Uma impressionante casa moderna

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Quando pensamos em arquitetura no campo vem-nos imediatamente à ideia um conceito rústico e casas bucólicas, com janelas de madeira e telhados vermelhos. Terá de ser sempre assim? À primeira vista o projeto deste homify 360º parece contrariar esta tendência, mas um olhar mais atento revela-nos uma realidade diferente…

Situada em Avintes, Vila Nova de Gaia, sobranceira ao rio Douro e senhora de uma vista estonteante que se espraia por quilómetros em redor. É assim a casa que hoje lhe queremos mostrar. Mas é também uma obra de arquitetura imponente e majestosa, totalmente moderna, totalmente enquadrada, erguendo-se altaneira no topo de uma elevação, como se de mais um afloramento rochoso se tratasse!

O projeto é da autoria do gabinete de arquitetura Guillaume Jean Architect & Designer, de Valongo, e mereceu-nos uma visita mais lenta e aprofundada logo à primeira fotografia. E realmente deixou-nos uma impressão duradoura. Venha connosco, impressione-se também!

Fachada posterior

Começamos imediatamente boquiabertos. Esta é uma fachada posterior como poucas! Sim nesta imagem vemos a estrutura da casa pela área posterior, voltada ao rio Douro e parecendo querer avançar sobre ele.

Nesta fachada toda a organização foi feita em função da maravilhosa vista. A casa é constituída por três volumes geométricos lineares sobrepostos, sendo que nesta face posterior, foram aplicadas extensas áreas envidraçadas que transportam a paisagem exterior para o interior, proporcionando um usufruto único da envolvente sem sair de casa, e largas varandas que permitem o contacto direto com esse exterior tão especial.

Imagina-se neste terraço ao por do sol, vendo o rio a resplandecer ao fundo? Nós sim. E a imagem que nos surge é sempre de um bem-estar profundo. Há proprietários com sorte!

Fachada lateral

Na lateral percebemos um pouco melhor a curiosa estrutura de ’conchas empilhadas’ que aparentemente compõem os volumes da habitação. É uma opção estética muito interessante!

Com o seu cinzento agreste era de supor que se destacasse negativamente na envolvente, mas tal não acontece e na verdade parece fundir-se no azul do céu onde vai roubar alguma cor. Este efeito é fruto do revestimento composto por placas da mesma cor em tons ligeiramente diferente. Subtil mas muito eficaz!

A entrada dá-se pela lateral

A entrada na habitação é discreta e dá-se pela lateral, estando tão bem enquadrada que mal se dá por ela. Situa-se no piso intermédio, voltada para fachada principal. Também na fachada principal o minimalismo impõe-se e as modernas áreas envidraçadas são uma constante, embora não de forma tão marcada como na fachada posterior. Ficamos a imaginar os amplos interiores e a fantástica luz que esta casa deve ter ao longo do dia…

Nesta fotografia podemos ver ainda um pormenor de enquadramento na envolvente: – o volume inferior, onde se situam as garagens, é revestido de ardósia multicolor, cujos tons ferrosos se fundem no meio ambiente.

Já começamos a perceber a genialidade de uma casa tão moderna se enquadrar tão bem numa paisagem natural tão bela e o porquê do nosso deslumbramento!

Pormenores arquitetónicos únicos

Um pormenor interessante e genial desta casa, é o que vemos na imagem acima.

Vamos imaginar! Um cuidado extremo com o enquadramento. Uma relação tão próxima com a paisagem que rodeia a moradia. Uma casa espaçosa, com proprietários que precisam de dois portões de garagem. E depois dois imensos portões sobrepõem-se e captam toda a atenção de quem devia estar a contemplar a paisagem!

Inestético? Sim, nós achámos que não ficava nada bonito, e os autores projeto foram da mesma opinião. E para solucionar esse problema surgiu uma solução engenhosa e muito original… Os portões foram camuflados com pedra de ardósia! O resultado é um volume homogéneo e monolítico como se pretendia. Espetacular!

Ângulos acutilantes

E aqui mostramos apenas alguns dos ângulos que definem a arquitetura desta habitação e rasgam o azul do céu.

Característicos da arquitetura moderna os volumes geométricos e de ângulos acutilantes dão caráter ao projeto onde se inserem e marcam o estilo escolhido. Corbusier ficaria orgulhoso…

A paisagem inspira e acalma

E por último um vislumbre do privilégio que será viver nesta casa! Acordar todos os dias e contemplar esta fabulosa paisagem. Trabalhar, relaxar ou simplesmente desfrutar desta tela deslumbrante todos os dias a partir de uma casa de sonho… Realmente este projeto é impressionante, tanto pela arquitetura, como pelo local onde a habitação está implantada!

Mas esta arquitetura pode não ser do gosto de todos. Se é dos puristas, para os quais uma casa no campo deve ser tradicional, rústica e campestre, então inspire-se na casa do artigo ’Casa rústica no Alto Douro’, e deleite-se também!

É mesmo o seu estilo de casa? Ou prefere algo mais convencional? Deixe-nos a sua opinião na caixa de mensagens!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!