Procura ideias de janelas para sótãos? Temos algumas sugestões! | homify Procura ideias de janelas para sótãos? Temos algumas sugestões!
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3644:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Procura ideias de janelas para sótãos? Temos algumas sugestões!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
AVENIDAS NOVAS, Lisboa Quartos modernos por LAVRADIO DESIGN Moderno
Loading admin actions …

Os sótãos são espaços com características específicas e que podem servir diferentes propósitos. Se é verdade que ainda são utilizados amiúde para arrumação, também é inegável que cada vez mais pessoas encontram neles uma finalidade diferente, por isso, é, actualmente, comum vermos fantásticos projectos de sótãos transformados em quartos, escritórios, salas de estar e até, quando são espaçosos, em pequenos estúdios completamente independentes do resto da casa.

Os sótãos têm várias qualidades, mas são, também, zonas muito específicas em termos arquitectónicos. Os tectos baixos e/ou esconsos, as assimetrias, os nichos ou a exiguidade são algumas características que os podem definir. Como tal, nem sempre é fácil aproveitar este espaço e perceber quais as melhores soluções para o tornar bonito, confortável e funcional.

Hoje, focamo-nos em janelas para o sótão. Que tipo de janela deve escolher? Damos-lhe algumas ideias e ilustramo-las com os projectos executados pelos profissionais registados na homify.

Ora veja.

1. Janelas basculantes

Sótão da Família Maia Salas de estar escandinavas por Homestories Escandinavo
Homestories

Sótão da Família Maia

Homestories

As janelas basculantes são, sem dúvida, a solução mais popular para o sótão. São janelas que funcionam através de um básculo, isto é, de uma alavanca que está posicionada na lateral das mesmas. Estas janelas são práticas para locais altos ou de difícil acesso. Quando accionada, a alavanca faz com que o vidro gire e fique aberto na diagonal, possibilitando que o ar entre e os espaços arejem. Estas janelas podem ser manuais ou eléctricas, sendo estas últimas mais caras. Note-se que as janelas basculantes rodam 180º, tornando possível uma limpeza fácil do painel externo.

Como alternativa às janelas basculantes, existem as janelas projectantes que, em vez de abrirem da forma acima descrita, abrem para a frente, ou seja, são projectadas (como o próprio nome indica).

2. Janelas que libertam espaço

Suite Principal em águas furtadas em Lisboa Quartos modernos por LAVRADIO DESIGN Moderno
LAVRADIO DESIGN

Suite Principal em águas furtadas em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

As janelas inclinadas são uma excelente opção para áreas com tectos baixos e esconsos e libertam espaço para a colocação de móveis e de objectos de decoração porque não precisam dele para serem abertas. Neste sótão, tirou-se partido da luz natural que entra pelas janelas para se colocar uma secretária – que também pode servir como toucador – sob elas. Em vez de uma abertura, optou-se por duas que, lado a lado, impedem que este sótão seja escuro.

3. Porta envidraçada e janela sob o comprido

O elegante apartamento Lisbon Blues ocupa um último andar, pelo que partilha características com os sótãos como, por exemplo, os tectos inclinados e o pé-direito baixo. Neste caso, para além de uma porta envidraçada que dá acesso ao exterior, vemos uma janela baixa e sob o comprido que serve como pano de fundo ao sofá e deixa a luz natural inundar a sala.

4. Janelas altas e estreitas

Apartamento na Lapa Quartos de criança modernos por RRJ Arquitectos Moderno
RRJ Arquitectos

Apartamento na Lapa

RRJ Arquitectos

O tipo de janela terá sempre que ser determinado em função das características das coberturas. Se forem muito baixas em toda a sua extensão, dificilmente uma janela comum funcionará. Não é, porém, o caso deste espaço que respira através de duas janelas altas e estreitas. Uma ideia que se pode daqui tirar é o facto de a cor das janelas ter sido personalizada em função das cores que predominam na decoração do quarto a que correspondem (neste caso, um lilás azulado). Pode inspirar-se neste detalhe para elevar a estética do ambiente e transformar uma janela normal em mais um elemento de decoração.

5. Janela basculante com vidro de alta qualidade

Atelier Arquitetura e Design por Poliune Moderno
Poliune

Atelier Arquitetura e Design

Poliune

Grande parte do calor de uma casa perde-se pelo topo de uma casa. Assim, não descure o tipo de vidro da janela do seu sótão. A transferência de calor para uma janela basculante é, segundo a União Europeia, de 1.3 a 1.4W / m2k. Quanto menor o coeficiente, melhor o isolamento de um vidro. Se habita uma região onde as temperaturas são baixas ou se a sua casa se insere numa zona barulhenta, favoreça vidros duplos para afiançar o conforto térmico e acústico do interior.

6. Todos os espaços contam

Remodeling in Beja Salas de estar mediterrânicas por Grupo Norma Mediterrânico
Grupo Norma

Remodeling in Beja

Grupo Norma

Os tectos esconsos e a geometria inusitada não têm que ser vistos como uma limitação. Pelo contrário, podem ser o mote para se criar um espaço fora de comum com janelas e armários cirurgicamente distribuídos. Os sótãos são espaços acolhedores por natureza, por isso, pode aproveitar para criar um cantinho de leitura numa das janelas do seu sótão. Para o efeito, inspire-se no projecto do Grupo Norma.

7. Estores para janelas basculantes

Vista frontal WC da Suite nas águas furtadas por Mowsha tek Design Lda
Mowsha tek Design Lda

Vista frontal WC da Suite nas águas furtadas

Mowsha tek Design Lda

As janelas basculantes exigem cortinas e estores específicos. Por norma, as empresas que vendem janelas deste género – como a famosa Velux - também comercializa estores e cortinas para que as pessoas possam controlar a iluminação e o conforto térmico. Quando escolher as janelas para o seu sótão, informe-se junto dos fabricantes sobre as opções disponíveis. Há cortinas de escurecimento, cortinadas plissadas, cortinas rolantes, cortinas japonesas, todos e estores exteriores e, ainda, redes mosquiteiras. Terá sempre uma opção!

Qual destas coberturas mais o encantou? Teria escolhido o mesmo tipo de janela?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!