plantas transmitem paz, tranquilidade e frescura. São excelentes para dar vida e cor a espaços escuros ou despidos. Mas não se esqueça que os vasos também contam, por isso, coloque-as em vasos bonitos e proporcionais. Não deixe vasos de plástico à vista!

13. Tapetes

Apartamento Contemporâneo - T4 com cozinha aberta para a sala - PORTO por ShiStudio Interior Design Escandinavo
ShiStudio Interior Design

Apartamento Contemporâneo – T4 com cozinha aberta para a sala – PORTO

ShiStudio Interior Design

Os espaços sem tapetes ficam despidos e a falta destes elementos de decoração sente-se, em especial, na sala e nos quartos. Um tapete bonito muda substancialmente o ambiente de um espaço, tanto do ponto de vista estético como de conforto e funcionalidade.

14. Decore a mesa de centro

A sua mesa de centro é mais do que a superfície onde coloca a sua bebida, os comandos ou o último jornal que comprou. Esta mesa é, como o próprio nome indica, o centro da sala e cria um elo entre os sofás, as poltronas e os demais elementos que compõem esta área da casa. Assim, não descure a decoração da mesma. Com velas, jarras, coffee table books, vasos pequenos ou bandejas pode tornar a sua mesa muito mais elegante e elevar a decoração da sala.



15. Velas

living room sideboards decor por Staging Factory Clássico
Staging Factory

living room sideboards decor

Staging Factory

Terminamos com as velas, as melhores aliadas para criar ambientes românticos, acolhedores, iluminados e, se for o caso, perfumados.

Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!