13 cozinhas portuguesas pequenas e modernas | homify 13 cozinhas portuguesas pequenas e modernas

13 cozinhas portuguesas pequenas e modernas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Habitação T1 Estoril goodmood - Soluções de Habitação Cozinhas pequenas
Loading admin actions …

Ter uma cozinha pequena não tem que ser uma coisa má. Pelo contrário, quando cuidadosamente planeada, uma cozinha pequena pode ser ainda mais apelativa e acolhedora do que uma cozinha com uma área generosa que, por vezes, nem é utilizada na totalidade. Não é incomum as pessoas construírem casas com cozinhas demasiado grandes, sacrificando, assim, o espaço das outras divisões. Por isso, ao construir ou remodelar casa, pense numa cozinha com o tamanho ideal para a utilização que lhe pretende dar, até porque as cozinhas são a divisão mais cara de uma casa. Seja inteligente a gerir o seu orçamento.

Também se pode dar o caso de ter uma cozinha mais pequena do que gostaria e não saber bem como a organizar ou decorar para que seja funcional e bonita. Se for esta a sua situação, foque-se numa palavra: simplicidade. Quando os espaços são pequenos, menos é sempre mais. Além disso, pode ir beber inspiração a projectos de cozinhas pequenas como os que hoje lhe vamos mostrar. Escolhemos 13 cozinhas portuguesas pequenas e modernas das quais pode tirar ideias. Sob cada imagem, encontra o nome da empresa responsável pelo projecto. Basta clicar sobre esse nome para aceder ao perfil da empresa aqui na homify onde encontrará mais projectos, assim como as informações de contacto. Pode, ainda, explorar a nossa secção dedicada apenas a designers de cozinhas.

Sem mais delongas, passemos às imagens.

1. Armários superiores e inferiores com acabamentos diferentes

Um dos truques que mais tem vindo a ser utilizado pelos designers para tornar os ambientes das cozinhas pequenas visualmente mais leves é escolher armários superiores e inferiores com acabamentos diferentes. A madeira e o branco funcionam sempre bem, por isso, é uma solução segura para a sua cozinha. Pode optar por colocar os armários de madeira em cima e os brancos em baixo ou inverter a ordem e colocar os brancos em cima. Se a cozinha for realmente muito pequena e escura, será até preferível que os armários brancos estejam na parte de cima, nomeadamente se a parede for, também ela, branca. Assim, eles confundir-se-ão com o fundo e passarão como que despercebidos. Outra ideia a reter deste projecto é o facto de os armários superiores não ocuparem a parede em toda a extensão. A esquina fica desimpedida, deixando a cozinha respirar.

2. A parede backsplash como apontamento de cor

3. Branco total

Cozinha de Moradia unifamiliar - Silveira Torres, Vedras Decor-in, Lda Cozinhas pequenas Branco
Decor-in, Lda

Cozinha de Moradia unifamiliar – Silveira Torres, Vedras

Decor-in, Lda

Não sendo uma regra de ouro, porque a escolha da paleta cromática depende de muitos factores, as cores claras são usadas amiúde em espaços pequenos pela luminosidade que lhes emprestam. Na cozinha, são especialmente bem-vindas por transmitirem uma sensação de limpeza e frescura, duas características que qualquer pessoa gosta de encontrar nesta divisão. Nesta fantástica cozinha, os únicos elementos contrastantes são os electrodomésticos, o recuperador de calor, o backsplash em silestone preto e a parede decorativa com tinta magnética. Os armários são termolaminados em branco alto brilho e não têm puxadores. Numa cozinha pequena, dispensa qualquer tipo de adorno ou acessório desnecessário. Quanto mais clean, melhor.

4. Cozinha moderna aberta para o núcleo social da casa

Cozinha moderna com decoração clean Casactiva Interiores Cozinhas pequenas Acabamento em madeira
Casactiva Interiores

Cozinha moderna com decoração clean

Casactiva Interiores

5. Cozinha antracite com puxadores pretos

Cozinha de apartamento antigo em Campo de Ourique Decor-in, Lda Cozinhas pequenas Madeira Cinzento
Decor-in, Lda

Cozinha de apartamento antigo em Campo de Ourique

Decor-in, Lda

A cozinha deste apartamento mostra-nos como é possível introduzir cores escuras em espaços mais pequenos. Neste caso, optou-se por elegantes armários antracite com puxadores pretos e um tampo em madeira que vem mitigar a presença fria destas cores e fazer a ligação com o piso do resto do apartamento. A cozinha surge revestida a cerâmico calacata de grandes dimensões. Todos os electrodomésticos foram pensados de encastre para assegurar um melhor aproveitamento do espaço.

6. Os elementos decorativos e a luz a dar vida ao espaço

7. Mistura de materiais, cores e padrões

Habitação T1 Estoril - Interior - Cozinha goodmood - Soluções de Habitação Cozinhas pequenas
goodmood – Soluções de Habitação

Habitação T1 Estoril – Interior – Cozinha

goodmood - Soluções de Habitação

Há há uma miríade de hipóteses a explorar nas cozinhas pequenas sem comprometer a simplicidade do espaço. Nesta cozinha, por exemplo, adoramos a mistura entre os armários brancos modernos (com frente lisa e sem puxadores salientes), o mosaico hidráulico (com o seu ar vintage) e a península com um tampo em madeira tosca que nos remete a uma estética mais industrial.

8. Se gosta de cores claras e quer fugir ao branco, porque não optar por um delicado tom de azul?

Cozinha CSR Cozinhas modernas
CSR

Cozinha

CSR
CSR
CSR

9. A cozinha perfeita para um T0

Kitchenette_Remodelação Apartamento_Ajuda | Lisboa PT OW ARQUITECTOS lda | simplicity works Cozinhas pequenas Branco
OW ARQUITECTOS lda | simplicity works

Kitchenette_Remodelação Apartamento_Ajuda | Lisboa PT

OW ARQUITECTOS lda | simplicity works

Zona de Refeições_Remodelação Apartamento_Ajuda | Lisboa PT OW ARQUITECTOS lda | simplicity works Salas de jantar minimalistas Branco
OW ARQUITECTOS lda | simplicity works

Zona de Refeições_Remodelação Apartamento_Ajuda | Lisboa PT

OW ARQUITECTOS lda | simplicity works

Uma kitchenette com acabamentos claros e um design simples que permitem que a sua localização numa sala comum não seja um problema, mas sim uma extensão da mesma. É a cozinha ideal para um T0. A iluminação foi um ponto importante para a área da kitchenette, surgindo, aqui, em bancada e no tecto falso através de aparelhos embutidos. Na imagem acima, pode ver como esta cozinha se integra na sala. Não há limites físicos: a zona de refeições com kitchenette e a área de arrumação na parede da entrada compõem um espaço do apartamento de forma ampla.

10. Preto e verde menta para os mais irreverentes

Remodelação T2+1 Duplex Mouraria atelier B-L Cozinhas ecléticas Verde
atelier B-L

Remodelação T2+1 Duplex Mouraria

atelier B-L

11. Prateleiras em vez de armários

Remodelação de apartamento Architect Your Home Cozinhas modernas
Architect Your Home

Remodelação de apartamento

Architect Your Home

E se, em vez de armários, colocar uma ou mais prateleiras na parte superior da cozinha? Os armários são mais volumosos, por isso, levam a que o espaço pareça ainda mais pequeno e sobrecarregado. Por seu lado, as prateleiras são finas e discretas, constituindo uma boa opção para uma cozinha pequena. Sobre elas, pode colocar alguns frascos com especiarias, massas, arroz, farinha, entre outros, assim como louças e utensílios.

12. Aproveite as paredes para integrar armários altos

13. Bancadas desimpedidas

Se há coisa que faz um espaço parecer pequeno e confuso é ter tralha por todo o lado. Mantenha as bancadas da sua cozinha o mais desimpedidas possível para o ambiente se manter arejado e fácil de utilizar. Há muitas coisas de que não precisamos realmente, por isso, faça uma selecção e fique com o que realmente usa.

Bilhares Europa, o fabricante de snookers n.º 1 em Portugal
Arrow navigation 3b3136b1
De qual destas cozinhas mais gostou? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários!
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!