O que considerar ao remodelar um restaurante? | homify | homify O que considerar ao remodelar um restaurante?
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3646:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

O que considerar ao remodelar um restaurante?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Restaurante . Cascais . Ampliação . Local Kitchen Espaços de restauração rústicos por aponto Rústico
Loading admin actions …

Um restaurante deve servir boa comida e proporcionar um bom ambiente. Uma coisa sem a outra deixa invariavelmente uma impressão negativa quando visitamos um espaço. Se tem um restaurante onde serve comida deliciosa, mas, ainda assim, o lucro fica aquém do desejado, então é possível que esteja na hora de fazer uma renovação. Aliás, mesmo que o negócio esteja a correr bem, por vezes, é necessário actualizar a imagem para surpreender os clientes e acompanhar aquilo que hoje em dia se procura neste tipo de estabelecimento. Quantas vezes entramos num restaurante que não conhecemos porque achamos a atmosfera agradável? O processo de atrair os clientes começa muito antes de estes se sentarem à mesa.

A renovação deve ser vista como um investimento e não como uma despesa. Lembre-se que vivemos na era das redes sociais. Não raras são as pessoas que partilham fotografias dos espaços que visitam e dos pratos que pedem. Assim, quanto mais bonitos forem esses espaços, maior a probabilidade de serem fotografados e de se tornarem conhecidos através das redes sociais. É publicidade gratuita!

Se tem um restaurante e a ideia de o renovar o seduz, então este artigo é para si. Deixamos-lhe algumas sugestões nesse sentido e ilustramo-las com projectos da aponto., um gabinete com experiência neste tipo de projectos.

1. Procure inspiração

Entrada e Sala de Refeições Espaços de restauração rústicos por aponto Rústico Madeira maciça Multicolor
aponto

Entrada e Sala de Refeições

aponto

É sempre uma boa ideia começar por procurar inspiração. Aqui na homify, temos uma galeria dedicada apenas a espaços de restauração, mas também pode procurar ideias no Pinterest, em revistas de decoração e design de interiores, em páginas nas redes sociais dedicadas ao tema, e assim por diante. O objectivo não é copiar um estabelecimento que lhe tenha chamado a atenção, mas sim reunir várias ideias para depois criar o seu próprio espaço com um ambiente diferenciador que vá ao encontro do tipo de comida que serve e do público que recebe.

2. Defina o orçamento

Sala de Refeições Espaços de restauração rústicos por aponto Rústico Madeira maciça Multicolor
aponto

Sala de Refeições

aponto

Defina o orçamento com a ajuda de um profissional especializado na área, sobretudo se sente que não tem experiência para tal. Os projectos de remodelação podem ser dispendiosos, mas também influenciam o lucro, por isso, deve pensar o orçamento, tendo em mente o proveito que uma remodelação lhe pode trazer. Um contabilista pode aconselhá-lo da melhor forma e estar a par de eventuais créditos para este tipo de obra.

3. Escolha um arquitecto e/ou designer de interiores

Sala de Cafetaria e estantaria Espaços de restauração rústicos por aponto Rústico Madeira maciça Multicolor
aponto

Sala de Cafetaria e estantaria

aponto

Agora que tem uma ideia daquilo que pretende e que definiu o orçamento, deve contratar um arquitecto e/ou designer de interiores para levar a cabo o seu projecto. Estes profissionais, para além de super criativos, podem acompanhá-lo desde o início da obra (o que inclui a fase burocrática) até ao término da mesma. Note-se que são profissionais que estão habituados a trabalhar com diferentes orçamentos, a gerir equipas, a lidar com imprevistos e que, acima de tudo, saberão como intervencionar um espaço com características muito específicas no que diz respeito à iluminação, à ventilação, ao arrefecimento e aquecimento, aos acabamentos, e assim por diante. A aponto., por exemplo, tem no portefólio vários projectos de espaços de restauração, por isso, pode ser a aliada de que precisa para transformar o seu espaço.

4. Dê prioridade aos aspectos críticos

Sala de Refeições Espaços de restauração rústicos por aponto Rústico Madeira maciça Multicolor
aponto

Sala de Refeições

aponto

Antes de encetar o projecto de remodelação, a questão que deve colocar é: porque é que o meu restaurante precisa de ser remodelado? Esta pergunta fá-lo-á perceber quais são as prioridades, o que é essencial para gerir o orçamento da melhor forma. Antes de pensar no lado estético, considere todos os aspectos que têm a ver com a funcionalidade e a conveniência dos clientes. Se, por exemplo, tem uma cozinha pequena e pouco prática que prolonga os tempos de espera, deve começar por projectar uma cozinha mais funcional para melhorar o serviço. Se o espaço é mal ventilado e rapidamente se instala, na sala, um odor a comida, então melhorar a ventilação é crucial. Só depois de se certificar que estes aspectos estão resolvidos é que deve debruçar-se sobre a vertente estética.

5. Esteja atento às tendências

sala de degustação Espaços de restauração rústicos por aponto Rústico Madeira maciça Multicolor
aponto

sala de degustação

aponto

Quando falamos em tendências, não queremos passar a ideia de que tem que ser vítima delas. As tendências são lufadas de ar fresco: trazem novas ideias, novas abordagens decorativas, opções no que toca a materiais, iluminação, entre outras coisas. Se já não remodela o seu restaurante há muito tempo, então, a par com o seu arquitecto, pode perfeitamente analisar as últimas tendências da indústria e incorporá-las no seu plano de renovação. Ainda que o seu restaurante seja tradicional, pode absorver as novidades e conciliá-las com um estilo mais clássico e intemporal.

6. Algumas tendências para restaurantes que estão em altas

sala privada Espaços de restauração rústicos por aponto Rústico Vidro
aponto

sala privada

aponto

Eis algumas tendências para espaços de restauração que estão em altas:

  • elementos em madeira;
  • muitas plantas (jardins verticais);
  • serviços de mesa feitos à mão (com ar artesanal, muitas vezes comprados a pequenos negócios);
  • luzes néon;
  • paredes de ardósia;
  • estilo industrial;
  • mesas grandes que podem ser partilhadas;
  • mix and match de mobiliário (mistura de peças de diferentes estilos);
  • paletas cromáticas com tons ricos e profundos;
  • cozinhas abertas;
  • peças de arte de artistas locais.

7. Divulgue a novidade!

Restaurante . Lisboa . Alfama . A Muralha - Tapas e Vinhos Espaços de restauração rústicos por aponto Rústico
aponto

Restaurante . Lisboa . Alfama . A Muralha – Tapas e Vinhos

aponto

Depois do dinheiro e do tempo gastos na renovação, certifique-se de que divulga a novidade através das redes sociais. Hoje em dia, já não é viável ter negócios sem presença nas redes sociais. Contrate um fotógrafo para tirar boas fotografias do espaço já renovado. Fotografias escuras, mal enquadradas ou desfocadas não atraem, por isso, vale a pena investir num trabalho profissional. Deve, aliás, ter uma equipa (ou agência) a tratar desta componente do negócio. É extremamente profícuo que o faça.

8. Os contactos da aponto.

Restaurante . Carcavelos . Pizzaria Trecento Sessanta por aponto Moderno
aponto

Restaurante . Carcavelos . Pizzaria Trecento Sessanta

aponto

Restaurante . Carcavelos . Pizzaria Trecento Sessanta por aponto Moderno
aponto

Restaurante . Carcavelos . Pizzaria Trecento Sessanta

aponto

De acordo com vários estudos, os restaurantes que são remodelados vêem o negócio a crescer entre os 10 e os 20%. Se estabelecer os objectivos certos e contratar os profissionais adequados, não temos dúvidas de que os benefícios chegarão. Em baixo, deixamos-lhe os contactos da aponto.:

Morada: Travessa de São José, 28, 1200 – 416 Lisboa, Portugal

Telefone: +351 215 958 573 | Site: aponto.eu

As nossas sugestões foram-lhe úteis? De que outros temas gostaria que falássemos aqui na homify? 
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!