Hotéis portugueses: alguns casos de sucesso

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

De acordo com vários meios de comunicação da especialidade, Portugal tem no seu repertório alguns dos melhores hotéis do mundo, quer pela sua arquitectura, quer pelo serviço de excelência prestado aos seus clientes. Para além disso também temos das melhores gastronomias do mundo inteiro, o que por si só também já é motivo suficiente para que milhares de turistas visitem o nosso país. Somos também um dos povos que melhor sabe receber, pela sua amabilidade, sentido de ajuda ao próximo, eficácia e esforço. Tudo isto aliado ao nosso clima, faz com que Portugal seja cada vez mais um destino de eleição, quer para os próprios cidadãos como para todos aqueles estrangeiros que nos visitam ano após ano. O destaque que tem sido dado ao nosso país inclui hotéis de norte a sul do país, incluindo as ilhas. Contudo existem algumas excepções de peso como é o caso do afamado Pedras Salgadas ou do Vidago Palace.

Assim sendo, decidimos fazer uma pequena selecção dos melhores hotéis que temos ao seu dispor na nossa plataforma.

Pedras Salgadas & nature park

Pertencente ao concelho de Vila Pouca de Aguiar, entre Vila Real e Chaves, o “Pedras Salgadas & nature park” é um conjunto turístico de 4 estrelas, situado no interior norte de Portugal e a 580m de altitude em pleno Parque de Pedras Salgadas, na região que foi considerada como um “reino maravilhoso” por Miguel Torga. O que foi outrora um retiro escolhido pela realeza do início do século XX, é hoje sobretudo, um destino elegante e “da moda” que atrai cada vez mais turistas de todo o mundo. 

Na imensa extensão de parque surge um alojamento de 4 estrelas constituído por 7 Eco Houses e Three Houses, da autoria de Luís Rebelo Andrade, e construídas sob a orientação e responsabilidade da Modular System. No “Pedras Salgadas & nature park” tem ainda acesso ao spa, recuperado por Siza Vieira, assim como ao restaurante “Casa de Chá” onde poderá degustar o melhor da gastronomia transmontana, e ainda fontes termais, campo de golfe, casino e piscina exterior.

Three Houses

A génese do “Pedras Salgadas & nature park” no seio de uma natureza deslumbrante, colocam-no entre os destinos primordiais para um retiro familiar ou profissional, pleno de pureza e de um ambiente relaxante que quebra o stress do quotidiano.

Vencedor do prémio internacional de arquitectura ArchDaily 2012, na categoria ’Hotéis e Restaurantes”, pelo projecto de Luís Rebelo Andrade, o “Pedras Salgadas & nature park” insere-se no parque termal de Pedras Salgadas, que teve origem na segunda metade do século XIX, sendo um dos mais belos parques do interior do nosso país.

Vidago Palace

Vidago Palace: Hotéis  por Larforma
Larforma

Vidago Palace

Larforma

​Sob a chancela “The leading hotels of the world”, o Vidago Palace é um dos hotéis históricos mais reconhecidos internacionalmente. Foi encomendado por D.Carlos para receber uma determinada elite, de forma a usufruir dos encantos e privilégios do Parque de Vidago, mas com o seu assassinato e a ascensão da república portuguesa, apenas foi oficialmente aberto em Outubro de 1910. Ao longos das décadas foi alcançando uma fama internacional, atraindo famílias abastadas e a nobreza internacional. A combinação de um palácio com tratamentos termais e um campo de golfe de luxo, acabaria por colocá-lo entre as estâncias europeias de maior prestígio no período da Segunda Guerra Mundial.

Jardim de inverno

Área de Refeições: Sala de jantar  por Larforma
Larforma

Área de Refeições

Larforma

​Actualmente, o Vidago Palace oferece 70 quartos e suites, assim como vários espaços de recepção de dimensões generosas: salas de reuniões, bares, salas de fumo, salões para eventos. Todos eles espaços muito elegantes, que propiciam o convívio num conforto sublinhado por vários detalhes, tais como a qualidade dos tecidos (mais de 100 referências de têxteis), a nobreza dos materiais, a suavidade do tapetes, a eloquência dos papéis de parede, a riqueza arquitectónica, a perfeição dos acabamentos.

Quartos

Quarto: Quarto  por Larforma
Larforma

Quarto

Larforma

​Com a ascensão de uma oferta internacional mais diversificada e de padrões de luxo mais elevados, o hotel fecha em 2006, reabrindo novamente por altura do seu centenário, com uma imagem e serviço renovados, aliando o esplendor de outrora às exigências contemporâneas. 

Os principais responsáveis por este renascer são os arquitectos de interiores – José Pedro Lopes Vieira & Diogo Rosa Lã – que imaginaram a decoração dos espaços interiores e o arquitecto Álvaro Siza Vieira, que criou o novo Spa e o Club House. O hotel relembra a arte de viver das grandes casas aristocráticas da Belle Époque, valorizando a sua herança arquitectónica. Foram contratados os melhores artesãos de cada especialidade para devolver ao hotel o seu brilho e a sua aura.

Quarto: Quarto  por Larforma
Larforma

Quarto

Larforma

​O Vidago Palace é um charmoso hotel de luxo localizado em Trás-os-montes e, a cerca de uma hora de distância do Porto. Emergido numa vasta área verde, o hotel, oferece tanto aos seus hóspedes como habitantes da região um acesso livre ao parque, que todavia mantém as características do início do século XX, assim como à piscina projectada por Siza Vieira e, aos seus bares e restaurantes. 

Integralmente repensado, luxuosamente  reactualizado, sem nada tirar à sua herança Belle Époque, o Vidago Palace ambiciona integrar o círculo restrito dos grandes hotéis europeus.

Aquapura Douro Valley

​AQUAPURA DOURO VALLEY HOTEL:   por Atelier Nini Andrade Silva
Atelier Nini Andrade Silva

​AQUAPURA DOURO VALLEY HOTEL

Atelier Nini Andrade Silva

​Situado em plena paisagem duriense e património da Humanidade pela Unesco, o Aquapura Douro Valley abriu portas em 2007, no corpo de uma tradicional propriedade do século XIX que inclui um vasto terriotório de 8 hectares. Tendo vencido vários prémios da especialidade, o hotel está localizado numa região delimitada de um lado pelo Peso da Régua e de outro por Lamego, oferecendo um serviço variado ao seu utilizadores: 50 quartos e suites, 21 villas com piscina própria, biblioteca, spa, restaurantes, bar, piscina, court de ténis, mata e jardins e ainda uma sala de vinhos. O projecto pensado para o Aquapura Douro Valley apresenta um equilíbrio perfeito entre arquitectura tradicional do século XIX e um design de interiores contemporâneo, que se quis sofisticado e moderno, reflectindo as tonalidades e texturas da região.

​AQUAPURA DOURO VALLEY HOTEL:   por Atelier Nini Andrade Silva
Atelier Nini Andrade Silva

​AQUAPURA DOURO VALLEY HOTEL

Atelier Nini Andrade Silva

​Situada entre as vinhas e o rio, num espaço de grande conforto e vista magnífica, a piscina do hotel de 80m², conta ainda com uma fabulosa exposição solar. De cor inesperada, apela ao relaxamento total e ao merecido descanso. Aberta, assim como o seu bar de apoio, de Abril a Outubro, ou sempre que as condições atmosféricas o permitirem.

The Vine

Pool view: Hotéis  por Larforma
Larforma

Pool view

Larforma

​O The Vine Hotel situa-se no Funchal, a nossa pérola do Atlântico. Oferecendo vistas deslumbrantes sobre a ilha, o hotel tem vindo a ganhar vários prémios como o “World’s Leading Design Hotel”, o “European Property Awards” e ainda o “European Hotel Design Awards”, estes dois últimos ganhos graças ao trabalho da sua designer de interiores, a conceituada Nini Andrade Silva, também ela oriunda da Madeira. 

O hotel oferece uma piscina e um restaurante panorâmicos na sua cobertura que proporcionam vistas de 360º sobre a cidade, assim como um Spa dedicado essencialmente à vinoterapia. Para o projecto de Design, Nini Andrade Silva, inspirou-se no vinho e nos seus ciclos de produção, aliados às quatro estações do ano. Por sua vez, o famoso arquitecto catalão Ricardo Bofill, em colaboração com o arquitecto João Francisco Cires, propôs um projecto sofisticado e exuberante. O resultado não podia ter sido mais fascinante.

O The Vine reserva-lhe um espaço único com uma bela vista panorâmica sobre o Funchal: o 360º. Um bar no terraço com uma paisagem de cortar a respiração, que o convida a saborear o final do dia de uma forma exclusiva.

Então e qual deles prefere? Sentiu-se entusiasmado a tirar uns dias de descanso?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!