Uma antiga oficina transformada num loft

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

Com a mala de viagem pronta, a homify 360º de hoje irá leva-lo a conhecer o projecto de transformação de uma antiga oficina. Localizada em Belo Horizonte, no Brasil, este projecto de reabilitação da autoria do atelier Meius Arquitetura irá dar-lhe a conhecer a nova imagem da casa do avô. Contrariando a atmosfera nostálgica e antiga que associámos à casa dos avós, este loft irá certamente encantá-lo. Acompanha-nos nesta aventura?

Uma fachada diferente

Casas modernas por MEIUS ARQUITETURA

Numa primeira relação com a fachada deste loft, é certo que a imagem de moderno não é a primeira imagem que nos vem à cabeça. Mantendo a aparência da oficina que este edifício foi antigamente, a fachada é definida por elementos toscos,que não nos dão a menor pista do que se passa no interior. Já que a cor da fachada assim como o aço que define o gradeamento transmitem um ar frio e inabitado, foram introduzidos elementos verdes: plantas que se vão definindo por entre o gradeamento, dando assim alegria a esta fachada.

A típica cozinha

Salas de estar modernas por MEIUS ARQUITETURA

Passando rapidamente para o interior do edifício, iremos começar o nosso tour pela aconchegante cozinha. Apesar de pequena espacialmente, esta cozinha está repleta de vida. Aqui, o elemento de maior destaque é o revestimento cerâmico em xadrez da parede por trás das bancadas. Uma solução tradicional, que adaptada à linguagem moderna, completa o espaço. A bancada em granito é também ela proveniente de uma linguagem mais tradicional, assim como o uso da cortina amarela para esconder os tachos, frigideiras e outros utensílios.

Uma solução barata, claramente prática e muito diferente!

Espaços interligados

Salas de jantar modernas por MEIUS ARQUITETURA

De forma a separar a zona de confecção das refeições e sala de estar, foi introduzida uma mesa em madeira maciça. Interligada com o pilar estrutural da casa, esta mesa assim como as cadeiras modernas são o elemento chave de introdução do modernismo a este espaço humilde. Tal como é possível observar, este espaço é todo ele conectante entre si. Assim, é possível espreitar para os espaços públicos localizados no piso de baixo através da mezzanine.

O aproveitamento do espaço

Corredores e halls de entrada  por MEIUS ARQUITETURA

Já que se trata de um espaço com apenas 60m2, foi extremamente importante o aproveitamento de cada canto desta casa. Assim, no parapeito que define a mezzanine, foram introduzidas duas tábuas em madeira maciça para a criação de duas prateleiras. É também aqui introduzida uma cortina que possibilita a separação entre o espaço de dormir e os espaços públicos. 

Repare, mais uma vez como foi possível a criação de um espaço super actual, recorrendo a materiais simples e de baixo custo!

A riqueza do espaço

Salas de estar modernas por MEIUS ARQUITETURA

Ainda no piso inferior, é possível reparar na articulação entre os diferentes espaços. Por um lado temos os elementos antigos, tal como o guarda-roupa e a cama, mas por outro temos elementos modernos tais como o sofá ou o tapete. De forma a proporcionar alegria na vida deste avô, a utilização da cor foi um elemento bastante importante. 

Assim, este espaço apresenta-se como um espaço rico não pelo uso de peças de mobiliário ou objectos de decoração caros, mas pela riqueza de cores, volumes, texturas e formas. 

A mezzanine para os convidados

Corredores e halls de entrada  por MEIUS ARQUITETURA

Apesar de todo o programa funcional se localizar no piso inferior (dada a idade avançada do habitante desta casa), foi introduzida uma mezzanine onde se localizam camas e outros elementos de suporte para os familiares ou outros visitantes. Ainda que num piso diferente, o pantone cromático introduzido no espaço inferior foi também ele para aqui transportado. 

Assim, este espaço, apesar de ter um pé-direito pequeno, é um espaço extremamente confortável e agradável à permanência, devido aos materiais apresentados, às cores introduzidas e às superfícies criadas.

Gostou destas soluções baratas, mas repletas de bom gosto? Conte-nos a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!