O interior de uma casa familiar portuguesa

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Uma casa de família é composta por muito mais do que um bom projecto de arquitectura. Para criar ambientes verdadeiramente acolhedores são necessários uma série de cuidados e detalhes capazes de transformar meia dúzia de paredes em espaços confortáveis.

É neste sentido que hoje lhe apresentamos um trabalho de remodelação de interiores, desenvolvido de acordo com as características de uma família portuguesa com crianças pequenas. A partir de transformações simples foi possível adaptar cada divisão, tornando-as mais agradáveis, acolhedoras e acima de tudo, funcionais.

A equipa responsável pela intervenção é conhecida por Artspazios e já aqui foi várias vezes mencionada devido à qualidade dos seus projectos. Fundado em 2007, em Viseu, o atelier caracteriza-se pela sua equipa multidisciplinar capaz de responder a uma grande variedade de desafios impostos pela contemporaneidade. 

Venha daí e descubra como se transforma um projecto de arquitectura num espaço familiar.

Interiores

Situada no interior de Portugal, na cidade de Viseu, a habitação pretendia criar novas condições de conforto para uma família portuguesa com crianças pequenas. Deste modo, cada divisão foi desenvolvida segundo princípios de funcionalidade que permitiram dar uma nova vida ao espaços, sem os encher demasiado com peças e mobiliário desnecessário.

Sala de estar

O grande protagonista da zona de estar é sem dúvida o grande vão que a acompanha, mantendo um grande nível de iluminação natural ao longo do dia. Sendo assim, o espaço foi apenas complementado com os elementos essenciais desta divisão. Além do móvel para a televisão, foi integrado um grande sofá em forma de L capaz de acomodar confortavelmente toda a família. Graças ao nível de iluminação natural foi possível integrar algumas peças em tons mais escuros, equilibrando a paleta cromática da divisão.

Zona de jantar

Junto à sala de estar foi integrada uma zona para refeições. A mesa em madeira tradicional é acompanhada de candeeiros, quadros e outros elementos decorativos, que apesar de muito diferentes acabam por criar um conjunto eclético.

Cozinha

A cozinha foi uma das divisões mais intervencionadas. A predominância do branco contemporâneo e minimalista é contrastado pela presença de alguns detalhes em padrões tradicionais em tons coloridos. Além da bancada junto à janela, desenhou-se uma ilha que multiplica a superfície disponível para trabalhar e prolonga-se conformando uma mesa para refeições mais rápidas.

Quarto

O quarto foi equipado e decorado de modo a criar um ambiente adequado às suas funções. Deste modo, além dos tons neutros que revestem a divisão, foram escolhidos métodos de iluminação mais suaves e difusos. Num gesto nitidamente funcional, a cabeceira da cama é também um móvel e mesa de cabeceira, com espaço para arrumação.

Casa de banho

CV Interiors - instalação sanitária: Casas de banho industriais por Artspazios, arquitectos e designers
Artspazios, arquitectos e designers

CV Interiors – instalação sanitária

Artspazios, arquitectos e designers

As instalações sanitárias são uma combinação perfeita entre linhas modernas e materiais rústicos. A bancada e móvel em madeira e os espelhos suportados por cordas foram combinados com lavatórios simples e modernos. Como fundo desta paleta cromática, as paredes foram revestidas em azulejos azuis, criando uma harmonia perfeita com as restantes cores presentes na divisão.

Crianças

Tal como não poderia faltar numa verdadeira casa familiar, foi integrada uma área especialmente desenhada para as crianças. Muito simples e com uma iluminação natural fantástica, o espaço é decorado pelos próprios brinquedos e quadros para desenhar que pontuam a divisão com os motivos perfeitos.

Família

A qualidade do trabalho desenvolvido reside no cuidado com que cada divisão foi pensada. Todos os espaços refletem as vivências específicas de uma família de forma acolhedora, simples e moderna. De facto, é possível através de transformações muito simples criar a casa ideal para os adultos e para as crianças.

Diga-nos o que achou desta intervenção. Ficou com vontade de remodelar os interiores da sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!