6 grandes maneiras de embelezar o seu exterior

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Com o verão à porta e o calor a apertar temos de falar obrigatoriamente de jardins e de todo o espaço exterior envolvente! Afinal é lá que gostamos de estar para refrescar, apanhar sol e ar, pois já bastam os dias de inverno fechados dentro das quatro paredes de casa. O espaço exterior é agradável para tomar umas refeições, ler um livro, dormir uma soneca, dar um mergulho na piscina (para quem tiver) ou mesmo tratar das plantas, que é uma verdadeira terapia. 

Tal como sucede com o interior da nossa casa, devemos ter alguns cuidados estéticos com o exterior, de modo a torná-lo ainda mais atrativo e é disso mesmo que falamos no artigo de hoje. Sabemos que nesta altura o vosso melhor refúgio é o exterior, então bora lá embelezá-lo, seguindo as nossas seis dicas de hoje. Afinal, o vosso jardim, o terraço ou mesmo a varanda merecem ser mimados e a vossa casa só ficará a ganhar!

Colocar uma fonte e criar um ponto central

Ora aqui está uma bela fonte de inspiração…  

No verão seja de noite ou de dia, o exterior é um excelente refúgio, para contemplar o luar e perder-se nas estrelas do céu ou fechar os olhos e receber aqueles raios de sol, para recarregar a tal vitamina D. Cadeiras, chaises longues, mesa, plantas para gozar o momento, e se tivermos uma fonte pelo meio o ambiente ficará bem melhor. O som da água a cair, a transparência que deixa refletir o sol e o seu fundo, os passarinhos que procuram hidratar-se, tornam o espaço ainda mais apaziguador e relaxante. Um verdadeiro lugar zen, para fugir ao stress diário. 

Existem variadíssimos modelos de fontes, pequenas ou grandes, estreitas ou largas, redondas ou quadradas, que facilmente encontrará uma à medida do seu jardim e do seu respectivo espaço.

Pendurar prateleiras e colocar pequenos vasos decorativos

As prateleiras… sim estas que gostamos tanto na decoração da nossa casa, podem encontrar lugar no espaço exterior! E de que maneira… Uma bela forma de contornar a falta de espaço, numa varanda ou até na entrada de casa. Todos estão habituados a ver as plantas e as flores pelo chão, mas se apresentarmos uma decoração floral em altura é sempre surpreendente e bem gracioso. 

Pode optar por prateleiras tradicionais ou até copiar esta ideia DIY!! Com paletes ou caixas de fruta pode criar as suas próprias prateleiras, é tão fácil e barato, que é difícil resistir. Deverá inicialmente lixar um pouco a caixa, para a superfície ficar com um melhor acabamento, escolher uma cor, de acordo com a paleta cromática do seu exterior, fixar à parede e para o toque final, colocar uns vasos decorativos, com umas plantas bonitas e coloridas. Vai ver que com esta simples ideia o vosso exterior ganhará mais vida.

Adicionar plantas

Um espaço exterior sem planta, não é um espaço exterior, certo? É preciso aquele lado da natureza, para se sentir em perfeita harmonia com o espaço envolvente. Como tal, não deixe de criar um espaço verdejante e colorido, através de belas plantas e flores. Pequenas, grandes, esbeltes, volumosas, discretas ou predominantes haverá com certeza escolha para si. E quanto às cores, bem existe uma panóplia delas, pode optar por manter uma certa harmonia com dois ou três tons, ou se quiser pode ter uma variedade de cor, que trará com toda a certeza um boost de alegria e de boas energias.

Adicionar uma decoração

Varanda, marquise e terraço  por Green Decore
Green Decore

INDOOR/OUTDOOR, PLASTIC ARABIAN NIGHTS YELLOW RUG

Green Decore

Se pensava que o jardim, o terraço, o pátio ou até a varanda dispensava de decoração, então estava enganado! Para nós na homify, não há lugar que não merece ser decorado com pompa e circunstância, porque a nossa casa merece o destaque e todos os miminhos! 

Além do mobiliário de jardim (cadeiras, bancos, sofá, mesa… ), pode-se acrescentar candeeiros, velas, guarda-sol, almofadas, para o lado estético, mas também do conforto, para quando estiver por lá a descansar. Mas também, um tapete especial para o jardim, tendo em conta que este tem uma textura mais plastificada, para resistir às condições do exterior e do tempo. É bom para quem tem miúdos, para eles estarem sentados com maior conforto e não no chão frio e sujo. 

Agora, sinta-se livre para se divertir com umas cores alegres e a luz, que irão iluminar o vosso espaço exterior. 

Se o espaço for pequeno apostar numa treliça de jardim

E quando não há muito espaço, arranjamos soluções para contornar o problema!! Não deve haver entraves para prescindir de um espaço bonito e atrativo, mesmo que seja pequeno e estreito. Pode apostar em jardins verticais, usando as paredes e as treliças de jardim, que permitem fazer crescer as plantas pelo alto. Estas estruturas são ideais para criar uma parede verde ou florida. 

Por outro lado, as treliças são perfeitas para esconder ou disfarçar uma zona que se queira tapar completamente. A planta irá tapar assim, o defeito que não se quer à vista!

Se ficou interessado na ideia de um jardim vertical para o seu exterior, pode descobrir o profissional português LC Vertical Gardens

Adicionar alguns potes ou uma estátua

Jardim  por Bas
Bas
Bas

E para terminar a nova decoração do nosso espaço exterior, nada melhor do que uns bonitos vasos de barro, de pedra ou de outro material imponente e sólido, que traz logo carácter ao decor. Lá poderá colocar umas bonitas plantas verdes, desde suculentas, a cactos ou outro tipo.

Para os espaços de maior dimensão, a solução poderá passar pela instalação de uma estátua em pedra. Até à noite poderá iluminá-la para criar um espetáculo impressionante no exterior, demonstrando a autenticidade da decoração e da personalidade do seu proprietário.

É desta que vai decorar o exterior da sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!