Diferentes gerações vivem no mesmo

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

O tempo voa. Por vezes, é impossível garantir tudo o que tínhamos previsto para um dia. Faltam-nos, muitas vezes, auxílio. São cada vez mais os casais que optam por garantir casa perto de familiares, nomeadamente dos pais, quando a família começa a crescer.

Com os pais por perto, é possível partir para outras tarefas, mesmo em horários mais complicados. Pode aproveitar casas no mesmo bairro, no mesmo prédio ou paredes meias. Duas ou mais gerações podem viver lado a lado. 

O que hoje é mais simples, pode amanhã complicar-se. Se gosta da terra onde sempre cresceu e tem condições para ali fazer vida, aproveite para começar a escolher a casa perto dos seus. Já sabemos que regressar ao ninho é sempre bom e os mais novos, os netos, também vão adorar partilhar belos e únicos momentos com os avós.

Requalificar para preservar

SOLAR Séc. XVIII - Recuperação e Reabilitação:   por ADVD atelier arquitectura e design
ADVD atelier arquitectura e design

SOLAR Séc. XVIII – Recuperação e Reabilitação

ADVD atelier arquitectura e design

No interior do País há fachadas que captam a atenção. Por vezes, há antigos solares à espera de alguém que lhes deite a mão para serem requalificados. A reabilitação pode estar perto de sim. Se tem a possibilidade de comprar uma casa antiga, mesmo que, neste momento, seja apenas para passar férias, faça-o.

O património, por um lado, vai ficar mais bonito. A recuperação devia ser obrigatório, com o objetivo de perpetuar a identidade de um povo. O exemplo que aqui lhe deixamos é um solar do século XVIII, recuperado pelos portugueses ADVD Atelier de Arquitectura e Design, de Moimenta da Beira, que preservaram a linha tradicional. Num espaço assim, a família nunca será de mais. 

Escada que liga

Há famílias que coabitam na mesma casa. Não é para todos, certo, mas há quem viva assim, da forma mais natural e pacífica. Por vezes, até por questões de saúde, existe a necessidade de viver na mesma casa que os pais. Um dia trataram de nós, agora chegou a nossa vez.

Casas de dois andares, poderão ser a opção ideal, ainda que possam estar ligadas por uma escada exterior ou interior. Uma opção feliz que garante a possibilidade de adotar estilos diferentes, de acordo com o gosto de cada casal. Na imagem que apresentamos, o clássico está bem vincado ainda que o minimalista também seja evidente.

Preciosidade de jardim

Espaço Exterior: Jardins clássicos por Belgas Constrói Lda
Belgas Constrói Lda

Espaço Exterior

Belgas Constrói Lda

Ter um jardim numa casa no centro de Lisboa, realmente não é para todos e é razão, mais do que suficiente, para alegrar-se e tentar viver este espaço ao máximo. Qualquer avó gostava de ter assim um jardim para brincar com os netos. Uma boa forma de os manter em atividade, enquanto lida com as exigências de uma casa.

Quando se tem avós por perto, nomeadamente quando a reforma chegou, há uma disponibilidade diferente. Os pais agradecem, os avós mantêm-se ocupados e os netos rejubilam. Aproveite o miminho. Todos sairão a ganhar. Uma casa adapta-se consoante as necessidades.

Aproveitar o que há

Há texturas que nos levam para lugares maravilhosos. Esta pedra áspera leva-nos, possivelmente, até casa de familiares mais velhos. As gerações devem preservar, para que a identidade da família continue presente. Se no mesmo terreno dos seus pais tem assim uma casa antiga, e esta a pensar em constituir família, porque não aproveitar o que já existe?!

Assim sendo, só tem de recuperar o que já existe. Com alguma felicidade ainda irá encontrar mobiliário que dará para usar na sua casa. Dois em um! Depois, soma-se a presença de familiares no mesmo espaço geográfico. Mais um bom para acrescentar.  

Um espaço para todos

O que mais gosto nesta foto? O facto do jardim ser comum; o facto de diferentes gerações estarem juntas, em diferentes atividades; o facto de viver-se o verão em pleno; o facto de permitir correr, saltar e brincar, sem estar constantemente preocupado… Tanta coisa boa que ocorre quando se olha para esta imagem.

Quando familiares e amigos têm o privilégio de apreciar e viver assim um espaço, há razão para pensar em distribuir áreas para todas as idades. Uma conversa poderá ser suficiente para garantir que nenhum ideia seja esquecida, atendendo às reais necessidades. 

Por que não uma casa modular?

Se tem a possibilidade de escolher o sítio onde pode morar e consigo partem mais elementos da família, porque não optar pela construção modular, em pleno contacto com a natureza. Uma solução modular de madeira pré-fabricada. 

Os elementos que compõem a unidade, como pode ver nesta imagem, são criados em grandes armazéns e depois transportados e montados no local num curto espaço de tempo. Uma família feliz em plena comunhão com a Mãe Natureza.

Vive lado com familiares? Deixe-nos dicas!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!