Decoração em vivendas – estilo em grande escala

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Projeto de interiores , Albufeira, Alpha Details Alpha Details Salas de estar modernas
Loading admin actions …

As vivendas, sobretudo as mais modernas, são maravilhosas com os seus espaços amplos, conectados, elevados e luminosos. Mas as características que tanto nos agradam são também responsáveis por consideráveis desafios de decoração!

As paredes enormes, a união de espaços com funções tão distintas como cozinhar e relaxar e os tectos tão lá no alto (devido ao pé direito duplo) dificultam a criação de ambientes mais acolhedores e colocam questões sobre a melhor maneira de os aproveitar e embelezar. Mesmo vivendas sem pés direitos duplos acabam por apresentar dimensões mais generosas do que os apartamentos, tornando-se igualmente desafiantes.

Mas estas contrariedades não são nada para um bom gabinete de decoração e design de interiores, como a Alpha Details. Os decoradores profissionais têm os meios, os conhecimentos e a experiência para serem mais bem sucedidos do que qualquer pessoa que tente por si própria um projecto desta dimensão, e devem ser sempre consultados.

Hoje na homify vamos perceber alguns desafios na decoração de vivendas e descobrir as soluções propostas em alguns projectos desta empresa de excelência. Venha connosco!



Iluminação – candeeiros em pé direito duplo

Que maravilha é entrar numa hall de entrada ou num espaço em open space com um pé-direito duplo… Nós na homify somos apaixonados por estas áreas de luz e ar, que dão a sensação de liberdade única das vivendas actuais!

Mas, por muito que gostemos deste pormenor, sabemos que ele acarreta algumas contrariedades, nomeadamente no que respeita à iluminação artificial, que deve ser estudada e colocada estrategicamente e com classe, para dar estilo e proporcionar a necessária claridade numa área tão grande.

Neste projecto da Alpha Details, que cuidou da decoração total de uma vivenda em Albufeira, os profissionais optaram por colocar um candeeiro suspenso de grandes dimensões, que pende desde o tecto no primeiro andar até onde seria o tecto do rés-do-chão. A este elemento, que proporciona uma iluminação intensa e uma forte imagem moderna, somam-se focos nas áreas de tecto mais baixo, para iluminação indirecta.

Esta solução aporta um visual arrojado e é muito moderna. Nós ficámos rendidos e já imaginamos maneiras de a replicar em casa!


Uniões e separações

Nos espaços amplos e conectados, que agregam funcionalidades diferentes surge sempre a necessidade de criar algumas separações, se não físicas, pelo menos visuais.

Uma estante vazada, executada à medida das grandes dimensões do plano, revela-se uma solução perfeita, como vemos neste projecto, onde a sala de estar se separa da sala de jantar com recurso a esta estratégia.

Aproveitando a área em cheio

A área transitável num open space naturalmente apresenta dimensões mais generosas numa vivenda deste género, mas não deve exagerar na ocupação do espaço sob pena de essa amplitude se esbater na confusão. Posicionar correctamente os sofás, poltronas, mesas de apoio e outros elementos decorativos é fundamental para obter um bom equilíbrio entre espaço e conforto, e os profissionais de design e decoração são peritos em planear esse layout.

Outro aspecto a ter em conta são as dimensões… Um sofá pequeno ou poucos móveis vão deixar uma sensação de desolação que vai querer evitar.

Conseguir uma imagem coerente

Mesmo em áreas diferentes, como a cozinha e a sala de estar, é imprescindível obter uma imagem coerente que una todas as funcionalidades numa imagem única. Aqui a solução passou pela introdução de detalhes de madeira idêntica em todas as áreas funcionais. A bancada de refeições rápidas, na cozinha, a estante em nichos, na sala de estar, e a estante vazada, que referimos anteriormente, são os elementos responsáveis por fazer essa função neste espaço.

Paredes de grandes dimensões

Neste outro projecto da mesma empresa vemos a solução a outro desafio que a decoração de vivendas pode colocar – a decoração de grandes superfícies de paredes.

O que fazer com uma parede muito grande?

Deixar vazia? Fica triste!

Colocar apenas grandes molduras com quadros? Não fica muito moderno.

Colocar muitas molduras pequenas? Parece que a parede está salpicada por causa do seu tamanho…

Cobrir toda a parede com um material interessante, que adicione estilo ao ambiente é uma ideia excelente! Papel de parede, madeira ou pedra são sugestões vencedoras. Neste trabalho os profissionais cobriram toda a parede por detrás da televisão com sumptuoso mármore e ficou maravilhoso!


Aparadores

À semelhança das decorações de paredes, também os móveis de apoio devem ter dimensões adequadas e uma estética unificada, para obter a melhor imagem. E neste caso só mesmo um trabalho à medida pode fornecer o resultado principal!

A necessidade de projectos detalhados

Obviamente um projecto destas dimensões requer um trabalho personalizado e extremamente detalhado para ter sucesso, e a Alpha Details consegue dar-lhe tudo isso com a máxima qualidade. Se ficou entusiasmado com a soluções aqui apresentadas e quer esta empresa no seu projecto entre já em contacto! Aqui ficam os dados:

Morada: Alameda do Mosteiro loja 102, 4590-504 Paços de Ferreira

Telemóvel: 913022095

Site: www.alphadetails.pt

Se a sua casa tem dimensões mais modestas veja ideias para o seu caso no artigo ’As melhores dicas e soluções para a decoração de uma sala pequena’.


Qual destas soluções de decoração e design lhe agrada mais?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista