Como escolher o arquiteto ideal para o projeto da sua casa?

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Casa PS, Ponta do Sol, AA.Arquitectos AA.Arquitectos
Loading admin actions …

Para realizar obras de construção ou de renovação, o arquiteto é o profissional essencial para levar a obra avante. De facto, a sua intervenção é uma ajuda preciosa e fundamental. O arquiteto possui formação e qualificação profissional, para desenvolver estes projetos, sendo que muitos têm também uma vasta experiência na área. De referir que, os arquitetos são os únicos profissionais com conhecimentos, habilitações académicas e legais para desenvolver projetos de arquitetura.

O arquiteto elabora projetos com criatividade e talento, tendo sempre em conta as ânsias, gostos e estilos dos seus clientes. Por outro lado, o arquiteto ajudá-lo-á a tomar as melhores decisões, analisando os diversos cenários possíveis.

Enfim, no artigo de hoje, vamos aprofundar este tema e partilhar consigo, algumas dicas para escolher o arquiteto ideal para construir a sua casa.

Sem mais delongas, acompanhe-nos.

Quais são os fatores que deve considerar?

  1. Proximidade – um arquiteto deve estar próximo do local, para verificar se a obra está a ir bem, se os prazos são respeitados, se os materiais são enviados corretamente, se o trabalho está alinhado com os planos da casa que ele projetou, etc.
  2. Portfólio – para que tenha a certeza de fazer a escolha certa, não hesite em procurar mais informações, através dos sites profissionais e respetivos portfólios.
  3. As garantias oferecidas – é preferível garantir que o arquiteto com quem está a trabalhar ofereça garantias (garantia de bom funcionamento, garantia de conclusão, garantia de cinco anos… ).

Como se desenvolve um projeto de arquitetura?

Podemos dizer que o trabalho de um arquiteto desenvolve-se em 6 fases, embora possa variar tendo em conta o grau de complexidade do projeto. O avanço à seguinte fase é feita pela aprovação do cliente. Vamos, então, enumerá-las:

  1. Apresentação da proposta de honorários – nesta fase são discutidos vários detalhes da casa como o número de divisões (quartos, WC's, salas… ) e as condições orçamentais. São, ainda, discutidos, prazos, procedimentos legais, entre outros. Nessa fase, o arquiteto apresenta uma proposta e é assinado um contrato escrito.
  2. O arquiteto desenvolve o conceito preliminar do projeto, já com desenhos. Hoje em dia, os arquitetos criam projetos em 3D para que o cliente perceba melhor todos os detalhes e possa projetar-se mais facilmente na sua futura casa.
  3. O arquiteto prepara o processo de aprovação pela Câmara Municipal e outras entidades. Concomitantemente, passa-se à entrega dos restantes projetos de especificidade legalmente exigidos.

4. Depois da aprovação por parte da Câmara Municipal e outras entidades, o arquiteto pode preparar o projeto de execução, onde estão explícitos de forma clara e perceptível todos os trabalhos necessários para a execução da obra (materiais, carpintarias, etc.). Paralelamente, passa-se para o processo de medições e orçamento, ou seja, são discriminadas as quantidades de materiais a utilizar, os tipos de trabalho e respetiva execução. É a partir do projeto de execução e medições e orçamento que é elaborado o caderno de encargos.

5. Agora o cliente pode escolher o empreiteiro da obra, sendo que o arquiteto pode ajudá-lo e aconselhá-lo.

6. É a fase da materialização de todo o projeto.

Quais são as perguntas que pode fazer ao seu arquiteto?

É importante preparar uma reunião e ter umas questões já pensadas, que permitirão analisar o perfil do arquiteto:

  1. Qual é a abordagem ao projeto?
  2. Que tipo de informação precisa?
  3. Qual é a disponibilidade que tem para desenvolver o projeto?
  4. Qual é o orçamento? Este abrange vários projetos de especialidade ou o projeto de arquitetura? O que inclui (técnica à obra, assistência, etc.).
  5. Qual é o prazo para cada fase do projeto?
  6. Acompanha todo o projeto? Em caso negativo, com quem deve falar?
  7. O Arquiteto é membro efetivo da Ordem dos Arquitetos?

Como selecionar um arquiteto?

  1. Criar uma lista de possíveis candidatos, que pode encontrar através da plataforma da homify ou por conhecimentos de familiares ou amigos;
  2. Entrar em contacto com os arquitetos selecionados, por email ou via telefónica. Posteriormente, marque uma reunião no atelier do arquiteto;
  3. Reunir com os arquitetos, para perceber o perfil e as condições do futuro projeto. Como deve imaginar, o projeto de uma casa é algo muito demorado, por isso, é importante trabalhar com um profissional que nos transmita confiança e tempo. Nessa reunião pode solicitar uma proposta.

Onde encontrar um bom arquiteto?

É fácil, na homify!

Como sabe, a homify é uma plataforma que reúne milhares de profissionais das áreas da construção, arquitetura e design, por isso, se procura um arquiteto só tem que navegar pela nossa página. Na homify estão registados os melhores profissionais do país, até tem acesso ao trabalho por eles desenvolvidos, através dos projetos inseridos em cada página profissional. Pode clicar no separador profissionais e filtrar a sua pesquisa pela sua área de residência. Assim, terá os arquitetos próximos da sua região. Analise os perfis e selecione os que mais gostar, depois só tem de entrar em contacto e agendar uma reunião. Os contactos estão, também, nos perfis profissionais.

De ressalvar que, todas as imagens apresentadas neste artigo são creditadas por arquitetos portugueses, se gostou de alguma casa em particular, só tem de clicar em cima da foto, para aceder ao contacto do arquiteto.


Recomendado: Casas com design moderno – a beleza da simplicidade em imagens.



Ajudamo-lo?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista