15 ideias para decorar a frente da casa | homify 15 ideias para decorar a frente da casa
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3648:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

15 ideias para decorar a frente da casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa em Torres Vedras Casas minimalistas por Atelier Central Arquitectos Minimalista
Loading admin actions …

Apesar de dedicarmos mais tempo a decorar o interior das nossas casas, não nos podemos esquecer do exterior, nomeadamente da entrada. Esta última funciona como cartão de visita na medida em que molda, positiva ou negativamente, a primeira impressão que a nossa casa provoca em nós, em quem por ela passa e em quem nos visita. Uma entrada sem qualquer tipo de adorno – seja ele um vaso ou até um ponto de luz – e pouco cuidada transmitirá sempre uma ideia de desleixo que, inevitavelmente, se estenderá à percepção que as pessoas vão criar sobre o interior, ainda que essa percepção possa estar errada.

Como é óbvio, definir prioridades, em termos de distribuição do orçamento, é importante, mas a boa notícia é que não é preciso despender muito dinheiro para criar uma entrada apelativa, daquelas que nos fazem querer entrar para ver o resto.

Hoje, reunimos 15 imagens, todas elas de projectos portugueses, para o inspirar a decorar a entrada da sua casa. Veja as ideias que lhe deixamos e dê um novo élan à sua!

1. Simplicidade

Bairro Alto - Apartamento T2 por Sizz Design Escandinavo
Sizz Design

Bairro Alto – Apartamento T2

Sizz Design

Como acima lhe dizíamos, não precisa de uma decoração muito elaborada para tornar a entrada da sua casa mais agradável e harmoniosa. Na verdade, pode, tão-somente, recorrer aos elementos-chave que vemos na imagem e que resultam sempre: plantas em vasos bonitos para enquadrar a porta, apliques de luz e um tapete a compor o conjunto.

2. Uma solução semelhante à anterior, mas com plantas que se enquadram melhor no estilo da casa

3. Uma fonte

A solução para a entrada deverá ir ao encontro do estilo da casa. Numa casa rústica e com uma entrada espaçosa, pode considerar a adição de uma fonte em pedra com cascata. Não é difícil encontrar à venda fontes de pedra toscas ou até mesmo pias em pedra antigas. A frescura e o som da água mudarão logo a energia da frente da sua casa pela calma e pureza que transmitem.

4. Outra sugestão para uma entrada rústica: plantas variadas em vasos terracota

CASA EM FORMA DE ABRAÇO Casas rústicas por pedro quintela studio Rústico Pedra
pedro quintela studio

CASA EM FORMA DE ABRAÇO

pedro quintela studio

5. Um oásis colorido

Zona lounge exterior - Projeto SHI Studio Interior Design, Matosinhos Varandas, marquises e terraços modernos por ShiStudio Interior Design Moderno
ShiStudio Interior Design

Zona lounge exterior – Projeto SHI Studio Interior Design, Matosinhos

ShiStudio Interior Design

Se tem espaço na frente da casa (um alpendre, por exemplo) esta proposta é para si. O atelier ShiStudio criou uma espectacular zona de estar no exterior, mesmo em frente à porta, com uma pérgola a resguardá-la. Para criar um espaço desta natureza, aposte em mobiliário próprio para o exterior e valorize o ambiente com plantas (no chão e/ou suspensas), pontos de luz, almofadas e cadeiras a complementar os sofás (podem ser cadeiras de uma cor diferente). A própria cor da parede da casa também pode ser um factor de valorização do espaço.

6. Tem um jardim em frente à sua casa? Mantenha-o cuidado e isso bastará para a sua entrada ter impacto!

Casa em S. Pedro do Estoril Jardins modernos por Ricardo Moreno Arquitectos Moderno
Ricardo Moreno Arquitectos

Casa em S. Pedro do Estoril

Ricardo Moreno Arquitectos

7. Arte

Eis uma ideia para os nossos leitores criativos, que apreciam arte e adoram propostas eclécticas. Porque não incorporar peças de arte na entrada? Foi o que aconteceu nesta casa que reflecte um espírito jovem e sentido de humor dada a improbabilidade das peças que a decoram dentro e fora de portas. Ninguém lhe fica indiferente!

8. Apliques clássicos e um jardim despojado a emoldurar uma casa rústica

9. Espelho de água

Casas modernas por homify Moderno

Os espelhos de água são recursos decorativos utilizados amiúde na arquitectura e em jardins, tanto privados como públicos. Para além do efeito estético por eles gerado, a água, como lhe dizíamos acima, transmite serenidade e frescura, sendo, por essa razão, uma solução perfeita para sítios quentes. Os espelhos de água podem ser de maior ou menor dimensão, consoante o tamanho da casa. Além do mais, requerem manutenção.

10. Uma árvore: é quanto basta para uma entrada minimalista e sofisticada!

Moradia Unifamiliar na Parede. Parede 11. Casas minimalistas por Humberto Conde R. Arquitectura Lda Minimalista
Humberto Conde R. Arquitectura Lda

Moradia Unifamiliar na Parede. Parede 11.

Humberto Conde R. Arquitectura Lda

11. Gaiolas para pássaros e…

Jardim Bambus Jardins rústicos por MUDA Home Design Rústico
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

12. (… ) frases na parede!

Jardim Bambus Jardins rústicos por MUDA Home Design Rústico
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Para a entrada ou para o jardim, estas amorosas gaiolas de madeira podem ser objectos de decoração interessantes para valorizar estas zonas da sua casa. Pode combiná-las com pequenos quadros de madeira com frases que saúdem as suas visitas ou que o inspirem de alguma forma. Estes objectos de decoração encontram-se facilmente à venda, mas podem também ser feitos por si. As gaiolas exigem mais habilidade, mas, para as frases, basta arranjas umas tábuas e tinta para fazer as letras.

13. Uma planta trepadeira a dar cor e vida à entrada

14. Luz!

Precisamos da luz para nos orientarmos, à noite, no exterior e para reforçar a segurança das nossas casas. Porém, a iluminação exterior transcende este propósito e reveste-se de um inegável protagonismo no que toca à valorização do espaço e das próprias construções. Neste projecto, vemos spots LED a marcar o passadiço interrompido e a iluminar a fachada, pondo em evidência a cor, os materiais e a própria arquitectura da casa. Se não quiser apostar em mais nada, aposte na luz!

Recomendado: Ideias maravilhosas de iluminação ao ar livre

15. Terminamos com uma ideia para uma casa rústica ou para uma casa de férias: confortável e idílica!

RUSTICASA | Lodge | Ponte de Lima por RUSTICASA Industrial Madeira Acabamento em madeira
RUSTICASA

RUSTICASA | Lodge | Ponte de Lima

RUSTICASA

Se precisar de ajuda, tire mais ideias dos projectos levados a cabo pelos arquitectos paisagistas registados na homify.

Qual destas ideias mais o seduziu? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!