Uma vila na costa da Sicília

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Hoje trazemos até si um projecto 100% siciliano que o vai apaixonar: esta fantástica moradia de dois andares, com a assinatura do gabinete de arquitectura Archideo Studio Architettura.

Situado na costa este da ilha, este imóvel permite não só a acomodação de uma família inteira, como ainda é capaz de proporcionar a cada um dos seus elementos o espaço suficiente para que haja interacção sem que para isso falte privacidade. Com alguns pormenores de grande interesse – e que do nosso ponto de vista fazem toda a diferença! -, é uma casa que cativa e que faz com que queiramos conhecê-la melhor! Desta maneira, vamos dar um saltinho lá dentro? Prometemos que não se vai arrepender!

Tons discretos

Na fachada desta casa, podemos concluir uma coisa de imediato: não é de todo um imóvel que quer dar nas vistas. Pelo contrário: os arquitectos do projecto optaram por uma fachada mais simples e menos vistosa, com linhas direitas, tons que variam entre o bege e os cinzas e a utilização de madeira na caixilharia das janelas. A grande vantagem destas escolhas é que mais facilmente agradam um maior número de pessoas. Mas desengane-se se acha que por isso a casa perde o seu interesse! Já pensou o que pode encontrar no seu interior?

Parede ou porta?

Já lá dentro, a primeira divisão com que nos deparamos (depois do hall de entrada, naturalmente) é a sala de jantar e a de estar. Mas de imediato os nossos olhos se fixam numa parede castanho escuro, que atrai todas as atenções para ela, uma vez que os interiores são mais claros. E ainda bem que assim é, porque podemos desde já apresentar-lhe o primeiro pormenor delicioso desta casa: uma parede móvel, que permite separar fisicamente a cozinha da sala de jantar ou criar uma divisão ampla quando está aberta!

Da sala para a cozinha…

Seguindo o ponto anterior, podemos verificar aqui a parede já aberta, que nos permite ter uma visão mais alargada do espaço existente na cozinha. Completamente equipada, esta oferece toda a comodidade para o dia-a-dia, conseguindo albergar pelo menos quatro pessoas à mesa e sobrando ainda espaço ao redor desta . Apesar de não ser uma divisão enorme, tem o tamanho ideal para que a correria do quotidiano não abrande quando aqui entramos! Além disso, é de notar o acesso privilegiado que tem para o exterior e que pode ser utilizado para facilitar o usufruto da cozinha como apoio a um churrasco no jardim!

… e da cozinha para a sala!

Olhando agora em sentido contrário (ou seja, da cozinha para a sala), percebemos melhor a dimensão que se pode atingir com a abertura da parede, pois esta é a única barreira existente entre as duas divisões. Desta forma, criamos rapidamente um espaço que será de extrema utilidade no que toca à reunião de amigos ou de família em momentos como aniversários, quadras natalícias ou outras festas onde podemos chegar a ter duas ou três dezenas de pessoas em casa – e que normalmente são uma dor de cabeça para o anfitrião! 

Sala de estar e de jantar

Sempre a apelar aos tons mais neutros, como o branco, o cinza ou o castanho, chegamos à sala de estar e de jantar. Aqui, e para quebrar um pouco a monotonia das cores escolhidas, foram escolhidos estores de rolo com riscas horizontais que apesar de não terem cores fortes, atraem pelo padrão que têm. Este padrão também permite que haja uma leitura horizontal do espaço, que nos capta na sala de jantar e nos leva até ao espaço de estar.

Pormenor decorativo

Já no piso superior, podemo-nos deparar com este painel decorativo assim que subimos as escadas. Pela sua textura, enche o espaço, servindo ainda de peça fundamental para aumentar a privacidade do quarto que se encontra por trás dele.

Tons de rosa

Na casa de banho, fugimos um pouco aos tons anteriormente referidos para nos focarmos nos tons liláses. Por ser um espaço mais pequeno, estes tons resultam bem facilmente, pois não têm área suficiente para nos cansarem a vista. O friso com riscas ao alto dá vida às paredes, de forma a não ser necessária grande decoração depois dele. Com vários espaços de arrumação bem conseguidos e integrados, oferece todo o sentido prático de que necessitamos nesta divisão!

Diga-nos o que mais gostou neste projecto!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!