Apartamento pequeno, grandes soluções

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Na sétima colina da capital fica o Bairro Alto, um marco da noite lisboeta e coração da vida boémia. Mas também um bairro típico e pitoresco, com ruas estreitas, sinuosas e prédios antigos

Zona de bares, tascas e restaurantes, lojas exclusivas e ateliês de moda, o Bairro alto é um local de referência cultural, polo de atração turística, percorrido noite e dia por turistas de vários pontos do mundo. Paradoxalmente durante o dia é uma área residencial muito calma, onde todos se conhecem, e por isso mesmo é um local muito procurado para viver ou instalar uma casa comercial. Esta procura impulsiona o mercado de compra, venda e arrendamento, levando a que os seus prédios centenários sejam frequentemente alvo de renovações fantásticas, em que apartamentos envelhecidos dão origem a casas modernas, mas sempre com um tom retro e um pouco nostálgico. Precisamente o caso do apartamento que aqui lhe queremos mostrar!

Situado na rua do Norte, o prédio é um típico prédio da Lisboa antiga, revestido de azulejos, com pequenas varandas de varandins de ferro forjado, e sofreu uma intervenção de remodelação profunda para ser adaptado ao mercado de arrendamento de curta duração. O projeto é da autoria do gabinete de arquitetura ’Pedro Ferro Alpalhão Arquitecto’ e nas palavras do seu criativo ’cumpriu e excedeu as expetativas! Nós concordamos totalmente e queremos partilhá-lo consigo. Venha, vamos mostrar-lhe em as fotografias!

Uma fachada tradicional de Lisboa

Edifício de habitação Rua do Norte 24 a 28 . Bairro Alto . Lisboa: Casas modernas por Pedro Ferro Alpalhão Arquitecto
Pedro Ferro Alpalhão Arquitecto

Edifício de habitação Rua do Norte 24 a 28 . Bairro Alto . Lisboa

Pedro Ferro Alpalhão Arquitecto

Sabia que Lisboa é a cidade com mais azulejos do mundo? E até se pensa que a intensa luminosidade desta cidade incrível é devida ao seu reflexo… Há-os por todos o lado, mais ou menos bem conservados.

O apartamento que agora lhe vamos mostrar é parte de um desses prédios revestidos de azulejos, claro! Um entre os milhares que fazem a paisagem urbana de Lisboa há séculos. Mais um dos muitos que precisava de socorro.

Um átrio de entrada… diferente!

Quando entramos na casa este é a primeira visão que desfrutamos! A madeira é o elemento com a presença mais predominante, envolvendo os sentidos com o seu tom quente.

Móveis simples preenchem delicadamente os espaços sem sobrecarregar, tornando o ambiente desafogado e moderno, sem perder o seu toque de antiguidade.

A entrada da casa dá imediato acesso à sala de jantar e à sala de estar, sendo que o átrio é subtilmente delimitado por uma original moldura em madeira que divide sem tornar o espaço acanhado, e é muito decorativa.

Um espelho de madeira em forma de astro rei dá as boas vindas a quem vem para passar um tempo de férias e conhecer um pouco da cultura portuguesa na capital!

Cozinha moderna e prática

Pensada para responder às necessidades dos inquilinos por pouco ou muito tempo!  

O chão é dividido em dois tipos de pavimento: – de um lado é madeira e no lado da bancada de trabalho, é em vinil. Desta forma a delicada madeira fica muito mais protegida. 

Um vasto espaço de arrumação, com armários de superfícies lisas e fáceis de limpar toram a manutenção do espaço muito mais simples.

Ou seja, esta cozinha tem tudo o que é necessário para cozinhar uma refeição de sucesso, para os amantes de refeições feitas em casa.

E para os amantes da noite… Um micro-ondas bem posicionado é tudo o que precisam!

A sala de estar moderna

Visitar Lisboa dá trabalho! Calcorrear as calçadas portuguesas. Subir e descer escadarias e ruas íngremes. Visitar museus e monumentos. Ficar no bar ou na casa de fados até de madrugada… E quando se chega a casa o conforto é essencial!

Para isso esta sala foi cuidadosamente arranjada! O mobiliário é simples e moderno de linhas direitas, mas visivelmente confortáveis. Os tons de terra, neutros e relaxantes proporcionam a atmosfera necessária ao descanso. Sem nos esquecermos do tapete, macio e um pouco rústico que se adapta perfeitamente à restante decoração.

Escadas como um acordeão

No átrio de entrada estas escadas invulgares levam os moradores aos quartos no piso superior… Se o cansaço não os vencer antes e acabarem por ficar mesmo pelos sofás da sala!

Estas escadas, muito modernas, lembram o fole de um acordeão de uma qualquer desgarrada e são surpreendentemente simples, quase espartanas. Por esse motivo não sobrecarregam o compartimento, que não é muito amplo, deixando bom espaço de circulação.

A ausência de corrimão valoriza a estética, embora possa por um pouco em causa a segurança.

É fã de escadas? Então continue a ver mais modelos de escadas. Para se inspirar não deixe de ler o artigo ’5 escadas com inspiração’.

Um quaro extraordinário

Se ainda não tinha reparado, agora vai perceber um segredo deste apartamento: – funciona como um misto de apartamento e loft!

É estranho e invulgar, mas tem um efeito muito interessante! Se voltar a ver a imagem da sala de estar irá reparar nas grades por atrás e por cima da mesa de refeições. Reparou? Isto apenas que dizer que este quarto está aberto em mezanino sobre a sala. O seu pé-direito é bastante baixo e aproveita a conformação do telhado para obter o espaço da cama.

E é este detalhe que torna quarto tão invulgar. Este conceito de espaço aberto pode causar uma certa estranheza, pois normalmente os quartos costumam ser áreas mais reservadas, mas que torna o espaço muito mais amplo e fluido, contrariando o teto baixo, isso é inegável

A decoração é minimalista, moderna e bastante simples, mas é na medida exata para tornar o espaço acolhedor, mesmo sem parede frontal.

Um conceito de quarto definitivamente diferente!

Um quarto numas águas furtadas?

Outro quarto, em tons de terra, muito neutro e sereno para facilitar o descanso e a chegada do sono. Este quarto de pequenas dimensões é totalmente privado, ao contrário do anterior, e beneficia da luz que entra pela pequena janela de telhado. Tem um mobiliário muito reduzido fruto da sua pequena área, mas tem logo ao lado uma sedutora sala de estar que ajuda a contornar este problema e torna inútil qualquer outra peça de mobiliário dentro do quarto!

A casa de banho, para acabar

Por último damos uma espreitadela rápida à casa de banho para percebermos até que ponto a coerência cromática influencia o conceito estético de uma casa.

Tal como o resto do apartamento, também a estética da instalação sanitária se baseia num tom terra, neste caso beije acastanhado. O revestimento integral com o mesmo material dá ao espaço um tom uniforme e muito harmonioso, bastante moderno. Sem excessos ou pormenores dispensáveis, esta é uma casa de banho muito agradável!

É adepto de alugar apartamento para férias? O que procura num apartamento desse género? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!