A decoração de estilo clássico de uma moradia no Restelo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Moradia - Restelo, Lisboa, Traço Magenta - Design de Interiores Traço Magenta - Design de Interiores Salas de estar clássicas
Loading admin actions …

É inegável que, no grosso dos projectos que até nós chegam, se evidencia o estilo moderno que se define pelas suas cores neutras, linhas depuradas e ausência de ornamentos. É um estilo versátil, que privilegia a funcionalidade e que vai ao encontro das tendências, incorporando-as nos espaços. Porém, e como procuramos sempre trazer-lhe variedade, hoje, o nosso projecto diz respeito a uma moradia no Restelo cuja decoração obedece a uma linguagem clássica. Um bocado como acontece com o estilo moderno, também o clássico se destaca pela sua beleza intemporal, conforto e elegância. É um estilo que vai beber inspiração aos elementos tradicionais da decoração francesa, inglesa, italiana e grega. Os espaços clássicos estão pejados de detalhes ricos e, de algum modo, opulentos, onde cabem cores saturadas, padrões diversos e materiais requintados.

O projecto deste livro de ideias foi levado a cabo pela Traço Magenta. Já por aqui lhe mostrámos muitos projectos deste atelier que tem provado, ao longo dos anos, a sua versatilidade. A Traço Magenta nasceu da ideia de duas designers que, em 2006, lançaram a marca com o intuito de criar projectos de decoração originais com design personalizado. A empresa tem, à sua disposição, uma equipa dinâmica e criativa que se debruça sobre trabalhos de grande e pequena dimensão.

Venha conhecer um desses trabalhos.

Zona social

A zona social da moradia é uma zona de família. É ampla, luminosa, confortável e integra recantos com propósitos distintos. Para além da sala de estar propriamente dita, vemos, ainda, ao fundo, uma mesa de jogo que surge ladeada por um candeeiro de pé – que ilumina esta área e a decora – e por uma cómoda francesa com pés altos. Quadros com molduras douradas e tamanhos distintos decoram a parede e enchem de vida e de personalidade esta sala.

Em primeiro plano, temos a zona do sofá que apresenta linhas mais modernas, garantindo o conforto de quem o utiliza. Como vê, quando se decora um espaço de forma clássica, não significa que todas as peças que o compõem tenham que ser clássicas. Pode, perfeitamente, seleccionar também peças modernas, sobretudo para não comprometer o conforto. A complementar o sofá estão dois cadeirões com um forro com motivos ligados à natureza. O tecido dos cadeirões repete-se nas almofadas que decoram o sofá. A meio, temos uma mesa de centro, com dois tampos, que permite que se exponham mais alguns objectos de decoração. A carpete fecha o conjunto e traz conforto térmico e acústico à sala.

Onde está a televisão?

A televisão é um elemento indispensável na casa de quase todas as famílias portuguesas. É em torno dela que, à noite, as pessoas se reúnem a ver as notícias, os programas de que gostam, as séries, os filmes, e assim por diante. Contudo, nem sempre é fácil enquadrar a televisão num espaço. É um objecto volumoso que, em alguns casos, vem quebrar a harmonia da decoração, acabando por surgir desfasado em relação à mesma. Quando esse espaço tem lareira, tanto pior. Se, por um lado, queremos que a lareira seja o centro, por outro, também não dá jeito que a televisão não esteja em frente ao sofá. A Traço Magenta traz-nos, aqui, uma solução moderna que pode ser considerada para uma sala de estar. A lareira está como que emoldurada por um painel espelhado no qual a televisão está embutida, o que significa que o aparelho passa completamente despercebido quando está desligado. Engenhoso, não é? Ao mesmo tempo, a superfície espelhada traz profundidade à sala, alterando a percepção espacial que dela se tem.

A sala inclui um móvel vitrine que chama a atenção pelo contraste de cor e de estilo entre a base e a vitrine propriamente dita. O facto de a vitrina surgir elevada e estar sobre uma base branca traz um twist moderno à sala. Além do mais, a base, com portas, cria um espaço de arrumação adicional que, como sabemos, dá sempre jeito. As prateleiras da vitrine foram usadas para arrumar livros que aparecem misturados com alguns objectos de decoração. A planta vem trazer frescura e cor a esta composição.

Zona de estar no escritório

Da sala passamos para o escritório que inclui uma zona de estar composta por um confortável sofá de dois lugares. Nestes espaços, misturaram-se, livremente, cores e padrões que elevam e enriquecem os ambientes e reforçam a dimensão clássica do projecto. O sofá, com cores claras, contrasta com as paredes em madeira do escritório. O quadro empresta vida ao conjunto. A atmosfera do escritório é, tal como a da sala, acolhedora e cálida.

Pormenor das poltronas

Terminamos com duas imagens de pormenor das poltronas. Se tem poltronas em sua casa com cujo estilo já não se identifica, considere forrá-las com novos tecidos em vez de se desfazer logo delas. Um tecido novo pode transformar por completo uma peça deste género que ainda esteja em bom estado e apenas um pouco desactualizada.

Recomendado – Reciclagem: um novo propósito para móveis usados

Em baixo, deixamos-lhe os contactos da Traço Magenta:

Morada: Rua Afonso Praça n.º 30, 1495 – 061 Lisboa, Portugal

Telemóvel: +351 96 650 463 8 | Site: www.tmagenta.com

Identifica-se com o estilo clássico? Deixe-nos o seu feedback sobre este projecto!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista