Casas na Água: construções que flutuam, pensadas ao pormenor

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casas na Água, Isogil Construções Ecológicas Isothermix Lda Isogil Construções Ecológicas Isothermix Lda Casas pré-fabricadas
Loading admin actions …

Construir sobre a água não é apenas uma excentricidade. Em Amesterdão, por exemplo, muitos arquitectos começaram a fazê-lo de forma a lidar com a densidade populacional e as alterações climáticas. Este não é, no entanto, apanágio da cidade. Um pouco por todo o mundo, há arquitectos e planeadores urbanos a olhar para além dos limites tradicionais das cidades e a estudar novas possibilidades.

No artigo de hoje, mostramos-lhe o projecto Casas na Água pelo qual a empresa de construção Isothermix é responsável. Estas casas podem ter vários fins. Podem servir, efectivamente, como residência particular ou acomodar uma superfície comercial como, por exemplo, um bar ou um restaurante.

A Isothermix é uma empresa de construção de casas ecológicas e comercializa construções para habitação, escritórios e superfícies comerciais, obedecendo a um conceito inovador. A empresa actua em Portugal, Espanha e França, mas está disponível para explorar outros países.

Sem mais demoras, passemos às imagens.

A estrutura

As imagens que ilustram este artigo são renderizadas, isto é, foram geradas em computador com softwares próprios para o efeito.

A estrutura de uma casa da água tem, naturalmente, que ser pensada de forma diferente da estrutura para uma casa comum. De acordo com os profissionais da Isothermix, a estrutura destes edifícios é leve e, quando combinada com a laje especialmente projectada, permite oferecer uma solução perfeita que se adequa a todos os tipos de construções flutuantes.

Os materiais

Os materiais de construção são escolhidos a dedo, de modo a garantir que as condições ambientais específicas que acompanham este tipo de edifício não tenham um impacto destrutivo sobre ele. Note-se que estas casas estão mais expostas e são mais afectadas pelas marés, pelo vento, por trovoadas e por outras condições climáticas extremas, assim como pela humidade (sobretudo no Inverno). É importante escolher um bom lugar, mas é, também, fundamental confiar o projecto a uma empresa que saiba quais os melhores materiais para suportar estas adversidades.

Permanentemente ancorada ou não?

A casa da água tem que estar continuamente ancorada? Não. As soluções flutuantes podem, efectivamente, ser permanentemente ancoradas ou equipadas com motores adequados e movidos por vias navegáveis. Esta última opção torna, efectivamente, este tipo de edifício muito pouco comum e extremamente versátil.

Se quiser saber mais sobre o tipo de construção e o funcionamento do motor, não deixe de entrar em contacto com a Isothermix para tirar todas as suas dúvidas. Note-se que os serviços de construção da empresa são chave na mão e taylormade, ou seja, o cliente adquire a construção já com o projecto e as licenças aprovadas e pode contar com soluções de construção com tecnologia de ponta.

O estilo

Os projectos da Isothermix, e este em particular, tendem a ir ao encontro de um estilo arquitectónico contemporâneo, moderno e intemporal. A empresa propõe-se a desenvolver projectos que favoreçam a rentabilização dos espaços, a auto-sustentabilidade e o respeito pelo meio-ambiente, promovendo o máximo conforto e recorrendo às mais avançadas tecnologias.

A proposta da Isothermix consiste em casas flutuantes de linhas depuradas com dois pisos. O piso superior assume o formato de uma casa tradicional, mas estilizada, e a parte inferior é aberta e ideal para criar uma área tipo lounge para que se possa desfrutar em pleno da proximidade em relação à água. Repare que a janela, na parte de cima, está recuada, o que torna o vidro mais resguardado e o protege da acção directa do sol, da chuva, do vento, e assim por diante.

Terminamos com um dos projectos já finalizados, desta vez, de uma casa flutuante mais pequena que se abre para a água através de uma janela em arco. Esta casa pode, perfeitamente, abrigar um estúdio, um escritório, uma loja ou até mesmo um pequeno café.

Em baixo, deixamos todos os contactos úteis da Isothermix:

  • Morada: Estrada nacional 226 – Castaide, 6420 – 572 Trancoso, Portugal
  • Contacto telefónico: +351 271 811 667 | Site: www.isothermix.pt

Recomendado: 13 casas pré-fabricadas feitas em Portugal com pouco tempo e dinheiro

O que achou do projecto? Deixe-nos o seu comentário! 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista