Decoração de turismo rural: a casa ideal para umas férias tranquilas no Alentejo

Casa Brazão de Mira _ Turismo Rural - Projeto de Decoração, OMNU_Creative Houses OMNU_Creative Houses Espaços comerciais
Loading admin actions …

Numa altura em que se faz o apelo de ir para fora cá dentro, são muitas as pessoas que têm procurado hotéis rurais e casas privadas com piscina para passar uns dias de férias. A região do Alentejo, por todas as qualidades que reúne e que são por nós bem conhecidas, é sempre uma das mais procuradas, mas, este ano, por ter sido pouco afectada pelo coronavírus, tem sido alvo de uma procura ainda mais significativa e com reservas por períodos mais longos.

O projecto de decoração esteve a cargo do gabinete Omnu – Creative Houses, uma empresa com gabinete em Lisboa que junta duas pessoas com personalidades distintas, mas unidas na vontade de colocar no panorama do design de interiores uma identidade capaz de idealizar e realizar espaços elegantes e intemporais.

Enquanto não vamos, também nós, passar uns dias de férias a um dos mais belos sítios do país, deleitamo-nos com projectos de decoração como o que hoje lhe trazemos. Trata-se do turismo rural Casa Brazão de Mira, uma casa datada de 1914 que se situa numa pequena aldeia no concelho de Estremoz.


Venha connosco conhecer este encantador projecto.

Sala de estar e de televisão

A qualidade de um arquitecto e/ou de um designer de interiores vê-se, também, na sensibilidade e no bom-senso que estes profissionais denotam ao intervencionar espaços antigos com elementos que devem ser preservados e enaltecidos e não eliminados em prol da ideia de modernização (até porque ambos os estilos podem conviver). É o caso desta bela casa onde a equipa da Omnu encontrou elementos marcantes como, por exemplo, o mosaico hidráulico, os tectos em ogiva e trabalhados e as vigas de madeira, todos eles recuperados e preservados e, agora, em perfeita harmonia com os elementos contemporâneos da reabilitação que vêm dar resposta aos padrões de conforto actuais.

Os móveis que fazem parte da história da casa foram restaurados. Algumas peças foram levemente actualizadas e exibem agora um ar mais fresco e hodierno, acompanhando as peças contemporâneas para compor um ambiente campestre, mas, ao mesmo tempo, moderno.

Na sala de estar, um espaço aconchegante onde os hóspedes podem conviver ou, tão-somente, desfrutar de um agradável momento de repouso na companhia de um bom livro, sem que tenham que estar no quarto, criou-se uma zona onde um canapé de linha Império, de 1950, e pertencente ao espólio da casa, ganhou um lugar de destaque. A peça foi restaurada e estofada com um tecido mais contemporâneo de modo a emprestar uma nova imagem ao espaço.

Zona de leitura

Quando pensamos num turismo rural, rapidamente nos vem à cabeça a imagem de uma lareira com as chamas a crepitar, um cadeirão confortável e um ainda melhor livro. Esta zona de leitura é a materialização dessa imagem idealizada. Junto da lareira, foram colocados dois cadeirões verde esmeralda que conformam uma acolhedora área de leitura. O armário, também ele pertencente ao espólio da casa, foi restaurado e exibe, agora, porcelanas Art Déco que pertencem à família. As vigas no tecto, mais toscas e rústicas, foram restauradas e deixadas visíveis, reforçando a dimensão campestre do espaço.

Zona de refeições

Os laivos campestres misturados com a sumptuosidade dos móveis fazem com que esta casa tenha, ao mesmo tempo, um ar solarengo e de casa de bonecas. Na primeira imagem da zona de refeições, somos, de imediato, atraídos pela intervenção da parede com pratos tradicionais portugueses (1920 -1950) a compor um mural que faz esquina. O candeeiro de tecto que coroa a mesa data de 1920 e o aparador de época, de 1950, foi restaurado e lacado em amarelo, enchendo de vida esta área. O aparador surge decorado por dois candeeiros volumosos, com pés trabalhados, que têm um espelho antigo como pano de fundo.

Suíte

Deixamos o espaço comum e prosseguimos para a suíte. Começamos por uma suíte francamente espaçosa onde os tectos originais foram recuperados, tendo-se mantido os arcos tradicionais. As cabeceiras D. Maria existentes na casa foram restauradas. Ao fundo, vemos um recanto composto por duas cadeiras de estilo clássico – e forradas com um veludo cuja cor se aproxima da cor dos abajures – e um curioso poster publicitário da década de '50. O poster já existia na casa e foi mantido na decoração. A suíte beneficia de um generoso fluxo de luz natural que torna a atmosfera arejada e fresca.

Casa de banho de uma das suítes

As casas de banho contrapõem o estilo da casa porque foram pensadas de forma mais simples e actual com bancadas em microcimento – uma opção super moderna, resistente, funcional e versátil – e apenas alguns elementos decorativos que criam um elo com a estética campestre de todo o projecto.

Mais duas suítes da casa rural, a primeira com um ar mais jovial, a pensar nos hóspedes mais jovens, e uma cabeceira de cama em tecido, mesas em madeira estilo mid-century e apontamentos decorativos menos sóbrios e mais divertidos! Na segunda suíte, evidencia-se uma espectacular cabeceira estofada com tachas que aparece enquadrada por uma sucessão de quadros que mostram recortes de publicidade de revistas de 1950 que foram também encontradas no espólio da casa.

Sala de leitura

Este espaço acomodava a cozinha original da casa e tem elementos que o testemunham. A antiga cozinha foi adaptada e é agora uma sala de leitura cujo piso original foi recuperado. As cadeiras estilo Art Déco levaram um acabamento lacado azul e almofadas novas com um padrão geométrico. A floreira tradicional em madeira foi repropositada e serve agora como móvel de apoio a livros que pertencem à biblioteca original da família.

Piscina

Terminamos a espreitar a zona do jardim com piscina onde se podem passar óptimas tardes a aproveitar o sol!

Em baixo, deixamos-lhe os contactos da Omnu – Creative Houses que é a empresa que actua nas seguintes áreas: design de interiores, mobiliário, decoração, iluminação, consultoria, cozinhas e roupeiros por medida, arquitectura de interiores e remodelação de espaços:


Morada: Rua da Junqueira, 285 a 289, 1300 – 338 Lisboa, Portugal

Telefone: +351-917961229 |Site: omnu.pt

Recomendado: Um refúgio de família no Alentejo

Já conhecia este turismo rural? Identifica-se com o estilo campestre? Nós adorámos1

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista