O que deve saber antes de construir uma casa? | homify | homify O que deve saber antes de construir uma casa?
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3646:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

O que deve saber antes de construir uma casa?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa PS, Ponta do Sol por AA.Arquitectos
Loading admin actions …

Construir uma casa pode ser o investimento de uma vida. É um projecto entusiasmante, mas que também se pode tornar esmagador ao longo do tempo, sobretudo se não for bem pensado e planeado. Na verdade, é aí que reside o cerne da questão. Estamos em crer que se considerar atempadamente todas as etapas e, principalmente, se tiver um arquitecto ao seu lado a ajudá-lo e a orientar a obra até que esta termine, tudo será mais fácil e decorrerá dentro do esperado.

Hoje, e com o apoio das imagens e das informações providenciadas pelos arquitectos do gabinete AA.Arquitectos, explicamos-lhe como se desenvolvem os projectos de arquitectura e mostramos-lhe que cada fase varia de acordo com a sua complexidade. Note-se que as fases que vamos descrever se sucedem mediante a aprovação do cliente e das entidades envolvidas no licenciamento.

Se vai construir casa, este artigo é para si. Tome nota e organize-se. Vai ver que o processo não tem que ser o bicho de sete cabeças que toda a gente faz dele.

1. Vou fazer uma obra. Preciso de um arquitecto?

Quarto 01 por AA.Arquitectos

Sala de jantar e de estar por AA.Arquitectos
AA.Arquitectos

Sala de jantar e de estar

AA.Arquitectos

Sim. Exceptuando obras de muito pequena dimensão, deve, sem sombra de dúvidas, contratar um arquitecto porque qualquer obra deve ser antecedida por um projecto. O arquitecto possui o conhecimento e as habilitações – não só académicas como também legais – para apreciar as condições de investimento, executar os projectos de arquitectura e estruturar o projecto e a obra, tudo isto mediante as condições que lhe são apresentadas. Para além disso, está habituado a gerir orçamentos, a coordenar equipas, a antecipar problemas, a lidar com imprevistos e a resolver burocracias. É um profissional que consegue ver o projecto como um todo, o que faz com que o cliente não se sinta desapoiado e que veja o seu tempo libertado.

Escolhido e contratado o arquitecto, o que se segue?

Venha saber.

2. Programa preliminar e proposta de honorários

Hall entrada por AA.Arquitectos
AA.Arquitectos

Hall entrada

AA.Arquitectos

Escritório por AA.Arquitectos
AA.Arquitectos

Escritório

AA.Arquitectos

Nesta primeira etapa, os arquitectos conversam com o cliente para que se chegue a uma conclusão em relação ao programa pretendido (o números de quartos, de casas de banho, e assim por diante) e ao orçamento. É também nesta etapa que se analisam os embaraços legais, os planos em vigor (por exemplo, o Plano Director Municipal – PDM) e que se acertam os prazos para a elaboração do projecto e a composição da equipa que lhe vai dar forma. Ao mesmo tempo, é apresentada ao cliente uma proposta de honorários em forma de contrato escrito. A fase seguinte só tem lugar quando o cliente fornecer o levantamento topográfico e/ou arquitectónico completo, a certidão permanente do registo predial actualizada e a caderneta predial urbana.

3. Projecto de licenciamento

Enquadramento na paisagem por AA.Arquitectos Eclético Betão armado
AA.Arquitectos

Enquadramento na paisagem

AA.Arquitectos

Empena da cobertura de duas águas e varanda do piso superior por AA.Arquitectos Eclético Ferro/Aço
AA.Arquitectos

Empena da cobertura de duas águas e varanda do piso superior

AA.Arquitectos

Chegamos à fase do projecto de licenciamento, ou seja, a fase em que se desenvolve o projecto para que este seja submetido para aprovação na Câmara Municipal (ou outras entidades licenciadoras), conforme estabelecido no estudo prévio. O estudo prévio é composto por peças escritas e desenhadas especificadas pelas entidades licenciadoras. A entrega dos restantes projectos de especialidades exigidos para aprovação pode ser feita ao mesmo tempo ou depois da aprovação da arquitectura.

4. Projecto de execução, medições e orçamento

Sala de jantar Salas de jantar ecléticas por AA.Arquitectos Eclético Madeira Acabamento em madeira
AA.Arquitectos

Sala de jantar

AA.Arquitectos

Varanda do piso superior por AA.Arquitectos Eclético Ferro/Aço
AA.Arquitectos

Varanda do piso superior

AA.Arquitectos

Depois de aprovados os projectos, procede-se à preparação do projecto de execução. O projecto de execução é composto por peças desenhadas em pormenor e numa escala apropriada, de fácil interpretação, em que são especificados os trabalhos necessários para a execução da obra como, por exemplo, os sistemas construtivos, os acabamentos, as serralharias, os pormenores de carpintarias, os desenhos parciais de cozinhas, as instalações sanitárias, entre outros. É, também, nesta fase que se iniciam as medições e orçamento, uma peça escrita em que se discrimina as quantidades de materiais a utilizar, os tipos de trabalho e a forma de execução para, assim, se obter o valor da obra. Depois, é elaborado o caderno de encargos, também ele uma peça escrita, que indica as condições técnicas gerais e especiais da construção.

A partir destes elementos, o cliente pode seleccionar o empreiteiro da obra, mas a AA.Arquitectos lembra que pode auxiliar na escolha, avaliando a capacidade técnica, o preço e o prazo dos candidatos. Será também necessário escolher o técnico que ficará responsável pela direcção da obra perante a Câmara Municipal. O técnico é nomeado pelo dono da obra (o cliente) e pode ser um técnico da empresa de construção, o autor do projecto ou outra pessoa que entenda reunir as competências necessárias.

5. Assistência técnica em obra

Sala de estar e acesso ao piso superior Salas de estar ecléticas por AA.Arquitectos Eclético Madeira Acabamento em madeira
AA.Arquitectos

Sala de estar e acesso ao piso superior

AA.Arquitectos

Quarto com vista para o mar e para vale por AA.Arquitectos Eclético Alumínio/Zinco
AA.Arquitectos

Quarto com vista para o mar e para vale

AA.Arquitectos

Nesta fase, que acontece já no decurso da obra, os arquitectos esclarecem dúvidas de interpretação, prestam informações complementares ao projecto e ajudam o dono da obra a verificar a qualidade da execução dos trabalhos e dos materiais. A frequência deste acompanhamento depende da vontade do cliente.

Este post foi escrito em parceria com o gabinete AA.Arquitectos que nos forneceu informações super úteis sobre as etapas percorridas pelo arquitecto e cliente antes e durante a construção de uma casa. Se tiver mais dúvidas, não hesite em entrar em contacto com o gabinete:

Morada: Caminho da Achada n.º 24, Bloco 2, 2º Esq. / 9000 – 208 Funchal, Portugal

Telefone: +351 96 393 443 4 | Site: www.aa-arquitectos.net

Estas informações foram-lhe úteis? Deixe-nos o seu feedback!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!