7 razões que demonstram a importância do isolamento na construção | homify | homify 7 razões que demonstram a importância do isolamento na construção
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3566:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

7 razões que demonstram a importância do isolamento na construção

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Isolamento Térmico - B Casas mediterrânicas por RenoBuild Algarve Mediterrânico
Loading admin actions …

Como alguns dos nossos leitores já saberão, o primeiro passo para se ter uma casa mais ecológica é garantir um isolamento eficiente. Pode-se – e deve-se – apostar em painéis solares e em fontes de energia renováveis, mas um bom isolamento será sempre o mais importante e o investimento que não pode ser descurado. Na verdade, se não construir uma casa que tenha um bom isolamento, todos os outros investimentos, do ponto de vista do fornecimento de energia, poderão ser em vão.

O dinheiro gasto com o isolamento dependerá do tipo de isolamento que escolher, da antiguidade da casa e do tamanho da mesma. No entanto, este investimento é rapidamente recuperável devido à redução dramática dos gastos e subsequentes custos de energia. As casas modernas já são quase todas construídas de acordo com excelentes padrões de energia, mas as mais antigas precisam, usualmente, de um trabalho mais profundo. Porém, se vive numa casa antiga, não se preocupe. Há muitas soluções à sua disposição.

O isolamento pode ser aplicado em janelas, em portas, no piso e no telhado, mas o mais importante são as paredes através das quais se perde, por norma, cerca de 30 a 40% do calor. Pelo telhado, perde-se, aproximadamente, 25% e pelas janelas e portas, uma média de 20%. O piso é o menos importante.

Venha saber quais os benefícios mais significativos de um bom isolamento.

1. Melhor isolamento, menos gastos

Quando se fala sobre isolamento, não se pode deixar de começar por enumerar uma vantagem óbvia: uma casa bem isolada conserva melhor a energia e reduz os gastos em contas mensais. Não sendo um benefício novo, é, sem dúvida, o mais importante, sobretudo se considerarmos que, segundo dados recentes da Eurostat, Portugal é um dos países da União Europeia com os preços de electricidade e gás mais altos, tendo em conta o poder de compra. Na verdade, o preço da energia tem vindo a aumentar por todo o mundo.

2. Uma casa mais saudável

Isolamento Térmico pelo exterior Casas mediterrânicas por RenoBuild Algarve Mediterrânico
RenoBuild Algarve

Isolamento Térmico pelo exterior

RenoBuild Algarve

Sim, um bom isolamento tem impacto na nossa saúde. Há cada vez mais pessoas com asma, alergias e outros problemas respiratórios e quem constrói casa sabe que habitar um ambiente sem humidade, com uma temperatura agradável e onde os poluentes, alérgenos e produtos químicos não entram passa por apostar num isolamento consistente.

3. Preservação da integridade da casa

O isolamento combinado com um retardante de vapor, para além de controlar a condensação, também limita a corrosão em tubulações frias e condutas. Quando as paredes estão mais quentes, devido ao isolamento, impede-se que o vapor de água condense e consegue-se reduzir, de forma significativa, o risco de aparecerem fungos e mofos nas paredes o que, mais uma vez, é benéfico para a saúde.

4. Conforto

Cidadela Cascais por TB Construções
TB Construções

Cidadela Cascais

TB Construções

Não é nada agradável estar um dia frio e não sentirmos o aconchego do calor dentro da nossa própria casa, como também não é confortável passar os dias de Verão numa casa sobreaquecida. O isolamento térmico impede que se verifiquem perdas de calor durante as estações mais frias e, por outro lado, evita que os espaços sobreaqueçam no decorrer das estações quentes, logo, permite que os moradores desfrutem de uma temperatura agradável ao longo de todo o ano.

5. Uma casa mais ecológica

O ar-condicionado e os aparelhos eléctricos e mecânicos que são utilizados para se manter uma boa climatização no interior da casa emitem poluentes que, como é óbvio, têm repercussões nefastas no meio-ambiente. Quanto pior for o isolamento de uma casa, maior a necessidade de se recorrer a esses aparelhos para se alcançar a temperatura desejada e maior também a emissão de poluentes. Apesar de o isolamento não ser, por norma, associado ao controlo de poluição, é um ponto muito importante que não pode ser ignorado.

6. Conforto acústico

remodelação de corredor por TB Construções
TB Construções

remodelação de corredor

TB Construções

Falemos do ruído. Um bom isolamento torna os interiores mais confortáveis do ponto de vista acústico, o que é uma enorme mais-valia, sobretudo para quem vive em áreas urbanas. O sistema de isolamento absorve o som e contribui para que os ambientes sejam mais silenciosos e propícios ao descanso ou ao trabalho sem distracções. Além disso, também previne que os sons do interior passem para o exterior.

7. Protecção contra o fogo

Construção de Novo Ambiente em Remodelação Total por Congrau Engenharia Moderno
Congrau Engenharia

Construção de Novo Ambiente em Remodelação Total

Congrau Engenharia

Em combinação com outros materiais, o isolamento pode providenciar um papel muito importante na protecção passiva contra o fogo. A camada de isolamento desacelera o aumento da temperatura e não emite fumos tóxicos. Assim, o isolamento preserva a estabilidade do edifício, pelo menos até este último ser evacuado.

Esperamos tê-lo ajudado com este livro de ideias. Não hesite em colocar-nos as suas questões!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!