Um celeiro perfeito para viver

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Por todo o Portugal tem-se visto bastante arquitectura de reabilitação mas a maioria dos casos são reabilitações em que as propriedades mantém os fins de utilização que tinham outrora. Casos muito interessantes de reabilitação são aqueles em que o edifício conhece uma nova utilização e diferente apropriação. A Holanda é um país que tem já vários exemplos de casos de sucesso deste tipo. E é para lá que vamos hoje… De facto faz todo o sentido, já existindo uma estrutura montada vale a pena aproveitar o que existe mudando e acrescentando apenas o necessário para o melhor desempenho da nova função. 

É um exemplo de sucesso deste tipo que lhe mostramos no homify 360º de hoje, um antigo celeiro de uma quinta, numa zona bastante pitoresca na Holanda, que conheceu uma nova funcionalidade, passando a ser uma habitação. É incrível como as características anteriores do espaço como celeiro se tornaram uma mais valia para a nova moradia, criando espaços únicos e arejados, com muito estilo.

O projecto é dos holandeses KWINT ARCHITECTEN com sede em Groningen, na Holanda! Deixe-se entusiasmar com este novo tipo de habitação…

Fachada principal

Este é um celeiro que pelo seu telhado inclinado e estrutura lembra realmente um espaço para animais ou elementos agrícolas mas outros elementos como o vidro da fachada ou as ripas horizontais de madeira revelam que este é um espaço contemporâneo e reinterpretado revelando agora uma arquitectura moderna.

Torna-se evidente que a nova habitação permite a entrada de luz solar suficiente mantendo ainda assim a privacidade dos residentes.

Pátio

Casas modernas por Kwint architecten
Kwint architecten

Zicht op souterrain

Kwint architecten

Esta reentrância na comprida fachada cria como um pátio interior em deck de madeira onde foi colocada uma planta. Na verdade esta variação permite que se criem mais janelas e entradas de luz ainda que menos directa, tornando o espaço muito agradável.

Aqui repare ainda no contraste entre os materiais, em que a palha do telhado é super tradicional e contrasta com o tom bem escuro da fachada. A chaminé é em tijolos claros. 

Cozinha moderna

No interior o facto de se tratar de arquitectura típica de celeiro é claramente uma mais valia que torna este espaço especial e incrível. O pé direito é mais alto tendo a estrutura do telhado à vista, a luz invade o espaço de forma muito agradável. Aqui chão escuro e paredes brancas contrastam com os vários elementos da madeira, um dos materiais mais utilizados nesta cozinha. 

A ilha em madeira clara é super elegante e muito útil, dividindo-se em várias partes, com diferentes funcionalidades. Conheça aqui interpretações contemporâneas de cozinhas com ilha. Uma cozinha moderna com um estilo simples.

Suite

Casas de banho modernas por Kwint architecten
Kwint architecten

Badkamer met doorkeuken naar masterbedroom

Kwint architecten

Esta casa de banho tem um design bastante equilibrado onde contrastam armários de madeira clara, elementos em preto e a parede. O resultado é funcional e moderno. 

O conceito para os interiores desta habitação fluem com bastante harmonia, o que pode verificar na continuidade da casa de banho para o quarto. O quarto é muito moderno e tem uma ampla janela de onde se pode ver uma árvore vem frondosa que certamente já existia no espaço.

Corredor

No corredor o estilo é o mesmo, chão escuro e portas de madeira dominam o espaço. O espaço está iluminado por luz natural e no tecto foram dispostas várias lâmpadas que iluminam o corredor artificialmente. Ao fundo um outro espaço chama por nós…  

Escadas

As escadas são super leves e modernas, constituídas apenas por madeira suspensa faz o ziguezague correspondente ao espelho e cobertor de cada degraus, uma opção bastante minimalista. A iluminação é feita com focos na parede.

Conheça outros espaços de escadas minimalistas aqui

Biblioteca

A biblioteca foi integrada de forma bastante engenhosa, nas paredes da casa, estando embutida o aproveitamento de espaço é melhor. Esta é uma biblioteca simples, sem exageros, de madeira que contrasta com o branco das paredes. As cores dos livros e elementos decorativos trazem um toque alegre ao espaço.

Gostou desta habitação? Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!