Ampliação de moradias – o que fazer e não fazer

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
AMPLIAÇÃO DE MORADIA , Eduardo Coelho Arquitecto Eduardo Coelho Arquitecto Moradias
Loading admin actions …

A sua família cresceu? Quer abrir um pequeno negócio em sua casa e precisa de mais espaço? A actual situação pandémica evidenciou a necessidade de um escritório ou de uma pequena sede de negócios em sua casa? Em suma, precisa de mais espaço na sua casa, mas ela não estica?

Se mora num apartamento a ampliação pode não ser a desejada, passando apenas por fechar uma varanda por exemplo, e apenas se isso for possível. Mas se mora numa casa com espaço exterior a solução pode surgir sob a forma de um anexo para ampliação!

Fazer um anexo ou outro tipo de ampliação à casa é uma obra muito procurada, no entanto pode trazer alguns problemas, sobretudo quando não se acautelam alguns aspectos da intervenção, em especial no que respeita à estrutura e à estética do espaço adicionado.

Hoje na homify falamos daquilo que devemos e não devemos fazer quando pensamos em ampliar uma casa e para ilustrar usámos um projecto deste género, da autoria do gabinete Eduardo Coelho | Arquitecto. Não perca!


1 – Procure um arquitecto

Este é o passo fundamental, sem o qual não aconselhamos mesmo a que avance para qualquer obra de ampliação da sua casa!

Por um lado, se a ampliação tiver dimensões superiores a uma altura de 2,2m, uma área igual a 10m2, ou confinar com a via pública, a legislação obriga à execução de um projecto arquitectónico com licenciamento na Câmara Municipal, isto obriga à contratação de um arquitecto, Por outro lado, mesmo numa construção de um anexo de pequenas dimensões, há aspectos estruturais e estéticos que devem ser acautelados, e apenas um arquitecto lhe pode proporcionar as melhores garantias de sucesso.

Deve sempre facultar os projectos arquitectónicos estruturais e de especialidades ao profissional escolhido para que ele possa avaliar todas as facetas do projecto e criar a melhor e mais segura solução para o seu caso.

2 – Construtores experientes

Evite a todo o custo obras feitas por curiosos para não acabar com uma casa feita de retalhos ou ter de pagar multas que ultrapassam em muito o valor pago a um arquitecto e a um construtor de qualidade por um bom trabalho.

Não se esqueça de que uma intervenção deste género deve valorizar a sua casa e não ser um foco de atenção negativa e de depreciação numa eventual venda!


3 – Informe-se sobre licenças e condicionantes

Na linha do que referimos no ponto anterior, surge a necessidade de licenciamento em função do tipo de ampliação da casa. Os anexos, ampliações e outras obras ilegais podem acarretar multas avultadas e a obrigação de demolição da nova área construída, ou mesmo impossibilidade de venda posterior. Embora possam ser custos elevados, sobretudo em projectos de baixo orçamento, é melhor prevenir do que remediar.

Um arquitecto vai saber ajustar as suas necessidades ao orçamento apresentado e incluir todos os licenciamentos necessários nos custos estimados.

4 – Discuta pavimentos, instalações e outros detalhes

Uma obra feita por curiosos pode não ter em conta as novas exigências colocadas à estrutura original pela área de ampliação, pondo em causa a sua segurança. A nova estrutura vai acarretar mais peso sobre as fundações, se for feita na vertical, e essa carga extra deve implicar um estudo de carga por um arquitecto ou um engenheiro civil.

Por outro lado é imprescindível que não se negligenciem as instalações e as canalizações, eléctricas ou hidráulicas, pois mais divisões aumentam as necessidades de água e de electricidade da construção no seu todo. Pode ser necessário aumentar a potência do contador, reforçar as instalações originais para que tudo possa funcionar nas melhores condições.

5 – Procure o equilíbrio estético

Por último não pode descurar o aspecto estético! A nova secção pode não corresponder directamente ao estilo original, mas tem obrigatoriamente de se harmonizar com ele para que se evite o já referido efeito remendo, tantas vezes visto e tão criticado nas nossas populações. Lembre-se de que uma má ampliação vai pôr em causa o estilo de toda a casa, por isso é importante que toda a fachada exterior seja intervencionada e renovada para que a casa resulte como um todo íntegro.

Se após ler este artigo e ver este perfeito projecto de ampliação de uma moradia está preparado para avançar com a ampliação da sua casa é importante conhecer os profissionais da Eduardo Coelho | Arquitecto, uma empresa capaz de lhe proporcionar tudo o que descrevemos e muito mais! Aqui ficam os contactos:

Morada: Rua Dom Francisco Manuel de Melo 13, 3º Piso, 1070-085 Lisboa

Telemóvel: 961134128

Site: eduardocoelho.pt

E já agora espreite aqui outro projecto de alta qualidade desta empresa para se inspirar ainda mais.



Ampliar a sua casa é um projecto a considerar?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista