Será melhor arranjar ou renovar o seu apartamento?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Poupar, poupar e mais poupar! As palavras que não nos podem sair da nossa cabeça e sobretudo da nossa maneira de viver. 

Andamos todos atrás do mesmo, pois queremos todos prevenir o futuro amealhando uns euros. Um pouco daqui e outro dali, farão a diferença a longo prazo. O importante é termos esta consciência e valorização do dinheiro, pois ninguém sabe o futuro e as possíveis eventualidades, e na verdade temos que estar todos prevenidos. Mesmo que não seja muito, já o é e será sem dúvida melhor do que nada. 

Neste sentido e antes de se deixar levar por grandes obras em casa, é importante ponderar, medir os pós e os contras, pois não valerá a pena avançar num projeto dispendioso se realmente não houver grandes necessidades. Por isso, veja se será melhor arranjar/reparar ou modificar um ou outro detalhe, invés de renovar todo um apartamento, no final ficar-lhe-á muito mais em conta.

Se estiver a precisar de orientações para tomar a tal decisão de renovar ou não o seu apartamento, pode descobrir as nossas dicas que o guiará da melhor maneira. Ora leia…

Precisa ou quer?

Esta é a primeira fase, analisar se de facto é uma (grande) necessidade ou apenas uma vontade sua de mudar todo o seu apartamento. 

É claro que todos temos vontade de mudar e renovar a nossa casa, para ficar nova e com outro aspeto, mas será que o devemos fazer sempre, mesmo quando não existe necessidade para tal?! Renovar todo um apartamento não é algo de barato, requer custos, trabalhos, tempo… Neste sentido, é necessário ponderar bem esta questão. Como? 

É fácil, vai pegar numa caneta e numa folha de papel e vai apontar tudo o que for bom e mau, desenhar uma linha vertical entres as necessidades e desejos. Atenção se tiver um problema que pode ser resolvido rápido e facilmente, este poderá ir nas necessidades, porque poderá ser corrigido brevemente. 

A partir daí tem uma verdadeira perspetiva da situação, se a lista do positivo for maior que a dos pontos negativos, talvez não seja necessário remodelar todo o apartamento e poderá resolver os problemas pontualmente.

Analisar os pontos fracos

Sala de jantar  por homify
homify

Humdinger kitchen table

homify

Faça a si mesmo perguntas pertinentes e se viver em casal pode partilhar essas perguntas, facilitará a visão da situação. Nesta auto-reflexão convém identificar os pontos críticos do seu apartamento e pensar em soluções mais práticas e menos laboriosas ou dispendiosas do que uma renovação. Pode ponderar a ideia de substituir algumas peças de mobiliário, trará logo um ar renovado e isto sem grandes complicações e percas de tempo. 

Há que favorecer os aspetos menos bons por peças-chave e bonitas que dão logo um boost de alegria à divisão.

Tempo

O tempo é sempre algo de tão precioso na nossa vida, entre o trabalho, as lidas da casa, os filhos, as atividades e tantos outros, é muitas vezes difícil pensar noutras situações ou conseguir encaixar dentro daquele horário don't stop mais qualquer coisa. 

Para fazer umas obras em casa o tempo é algo que inevitavelmente deverá conceder, entre as folgas, os fins de semana ou até dias de férias retirados para o efeito. Se está preparado mentalmente para tal, se financeiramente pode e se o seu apartamento precisa mesmo, então força! Caso contrário, é melhor deixar-se ficar por alterações pontuais e fáceis.

De facto, para a renovação de uma casa é necessário estar numa posição em que estamos disponíveis a conceder dias de lazer e outros compromissos, além da constante exigência física e mental, sem ou com a ajuda de um profissional. Há que pensar em todos os detalhes e este é um deles, e bem importante por mexer muito com a nossa vida pessoal.

Orçamento

Espinho . Interdesign: Sala de estar  por Interdesign Interiores
Interdesign Interiores

Espinho . Interdesign

Interdesign Interiores

Não podemos falar em obras, por mais pequenas que possam ser, sem falar em dinheiro, claramente que acarretam os seus custos, mais ou menos, dependente daquilo que pretende renovar, se é todo o apartamento ou apenas uma ou outra divisão. Mas a verdade é que é necessário fazer contas à vida e estipular um orçamento, isto é, aquele valor que podem despender para o efeito. 

Para ter alguma noção dos preços e do valor que poderá gastar, deve fazer uma pesquisa, sobre o gasto dos produtos/materiais que pretende (pincéis, pintura, papel de parede, azulejos, pavimento… ), mas também peça vários orçamentos, do custo da equipa de profissionais/técnicos que tratarão das suas obras (tempo, valor, materiais… ). 

No fim do inquérito, faça a soma e veja se está dentro das suas possibilidades e do valor pensado inicialmente, se sim pode avançar. Caso contrário, será melhor ponderar o tipo de obra ou cingir-se ao que é realmente necessário. O importante é manter-se firme no valor que se quer/pode gastar. 

Relação orçamento/tempo

Claramente que é conveniente relacionar o tempo e o orçamento quando se pensa em remodelar o apartamento, porque no fundo os dois encontram-se e estes dois fatores poderão ajudá-lo a definir o que precisa e o que pode fazer. Por exemplo, se tiver tempo para despender talvez possa pintar as paredes do seu apartamento, não sendo necessário contratar um profissional. Como diz o provérbio, o tempo é dinheiro, por isso veja o que pode ser realizado por si mesmo e poupará assim algum dinheiro. 

Neste sentido, estará a reduzir custos que poderão ser economizados para outra eventualidade futura. 

Perguntar aos seus próximos sobre as experiências deles

E não se esqueça que não há nada melhor do que pedir conselhos e informar-se perto de quem sabe ou quem tenha vivido experiências similares. Temos sempre uns amigos ou familiares que passaram por esta experiência, como tal nada melhor do que pedir conselhos, contactos ou outras informações, para o orientar/guiar e sobretudo para não cometer certos erros. Todos aprendemos com os erros e como eles já cometeram alguns, estes poderão ser evitados por si. 

Por outro lado, pode sempre procurar grupos ou fóruns de discussão, por exemplo aqui na homify pode descobrir perguntas/respostas/vivências na nossa aba de discussões. Tudo enriquece-nos e há sempre coisas interessantes por descobrir. Dê uma espreitadela! 

Está a pensar renovar o seu apartamento em breve? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!