Anexos modernos para casas clássicas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As casas clássicas e tradicionais têm, sem dúvida, um charme especial. Porém, muitas vezes os desenhos de décadas passadas ou até mesmo de séculos, deixaram de corresponder à nossa ideia de vida moderna. Nestas casas, os espaços são, normalmente, confinados e divididos por paredes uma vez que não havia ainda a lógica de criação de áreas em plano aberto. Ainda assim, acreditamos que estes edifícios devem ser preservados. 

Neste sentido, uma boa opção para criarmos um novo espaço é a construção de um anexo. Os anexos dos projectos que lhe vamos hoje mostrar distinguem-se pela contraposição entre modernidade e tradicionalidade. Este contraste não impede, porém, que o resultado seja harmonioso e se encaixe na paisagem. 

Vamos ver como ficaram as casas depois de ampliadas.

Velho e novo

Casas modernas por wukowojac architekten
wukowojac architekten

Außenansicht mit Terrasse

wukowojac architekten

Esta casa de família, de 1947, foi reestruturada pelo nosso especialista Dominik Wukowojac e completada por um anexo a fim de atender aos requisitos da vida moderna. Aqui, manteve-se o edifício na sua forma original e acrescentou-se uma extensão moderna com linhas limpas e minimalistas. Porém, utilizaram-se os mesmos revestimentos para a parte nova do edifício, tendo-se, assim, criado uma ligação harmoniosa e uma unidade visual.

Cilindro

Esta moradia histórica situada na Áustria era demasiado pequena para satisfazer as necessidades dos seus habitantes que, por esse motivo, encomendaram aos arquitectos do Atelier Fürtner-Tonn um extensão para a sala de jantar. A extensão, embora contraste com o edifício original, insere-se elegantemente no quadro geral. Os profissionais optaram por uma estrutura cilíndrica que se abre com grandes janelas para o jardim. Apesar das diferenças na forma e na linguagem, alcançou-se um efeito harmonioso graças à cor uniforme e à discrição do volume.

A preto e branco

Esta casa geminada, localizada em Estugarda, é ainda recente, mas deve permanecer visualmente ligada aos edifícios que a rodeiam. Assim, para o anexo, a equipa de arquitectos, do gabinete Holzerarchitekten, assumiu o desafio e ofereceu uma extensão elegante à casa que forma um contraste interessante e simples devido ao uso do negro, o eterno par do branco. O anexo é rasgado por amplas superfícies envidraçadas que conectam o espaço interior com o exterior.

Um anexo refinado

Casas modernas por XUL Architecture
XUL Architecture

Abbots Gardens, N2

XUL Architecture

Em grandes cidades, como Londres, expandir a casa é um desafio real. Os habitantes desta casa geminada, no estilo Tudor, encontraram, juntamente com os profissionais do gabinete Xul Architecture, a solução que passou pelo aproveitamento da garagem ao lado da casa que passou a servir como espaço adicional há muito aguardado. O resultado é harmonioso e coaduna-se com o estilo arquitectónico britânico que privilegia o tijolo vermelho.

Anexo em betão aparente

Em Duisburg, na Alemanha, o arquitecto Oliver Keuper enfrentou um desafio especial: foi necessário ampliar uma pequena casa dos anos 1930 de forma a trazer mais funcionalidade ao conjunto. A solução encontrada foi a construção de um cubo de betão moderno com uma cobertura plana que parte da traseira da cama e que não é visível a partir da frente, preservando-se, assim, a paisagem urbana

Este anexo foi palha

Os habitantes desta encantadora casa holandesa com telhado em palha queriam um anexo para ganhar espaço vital na sua casa e para terem oportunidade de incorporar um toque moderno na arquitectura já existente. Os profissionais da Maas Architecten adicionaram uma extensão que traz, efectivamente, a almejada modernidade, sem, por isso, se perder a característica tradicional que se materializa por via do uso da palha que, neste caso, surge então como elemento unificador. Porém, a extensão é, sobretudo, moderna e as suas amplas janelas comunicam com o belo cenário verde que envolve o edifício.

O que achou das soluções encontradas para ampliar os edifícios originais? Faria uma obra semelhante em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!