Materiais reciclados para a sua sala de jantar

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Reduzir, reutilizar, reciclar. A política dos três R está cada vez mais atual! 

Na parte de reduzir a economia infelizmente dá uma ajudinha, e cada vez mais pesamos muito bem a necessidade de adquirir novos elementos para a casa, sobretudo se forem caros. Mas objetos e mobília não são eternos, e mais cedo ou mais tarde temos de investir. Por outro lado às vezes damos por nós deveras aborrecidos com a monotonia que se instalou na decoração lá de casa. E é aqui que entram a reutilização e a reciclagem!

Materiais reciclados? É possível decorar com esse tipo de objetos e conseguir um resultado aceitável? Bem, o gosto é individual, mas asseguramos-lhe que com um pouco de criatividade poderá conseguir cenários muito divertidos e cheios de estilo para sua casa usando materiais reciclados ou reutilizando peças fora de uso.

E se começar pela sua sala de jantar? É um espaço excelente e cheio de potencialidades para o uso de materiais reciclados… Por isso hoje oferecemos-lhe algumas ideias fantásticas para decorar a sua sala de jantar a pensar no meio ambiente. Porque esta é, na verdade, uma decoração muito ecológica!

Então… Economiza, decora e ajuda o ambiente! Está a espera de quê para decorar a sua sala de jantar com materiais reciclados?

As cadeiras

OUTONO E INVERNO: Sala de jantar  por Entre Led e Design
Entre Led e Design

OUTONO E INVERNO

Entre Led e Design

Tem São as peças de mobiliários que mais depressa se danificam numa casa, pois são as mais mexidas e as que mais cargas suportam. Por esses motivos é normal que ao fim de alguns anos tenha lá por casa algumas cadeiras sem conserto possível, e que as outras venham a ficar desemparelhadas por ser praticamente impossível encontrar artigos idênticos.

Transforme essa contrariedade em algo belo! Faça uma decoração como a da imagem da autoria da ’Entre Led e Design’, de Viseu. Compre cadeiras diferentes, de preferência feitas com materiais reciclados como o plástico, e recupere as que puder. Combine cores e materiais diferentes. Combine o velho e o novo. Mas cuidados com os exageros ou arrisca-se a ficar com uma decoração absurda, e completamente desequilibrada!

O aparador

Sala de estar  por homify
homify

Aparador de madera reciclada

homify

Este é aquele móvel que achamos sempre não fazer grande falta, mas que se torna imprescindível quando percebemos que precisamos de guardar toalhas e guardanapos, molheiras e talheres. Normalmente, dependendo do seu tamanho e da nobreza dos materiais, é um item caro, cuja compra tem de ser ponderada.

Se as suas finanças andam em baixo, ou é adepto de uma vida mais amiga do ambiente, reduzindo a sua pegada ecológica, vai gostar de saber que há inúmeras soluções envolvendo materiais reciclados, ou reutilizados.

A solução mais simples, e geralmente mais barata, é reutilizar um móvel usado e dar-lhe o seu cunho pessoal através de personalizações. Se gosta de projetos pessoais esta é a solução perfeita para si! Adquira um móvel antigo numa feira, ou use aquele que estava em casa da avó a ganhar pó e dê-lhe uma vida nova. Lixe, pinte com uma cor à sua escolha, retire partes, adicione vidro… Deixe a sua criatividade voar!

Se tem jeito para a carpintaria pode fazer um aparador como o da imagem acima. É totalmente construído com madeira reciclada de várias proveniências.

A bricolage não é o seu forte? Pode sempre comprar. Provavelmente será mais barato do que comprar um móvel de madeira maciça nova!

A mesa de refeições

Cozinha  por Miulas Mobles
Miulas Mobles

Mesa de madera con madera antigua reciclada

Miulas Mobles

Um item imprescindível em todas as salas de jantar é a mesa de refeições! O material mais clássico para este fim é claramente a madeira, e por isso a escolha da imagem, uma mesa de madeira maciça feita com uma estrutura antiga à qual foi adicionado um tampo de tábuas de madeira reciclada.

Mas hoje em dia as opções de materiais reciclados vão muito além da madeira! Tampos feitos com pequenos cacos de vidro unidos por resina transparente. Madeira de imitação feita de plástico reciclado. Até mesas feitas com restos de embalagens tetra pack! Há todo um universo de mobiliário de refeições reciclado ou reutilizado e merece toda a sua atenção. Faça uma pequena pesquisa e escolha a sua.

Não consegue comprar? Dê uma vida nova à sua mesa, pintando ou colocado um tampo novo, por exemplo. Combine diversas texturas e materiais para um efeito mais radical.

A iluminação

Candeeiro com garrafa de Gin reciclada: Adega  por 5L.CincoLitros
5L.CincoLitros

Candeeiro com garrafa de Gin reciclada

5L.CincoLitros

O candeeiro que decorava o aparador lá de casa foi parar misteriosamente ao meio do chão? E agora? O orçamento não contempla a compra de outro…

Tente imitar a nossa sugestão da foto e reutilize! Uma garrafa parece ser ideal, mas há muitos outros objetos que podem ser aproveitados. Uma jarra, copos, caixas. O céu é o limite, não refreie a sua imaginação!

Dê uma vista de olhos pelo que queria deitar fora e ponha as mãos à obra. Só precisa de ter muito cuidado, pois está a tratar de materiais onde passam cabos elétricos.

E o abajur que caiu e não partiu? Utilize-o para o novo candeeiro!

Os tapetes

Quarto  por Green Decore
Green Decore

RECYCLED SARI SILK WOOL ARABIAN BLUE RUG

Green Decore

Imprescindíveis em qualquer espaço que se quer aconchegante, os tapetes são também fonte de alguns problemas quando começam a ficar velhos. Ácaros, pós, fibras que se soltam… Nas salas de jantar normalmente são colocados sob a mesa de refeições para proteger o soalho de quedas de loiças e derrames de alimentos tos. 

Está na hora de mudar, mas não se esqueça do ambiente! Procure tapetes feitos com fibras de materiais reciclados. Hoje em dia existem várias opções, como tapetes feitos de fibras elaboradas a partir de garrafas de água PET. Mas pode optar por algo mais simples e fazer você mesmo o seu tapete. 

Pode usar plástico ou restos de tecido, como no caso do tapete da imagem, que foi feito de restos de saris de seda. Pode entrançar, colar ou costurar. Garantimos que o resultado será único e ninguém mais terá um tapete de sala de jantar igual.

Os têxteis

ROMÂNICO BORDADO - MOTIVO TRAMA: Sala de jantar  por ROMÂNICO BORDADOS
ROMÂNICO BORDADOS

ROMÂNICO BORDADO – MOTIVO TRAMA

ROMÂNICO BORDADOS

Na imagem acima pode ver um maravilhoso exemplo de um estilo de toalha de mesa que pode conseguir reutilizando tecidos antigos. Pode usar velhos lençóis de linho para fazer recortes que depois serão unidos entre si através de secções de renda. Claro que fica lido, mas é preciso ter algum jeito para os trabalhos manuais. Se a renda não é uma das suas capacidades, mas gosta de costurar pode cortar pequenas secções de tecidos diferentes e cosê-los uns aos outros para fazer uma toalha de retalhos.

Mas se gostas de comprar feito e estimular a pequena economia, vá em frente! Existem muitas lojas que comercializam têxteis feitos com materiais reutilizados ou reciclados!

As fronteiras, quando necessárias

Hall e corredor : Corredores e halls de entrada  por adoroaminhacasa
adoroaminhacasa

Hall e corredor

adoroaminhacasa

E por último uma sugestão simples, mas que se for bem feita pode ficar uma obra de arte: – divisórias feitas com materiais reciclados! Se tem uma divisão ampla que serve de sala de estar e sala de jantar e gostaria de dar alguma privacidade às suas refeições, pondere construir uma divisória de madeira reciclada, como a da imagem feita com ripas de construção, aplainadas e pintadas. Se gostar de algo mais fluido pode fazer uma cortina com fitas em tranças de restos de tecido, ou pequenas escamas de garrafas de plástico cozidas.

Este artigo acabou e e as sugestões também, por agora. Mas se não quer esperar leia mais sobre a utilização de materiais reciclados para a sua decoração no artigo ’Design com um desenho sustentável

Tem ideias originais para decorar a sala de jantar com materiais reciclados? Partilhe connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!