Jardins mediterrânicos: 9 esplêndidos espaços ao ar livre

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O cheiro da vegetação e a cor das flores são apenas duas das principais características dos jardins de estilo mediterrânico. A uma casa verde não pode, certamente, faltar um espaço ao ar livre exuberante que sirva como refúgio em relação à vida quotidiana. Deixado intocado e livre para crescer, este jardim em particular, inspirado na tradição islâmica, oferece à área uma aura viva e enérgica que se deve à mistura de diversos tipos de plantas que se desenvolvem espontaneamente, criando um espectáculo para os sentidos.

A partir da entrada para o jardim, da pérgola ao entorno do jardim, não há um ângulo que não possa ser ocupado por oliveiras e loendros ou, simplesmente, por rosas, gerânios e ervas. Das variantes mais modernas e curadas, às mais selvagens, começamos o nosso passeio por nove belos jardins de estilo mediterrânico situados em vários cantos do mundo.

Plantas e pedra

Para uma casa rústica, de estilo rural, não há nada melhor do que um florido jardim mediterrânico. A moldura verde composta por frondosas árvores e arbustos é perfeita para acolher os moradores e os convidados e entretê-los nos seus tempos livres. O jardim da imagem cria como que um nicho privado e relaxante. O terraço pavimentado com pedra contém uma agradável zona de refeições, com mesa e cadeiras, e iluminação adequada para o espaço permanecer funcional ao cair da noite.

Cenário exuberante

O jardim de estilo mediterrânico é, aqui, a moldura de uma bela e cuidada área ao ar livre, ideal para uma residência de férias ou para a habitação do quotidiano. Associada às maravilhosas cores da natureza como ao rosa dos gerânios, está a deslumbrante piscina com o seu azul cristalino em jeito de jóia a coroar o núcleo do jardim. Para desfrutar confortavelmente deste encantador cenário, o projecto inclui um alpendre e uma mesa rodeada por cadeiras de vime num tom claro que se encaixa no contexto sem ser intrusiva.

Verde a perder de vista

A entrada desta casa é, decididamente, amiga do ambiente. A natureza impera neste sumptuoso caminho que nos conduz à porta. A ladeá-lo está uma frondejante vegetação que reúne várias espécies que se harmonizam entre si. A atmosfera resulta numa imagem de sonho que parece saída de um qualquer filme romântico filmado na Toscana. O cenário transporta o nosso imaginário, afastando-nos da apressada rotina e agitação dos tempos modernos.

O poder das flores

O poder das flores é um dos pilares do design de exterior de estilo provençal. Loendros e narcisos, lavanda e tomilho, são apenas algumas das plantas que podemos introduzir no nosso jardim de estilo mediterrânico. Entre as muitas configurações e aspectos que o nosso quintal pode assumir, por que não reservar um espaço para uma plantação mais colorida como a que vemos na imagem?

Os arbustos são protagonistas

Os arbustos de formas arredondadas de todos os tamanhos são os verdadeiros protagonistas deste jardim. O plano paisagístico revela grande atenção ao detalhe e o projecto exterior apresenta uma mistura perfeita o rústico – presente na casa com trepadeiras e nas cores do jardim – com o clássico – visível na topiaria e na forma da piscina. O fundo azul a recortar o relvado de um verde intenso enriquece este inigualável jardim. O relvado em excelente estado contém um pequeno caminho que orienta os moradores em direcção à entrada da casa.

Cor e perfume

Passar o tempo ao ar livre é ainda mais agradável se abraçar o repouso significar estar rodeado por flores coloridas com aromas doces e primaveris. As plantas coloridas incluídas no maravilhoso vislumbre deste jardim mediterrânico constituem uma significativa adição de valor estético no ambiente. A mobília, em ferro forjado e madeira, e a estrutura da pérgola, em madeira tratada com o tecido branco a esvoaçar, são um toque perfeito que surge em concordância com o espaço.

Madeira, pedra e vegetação

Terraços  por TG Studio
TG Studio

Terrace

TG Studio

A destacar-se no coração da bela e soalheira Ibiza, está o projecto de uma casa incrível construída num nível único cujo valor acrescentado surge por via do próprio jardim mediterrânico e de todo o espaço ao ar livre que acolhe. O pórtico de madeira entalhada harmoniza-se com o mobiliário de cores claras, formando uma combinação criada para se mimetizar com a vegetação circundante. A espontaneidade com que as plantas aparecem aqui é um factor fundamental para o sucesso estético do pátio.

A diversidade encanta

Casas modernas por Engel & Völkers Bodrum
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Arbustos arredondados, degraus de pedra e flores coloridas. Este jardim tem tudo isso. A linha comum, que funciona como uma ponte entre a natureza da paisagem e a estrutura da casa, é a pedra usada para caracterizar a via de ingresso. Este projecto perfeito, pelas mãos do gabinete Engel & Völkers, exemplifica uma agradável combinação entre elementos diferentes que coexistem em harmonia.

Oásis entre oliveiras

Terminamos este bonito livro de ideias com um jardim onde se utilizaram, de forma expressiva, as oliveiras. Esta árvore, em conjunto com a pedra e a água, compõem o verdadeiro cenário típico da paisagem mediterrânica. A piscina com o fundo claro harmoniza-se com a tonalidade da pedra, também ela cremosa. A estrutura do edifício a que pertence o jardim foi renovada, mantendo, porém, o charme de um cottage.

Não lhe vamos pedir para escolher o seu jardim favorito porque é uma tarefa injusta. Mas, esperamos que tenha conseguido reunir uma boa dose de ins...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!