Projeto Arquitetônico de Agência de Publicidade em SP

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Agência de publicidade, Atelier C2H.a Atelier C2H.a Espaços comerciais
Loading admin actions …

Arrojo e modernidade em espaços amplos e integrados, onde o trabalho se inspira também na interação descontraída e criativa da equipe de colaboradores nos momentos de descanso. Parece um sonho? Pois não é! O projeto arquitetônico de uma agência de publicidade em São Paulo, que apresentamos neste livro de ideias, tem tudo isso e muito mais, graças aos profissionais do escritório de arquitetura C2HA Arquitetos, sediado também na capital paulista. Confira!

1. Agência de Publicidade

Projetos comerciais de arquitetura e arquitetura de interiores impõem desafios específicos relacionados à marca, à missão, aos valores e ao estilo particular de uma empresa. Neste livro de ideias, apresentamos um projeto muito especial concebido e realizado pelo escritório de arquitetura C2HA Arquitetos, sediado em São Paulo. Esse projeto demonstra a versatilidade e criatividade dos seus profissionais em suas áreas de atuação.

A empresa, criada por três arquitetos e urbanistas formados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com mais de 200 trabalhos realizado em seu portfólio, desenvolve projetos arquitetônicos para clientes residenciais, comerciais, institucionais e corporativos na capital paulistana, partindo de análises preliminares de viabilidade às quais se sucede o processo de concepção, desenvolvimento e gerenciamento.

O projeto que apresentamos neste livro de ideias se refere a uma agência de publicidade em São Paulo, instalada em uma área construída de 950 m². Nele, o arrojo e a modernidade são elementos essenciais e inconfundíveis. Na imagem acima, vemos a ampla recepção marcada pelas linhas ousadas, cores marcantes e muitas referências ao estilo industrial.

O jogo de tensão entre linhas verticais e linhas horizontais, aliás, é responsável pela impressão de movimento e dinamismo que se tem ao entrar na recepção da agência. O visual limpo e com certa leveza é proporcionado pela grande presença do vidro entre a recepção e os interiores, cuja visão pelo lado de fora é totalmente desimpedida, contribuindo para a sensação de amplitude.

Também são determinantes para a realização do conceito desenvolvido no projeto os tons neutros e frios do design de interiores, como azul e cinza, com pontos de cor mais vibrante em alguns detalhes. O toque verde da natureza em um ambiente que tem tudo de urbano fica por conta do paisagismo que distribui plantas por toda a parte.

Área de trabalho

Na área de trabalho, tudo é aberto e arejado: as longas mesas brancas acomodam equipamentos de trabalho em ambos os lados, sem qualquer divisória que limite o olhar ou a interação dos profissionais.

As mesas de trabalho ganham mais presença em parceria com as cadeiras ergonômicas de design moderno, cujo conjunto aposta na imbatível elegância atemporal da combinação entre branco e preto.

O amplo espaço explora o potencial dos elementos de inspiração industrial de maneira especial no teto com pé-direito, onde uma estrutura metálica vazada em formato de favos de abelhas simbolicamente evoca o trabalho em equipe, sintonia e harmonia.

No lado esquerdo da imagem, vemos ainda outra área de trabalho em posição mais elevada, mais especificamente um grande mezanino com guarda-corpo em metal com design vazado, o que também favorece a integração dos diferentes ambientes.

Já ao fundo da sala principal, um elemento em uma tonalidade estimulante de azul delimita a área da copa, que veremos em detalhes mais à frente.

Área de reuniões informais

Esta área ampla, localizada à esquerda e no fundo da sala de trabalho da agência de publicidade, foi projetada como uma área de reuniões informais em pods azuis a meia altura para até quatro pessoas.

Para esses momentos de informalidade, há ainda a bancada alta e estreita em madeira com banquetas pretas de linhas retas e simples. A estética industrial também se vê claramente aqui, no desenho da iluminação do teto em metal. Já os armários baixos à direita da imagem colaboram com a descontração com seu jogo de cores suaves e vibrantes.

Área de descanso

Ao lado da escada de linhas simples e delgadas, foi instalado um espaço informal para descanso e interação de colaboradores, clientes e parceiros da agência de publicidade. O banco longo em formato curvo é uma extensão da bancada que vimos na imagem anterior e ganha vida e aconchego com as almofadas coloridas nas tonalidades suaves da paleta adotada em todo o projeto, que aqui enfatiza diferentes tons de azul em contraste com um tom mais claro de amarelo. O ambiente também ganha o frescor do verde nos nichos com plantas naturais.

Sala de reuniões

A sala de reuniões da agência de publicidade foi instalada em um lugar mais reservado no mezanino, mas sem perder a interação tanto com o exterior através das amplas janelas, quanto com os interiores onde está localizada a área de trabalho dos colaboradores.

Mais uma vez, a combinação infalível do branco e do preto aparece no conjunto formado pela longa mesa de linhas retas e simples e pelas cadeiras com design arrojado.

Área de copa e bar

No fundo da área de trabalho, onde foi instalada a área de copa e bar, dominam os elementos industriais, combinados com móveis em formatos geométricos e assentos em cores coloridas e suaves, caso de bancos e sofás. O ambiente se completa com a bancada alta e clara do bar com banquetas altas em preto e, ainda, com plantas e arbustos dispostos por todo o espaço.

Gostou deste projeto? Então, confira outros projetos do escritório C2HA Arquitetos no perfil da empresa aqui na homify!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista