Projectos de reabilitação e remodelação de atelier no Porto

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Reabilitação e reconversão de edifício em apartamentos duplex, José Melo Ferreira, Arquitecto José Melo Ferreira, Arquitecto Portas de madeira Madeira Acabamento em madeira
Loading admin actions …

Se é dono de um edifício antigo que pretende remodelar e que identifica como tendo valor histórico ou uma traça que valha a pena preservar, é sobremaneira importante entregar o projecto de reabilitação ou remodelação a um atelier de arquitectura cujo portefólio inclua projectos desta natureza e que, por isso, já tenha dado provas de ter o bom gosto e a sensibilidade de intervir nestas construções.

Hoje, trazemos-lhe três projectos do arquitecto José Melo Ferreira. O gabinete desenvolve projectos de raiz, reabilita e faz a remodelação e a requalificação funcional de edifícios e trabalha, ainda, ao nível da consultoria em gestão da construção e património imobiliário. Porém, é sobre a área da remodelação e requalificação que nos debruçamos neste artigo. Lembramos que se carregar sobre as imagens e, depois, onde se lê ’mais sobre… ’ pode ver mais fotografias dos edifícios e ficar, assim, a conhecer os projectos por completo. Temos, aliás, artigos exclusivos sobre cada um deles que o convidamos a ler.

O arquitecto tem gabinete no Porto – deixamos-lhe os contactos em baixo – mas serve todo o país.

Sem mais delongas, passemos às imagens.

1. Reabilitação de casa de quinta

Começamos pelo projecto de reabilitação e ampliação da casa da Quinta de Quintão, no Pico de Regalados, em Vila Verde. O interior foi reformulado e adaptado aos actuais padrões de conforto visual, térmico e acústico.

Escolhemos, para iniciar o artigo, uma imagem de pormenor que diz respeito à carpintaria de um dos quartos. As madeiras foram pintadas num refrescante tom de azul turquesa e misturam-se com a presença impactante da pedra. É notória a preocupação que houve em manter a traça e carácter originais e, ao mesmo tempo, assegurar que o espaço vai ao encontro dos padrões de conforto actuais.

E depois deste sopro campestre, é para o exterior que prosseguimos.

Eis o exterior. O edifício já havia sido alterado nos anos '70, mas de forma pouco favorecedora. Optou-se, assim, por remover grande parte dessa intervenção de forma a devolver ao velho edifício o seu aspecto inicial. A ampliação levada a cabo desenvolve-se sobre um corpo em granito, em ruína, que foi previamente usado como armazém e cortes de animais. A nova ampliação permitiu dotar a casa do número de quartos adequado às necessidades da família. Para se fazer a ampliação, optou-se por uma estrutura em ferro aparente (que surge apoiada sobre o velho edifício) e em novos pilares em ferro e outros em granito.

2. Apartamentos e alojamentos turísticos em prédio reabilitado

homify Habitações multifamiliares

Na Rua Álvares Cabral, no Porto, encontramos este edifício datado de 1905. O prédio acomoda 5 apartamentos e 4 alojamentos turísticos que resultam de uma reabilitação. Durante décadas, o piso térreo funcionou como unidade de fabrico e comércio de pão.

O foco do projecto foi a máxima reutilização do edifício, destinando-a à habitação e ao alojamento local. Assim, a fachada da rua, muito alterada nos anos '60 ao nível do R/C foi reformulada de modo a harmonizar o edifício com as moradias burguesas que estão em maioria ao longo da rua.

No piso térreo, criaram-se espaços descobertos destinados a jardins de uso privado dos apartamentos confinantes. Conseguiu-se, assim, desagravar a impermeabilização do solo, iluminando e ventilando estes apartamentos, e dotando-os de conforto térmico e luminoso.

homify Corredores, halls e escadas clássicos

homify Salas de jantar clássicas

No interior, manteve-se grande parte da compartimentação interior existente no edifício original, tendo apenas sido ajustada ou retirada quando se demonstrou ser incompatível com as funções que a reutilização dos espaços determinou. O projecto potenciou ao máximo o aproveitamento dos espaços e tirou partido da luz natural, mas interferiu o mínimo possível nas pré-existências para, assim, se preservar as características do edifício.

3. Reabilitação e reconversão de edifício em apartamentos duplex

Terminamos com os apartamentos na Rua dos Bragas que resultam da reabilitação de um edifício secular do Porto destinado ao buy-to-let. O prédio sobressaía pelas suas características peculiares como a clarabóia das escadas, o pátio exterior, os compartimentos do vão do telhado e as águas furtadas. O edifício foi em 4 apartamentos duplex (de tipologia T1 e T1+1 com pátio exterior). As soluções funcionais e práticas imperaram em todo o projecto de reabilitação, mas foram sempre enquadradas numa estratégia de absorver os detalhes da época com vista a enriquecer os ambientes criados.

Os apartamentos diferem na sua exposição solar e na relação com a rua e com a envolvente. Os aspectos relacionados com o conforto térmico, acústico e segurança contra risco de incêndio foram especialmente tratados, tendo-se dado particular atenção ao controlo e racionalização dos custos energéticos ao longo do ano.

Em baixo, deixamos-lhe os contactos do gabinete:

  • Morada: R. Infante D. Henrique, 37, 5º andar, 4050 – 297 Porto, Portugal
  • Contacto telefónico: +351 93 208 083 6 | Site: www.josemeloferreira.com
De qual dos projectos mais gostou? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista