Dicas sobre como sobreviver a um open space no trabalho

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Trabalhar em equipa traz imensas vantagens quer a nível de grupo, quer a nível individual. Em primeiro lugar, há uma imensa interacção, que nos obriga a partilhar ideias, a defender o nosso ponto de vista, no ensina a ceder em certas situações e que nos faz crescer social e pessoalmente; por outro lado, há uma maior facilidade na motivação para atingir os objectivos de trabalho, havendo no entanto uma descentralização do poder (o que faz aumentar a responsabilidade individual). Além disto tudo que foi referido, a produtividade pode aumentar substancialmente, há sempre olhares diferentes com diferentes soluções para um mesmo problema e verifica-se uma grande complementaridade de papéis. Tudo isto nos ajuda a ser mais e melhor e nos traz um grande alento para continuarmos em frente! Mas, como em tudo na vida, há o reverso da medalha.

Trabalhar em equipa pode não ser um mar de rosas, pelo simples facto de estarmos a lidar com outras pessoas que têm os seus egos e que têm tendência a protegê-los. Ou seja, estar a trabalhar com diferentes personalidades pode tornar-se um pesadelo, pois nem sempre toda a equipa vai estar de acordo – e as discussões podem ir a coisas mínimas como o tipo de letra utilizado num documento ou a marcação da hora de uma reunião extra. Se juntarmos a isto o facto de se trabalhar num open space, os problemas aumentam exponencialmente! Há os que são peritos na limpeza, os que são extremamente sensíveis aos barulhos, os que não suportam ver comida em cima do espaço de trabalho (mesmo que não seja o espaço deles)… e é preciso dar a volta a tudo com alguma graciosidade e paciência, para que o ambiente se mantenha são! Assim sendo, a equipa homify traz-lhe hoje algumas dicas de como sobreviver num open space de trabalho, mantendo uma relação cordial com os seus colegas. Fique connosco e tome nota das que considerar mais pertinentes!

Mantenha a sua secretária organizada

Apartamento Graça: Escritórios e Espaços de trabalho  por Espaço Mínimo
Espaço Mínimo

Apartamento Graça

Espaço Mínimo

Ter o open space arrumado e organizado é meio caminho andado para que todos se sintam bem – mesmo os mais desarrumados serão influenciados por um espaço assim. Desta maneira, e uma vez que se está a lidar com adultos responsáveis, é suposto cada um tomar conta da sua secretária. Assim sendo, mantenha o seu espaço individual sempre arrumado, com o material no sítio e acessível e com área para que, de repente, aquele colega que teve uma dúvida se possa sentar ao seu lado e discutir o problema. Não é preciso que seja uma secretária imaculada de revista, mas o mínimo indispensável deve ser tido em conta: sem papéis espalhados, clips, borrachas, lápis e esferográficas no organizador de secretária e parte do tampo livre.

Controle o volume da sua voz…

Um aspecto que não deve ser descurado e que volta e meia alguém se esquece é o volume da voz – e principalmente o tom que se utiliza na interacção com outros. É de extrema importância que não haja excessos, pois naturalmente irão incomodar algum colega. O ideal, é manter a sua voz em níveis mais baixos, até porque no open space qualquer pessoa terá facilidade em ouvir o que tem para dizer. Caso tenha que ter uma conversa privada com alguém ou precise de discutir algum assunto que seguramente fará com que as vozes se exaltem, procure um espaço fechado e menos público para o fazer.

… do seu telemóvel e da música que ouve!

Secretária Cupertino: Escritório  por BoConcept Lisboa
BoConcept Lisboa

Secretária Cupertino

BoConcept Lisboa

O mesmo se aplica ao som dos seus aparelhos electrónicos, nomeadamente o telemóvel e o computador. O primeiro porque ninguém tem que se desconcentrar com o toque sempre que alguém lhe liga ou manda mensagens; o segundo aplica-se principalmente àqueles trabalhadores que gostam de ouvir música enquanto trabalham: façam-no à vontade, mas sempre sem obrigar os outros a ouvirem a sua selecção musical (que de certeza não irá agradar a toda a gente… ). Seja um bom colega: tenha o telemóvel em silêncio e utilize auscultadores para ouvir a sua música.

Respeite os horários

SILVA (relógio de parede): Casa  por DAM
DAM

SILVA (relógio de parede)

DAM
DAM
DAM

Este pode ser um outro problema no que toca ao trabalho em equipa ou quando dividimos o espaço de trabalho com outras pessoas: a hora de chegada, a hora do café da manhã, a hora do almoço… principalmente quando não há horários fixos para nada disto. Assim sendo, há que ter em atenção a perturbação que os nossos próprios horários poderão ter na concentração dos outros. Quando chegar ao trabalho, cumprimente todos, mas tente ser o mais discreto possível; se quiser ir almoçar noutro horário que não o dos restantes trabalhadores, evite euforias ou brincadeiras na hora de ida ou regresso (caso as queira ter com algum colega em específico, faça-o de modo a não perturbar demasiado os outros). Não queremos com isto querer dizer que não pode convidar as pessoas para um café ou para outro tipo de intervalo, mas faça-o de modo rápido e directo.

Não coma em frente ao seu computador

Mint by Genuino Collection: Escritório  por Pedro Gomes Design
Pedro Gomes Design

Mint by Genuino Collection

Pedro Gomes Design

O cheiro das comidas, assim como a sujidade que podem provocar, incomoda facilmente quem poderá estar ao seu redor. Já imaginou estar a fazer dieta e ter que estar a sentir pelo nariz a sandes deliciosa do seu colega do lado? Ou imagine, uma colega que esteja grávida super enjoada com o odor das lulas recheadas que vem da sua marmita? Há que ter algum respeito e evitar este tipo de refeições no espaço de trabalho. Claro que não iremos levar à letra esta dica quando se fala de um snack rápido ou de uma bebida engarrafada, mas devemos evitar comidas cm cheiros fortes que possam contaminar todo o ambiente.

Tenha a luz certa

Por último – mas não menos importante – temos o elemento luz. A luz é algo indispensável para se trabalhar dentro de um escritório, independentemente do tamanho do mesmo. Mas num open space esta luz pode ter algumas limitações que num ambiente menos aberto não haveria, nomeadamente a sua direcção e intensidade. Para que não haja nada a apontar à sua secretária, não utilize lâmpadas muito fortes – utilize antes a intensidade adequada para que ilumine o seu espaço sem encadear ninguém. Outra coisa que deve ter em atenção é ter o candeeiro de mesa direccionado para si e não para outro sítio qualquer.

Com base nestas regras, acha que o ambiente no seu open space pode melhorar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!