10 cozinhas rústicas surpreendentes

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

A cozinha é um lugar de máxima inspiração onde muitos acabam por passar algumas horas do dia a dia. Assim é fundamental que sejam espaços agradáveis e sobretudo práticos. O estilo rústico é um estilo que fica mesmo bem em cozinhas, quem não tem memórias dos petiscos da avó e da sua cozinha, quem sabe até com forno a lenha?… Se há um espaço da casa para o estilo rústico é a cozinha, é realmente um conceito que assenta como uma luva nesta divisão da casa, provas?! Nós temos…  

É a pensar em tudo isto que lhe queremos mostrar 10 cozinhas no estilo rústico, práticas e confortáveis, cada uma com o seu charme muito especial. Uma verdadeira inspiração…  

1. Uma cozinha no campo

Cozinhas rústicas por Marcello Gavioli
Marcello Gavioli

BioMalta RAL 7010 Grigio Tenda

Marcello Gavioli

Como um dos significados do adjectivo rústico indica: relativo ao campo, assim é esta primeira cozinha. A luminosidade é um aspecto fundamental em qualquer divisão e a cozinha não é excepção disso, para preparar os pratos da melhor forma luz natural é fundamental, assim como para o seu estado de espírito. Esta cozinha no campo, para além de ter paredes em pedra, não dispensa o uso da madeira lembrando mesmo a cozinha de uma quinta, repare nas portas dos armários por exemplo. A ilha é uma peça super simples e muito muito útil.

2. Rústica na cidade

Esta é uma cozinha rústica bastante 'clean', com apontamentos bem citadinos e modernos, repare! É uma cozinha luminosa onde dominam tons claros, o mobiliário e a louça denunciam o estilo rústico: desde a mesa de madeira que lembra uma mesa de piquenique sofisticada aos armários brancos ou as jarras de barro, muito coloridas sobre o armário. Alguns apontamentos como o candeeiro geométrico trazem um toque de modernidade ao espaço.

3. A verdadeira cozinha da avó

A cozinha da avó seria assim?! Um forno a lenha e louça de barro são elementos rústicos que deixam alguma nostalgia. Ainda hoje pode optar por um forno a lenha, charme não lhes falta e a comida, fica com aquele sabor especial…  

4. Uma cozinha à portuguesa

Casa Sul, um lugar onde se sente a alma portuguesa. : Cozinhas rústicas por alma portuguesa
alma portuguesa

Casa Sul, um lugar onde se sente a alma portuguesa.

alma portuguesa

Esta é uma cozinha rústica à portuguesa. O estilo é denunciado sobretudo pelos móveis com um desenho muito tradicional que foram pintados usando a técnica do decapé, de modo que têm um aspecto envelhecido. Os elementos decorativos são também reveladores do estilo adoptado para este espaço como o candeeiro ou a toalha em croché, muito especial, muito portuguesa, muito rústica. Curioso para conhecer mais desta habitação com alma portuguesa? Leia aqui.

5. Tradição

Este exemplo é bem tradicional. Há muitas casas portuguesas com espaços como este. A zona do fogão inserida num espaço coberto que corresponderia à chaminé. As conchas e o sal por exemplo, estão pendurados na parede. As bancadas são em mármore e ao centro uma clássica mesa de madeira… Familiar, não?! 

6. Madeira sinónimo de rústico

CASA EM FORMA DE ABRAÇO : Cozinhas rústicas por pedro quintela studio
pedro quintela studio

CASA EM FORMA DE ABRAÇO

pedro quintela studio

A madeira é um elemento que raramente falta numa cozinha rústica. Nesta por exemplo, ela está por todos o lado, nos armários, nas bancadas, por todo lado e para além de esteticamente agradável é muito prático. Tenha um olhar atento nestes armários, muito simples e engenhosos, com óptimos espaços para arrumação em que elementos alimentares como especiarias por exemplo se tornam também elementos decorativos.

Esta bonita cozinha é da autoria do gabinete de arquitectos portugueses PEDRO QUINTELA STUDIO, vale a pena conhecer todo o projecto.

7. Carisma

Aqui o que não falta é carisma. A mesa/bancada em primeiro plano terá sido aproveitada de uma mesa de trabalhos manuais, um elemento com imensa personalidade, que inclui espaço para vários frascos e garrafas de vidro, elementos úteis que têm também um valor estético na composição desta cozinha. Outro aspecto irresistível é o bonito frigorífico, um estilo retro e uma cor que aqui fica super bem, o verde. Repare também no espaço para por as revistas de culinária…  

8. Bom gosto

Cozinhas rústicas por URBANA 15
URBANA 15

La cultura del txoko tradicional.

URBANA 15

Nesta cozinha domina o bom gosto. A madeira está presente e por vezes pintada de branco, dando um aspecto mais amoroso. Elementos como os cestos com frutos secos, a balança à antiga, a jarra com plantas aromáticas e claro, a parede com lindíssimos azulejos tradicionais portugueses são irresistíveis.

9. Uma interpretação mais moderna

Associamos muitas vezes o estilo rústico a algo mais antiquado mas como será numa casa de campo dos dias de hoje o espaço da cozinha?! Esta é um bom exemplo de uma cozinha rústica e moderna. Também aqui a madeira predomina, sobretudo nas bancadas. Luz natural também não falta. Os candeeiros pendurados no tecto são uma tendência cada vez mais em voga, assim será uma cozinha rústica e moderna.

10. Muita inspiração

Cozinhas rústicas por KH System Möbel GmbH
KH System Möbel GmbH

KH Küche: Asteiche Natur / Edelstahl

KH System Möbel GmbH

Aqui não faltam ideias originais. Rústica e elegante esta cozinha vai captar a sua atenção. Um forno a lenha diria que moderno, armários em madeira com aberturas para espaços expositivos com objectos muito elegantes. O armário suspenso é uma ideia fantástica e tem muito espaço de arrumação. E claro, a parede de azulejos com um padrão de quadrados preto e branco com imenso estilo. Motivos de inspiração não faltam…

Mostrámos-lhe cozinhas rústicas com diferentes valências e motivos de inspiração, quer conhecer ainda mais cozinhas?! Veja aqui

Gostou?! Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!