Capela construída com madeira modificada Thermowood

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Capela de S. Pedro de Avioso - Lunawood , Banema S.A. Banema S.A. Espaços comerciais Madeira Acabamento em madeira
Loading admin actions …

Os tempos mudam e nós temos que mudar com eles. É preciso adaptar-se e encontrar alternativas para tudo, tal como nos métodos construtivos, uma vez que a construção tem um impacto importante em termos de poluição. Por isso, a empresa Banema está em permanente atualização e procura ser o mais sustentável e ecológico possível.

A Banema nasce em 1986 e resulta da visão do empresário Mário Moreira das Neves, que iniciou a sua atividade empresarial na área da comercialização de produtos derivados de madeira, em 1964, através da empresa Neves & Carneiro, lda. Ao longo de todos estes anos, a Banema foi desenvolvendo e crescendo, sendo que, atualmente, a área Banema Wood engloba produtos de base madeira e direciona-se mais para os setores da indústria de mobiliário, carpintaria e construção civil. Neste sentido, procura responder mais às necessidades de arquitetos, designers e decoradores de interiores.

Como sabe, a madeira é um material bastante sustentável, confortável e acolhedor, por isso é, cada vez mais, procurado no setor da construção e design de interiores. Por exemplo, a Capela em S. Pedro de Avioso, na Maia, foi construída com perfis de madeira e Pavimentos Lunawood, da Banema. Um projeto diferente, criativo e que denota um grande conforto, de fora para dentro. Vamos descobrir as imagens deste lugar que apresenta tanta paz.

Acompanhe-nos!

A Capela de S. Pedro de Avioso

Descobrimos esta bela Capela em S. Pedro de Avioso – Maia – com uma arquitetura moderna e com linhas retas e depuradas. O trabalho arquitetónico esteve a cargo da Arquiteta Susana Carvalho, que recorreu à empresa Banema para completar e preencher este magnífico espaço de culto.

Esta Capela apresenta aquela simplicidade e o tal calor que se procura nestes lugares de culto, sendo que a madeira tem um grande impacto neste resultado, porque proporciona o tal calor e conforto.


A luz

Vemos que as fachadas foram preenchidas por vários painéis de madeira (tipo ripado), sendo que os vários espaços permitem manter uma ligação entre o exterior e interior, ao mesmo tempo que mantêm a privacidade necessária no espaço.

À noite, pode-se apreciar a luz artificial que provém da Capela, como se o espaço estivesse a chamar por nós ou como se fosse a Luz. Em termos teológicos, a iluminação está relacionada à revelação espiritual, à comunicação direta com a Divindade e ao entendimento profundo da mente divina.

Por isso, este trabalho arquitetónico está brilhante e os perfis de madeira tiveram um excelente contributo, para criar um projeto diferente e original.

Painel thermoform

Este painel thermoform pode ser usado em diferentes tipos de arquitetura, sendo que é constituído por três camadas de madeira de abeto coladas com adesivo aplicado a quente. O conceito técnico construtivo do painel tricapa confere-lhe uma elevada performance ao nível da resistência à flexão e estabilidade dimensional.

Corredor

A simplicidade é a palavra de ordem, por isso, a madeira como material genuíno, natural e simples é o complemento perfeito.

E, como pode ver, dentro da Capela, a madeira continua a ter uma forte presença.

Madeira modificada Thermowood

A Banema explica-nos que a madeira modificada Thermowood é obtida por tratamento térmico, sem adição de produtos químicos e respeita as propriedades naturais da madeira, o que a torna 100% ecológica!

Este processo de produção é patenteado e baseia-se na modificação térmica gradual da madeira, em que as propriedades químicas e físicas da madeira sofrem alterações permanentes (madeira termotratada não significa thermowood).

Uma das grandes vantagens é que esta modificação melhora as suas propriedades, ampliando a gama de aplicações em que a madeira pode ser usada.

Como resultado da modificação térmica, madeiras finlandesas com alta qualidade são transformadas em produtos duráveis e estáveis para várias aplicações exigentes.

Diferentes madeiras

Repare nos vários tipos de madeira utilizados: paredes, teto e pavimento.

É de realçar o excelente trabalho luminotécnico realizado nesta Capela, que permite criar enfatizar ainda mais a madeira.


Ao descobrir as imagens desta Capela sentimos um sentimento muito agradável, leve e aconchegante, graças à simplicidade de tudo, da luz e do impacto positivo que a madeira tem porque é um material natural. Além disso, em termos religiosos, a madeira tem um grande significado e valor, que varia conforme o tipo de madeira.

CONTACTOS:

Veja nesta página a diversidade de produtos de madeira que a Banema S. A. dispõe: https://www.banema.pt/pt/produtos/

Para mais informações, nomeadamente para orçamentos, deve contactar diretamente a empresa Banema, através dos seguintes contactos:

  • T: (+351) 224 157 370
  • banema@banema.pt
  • Rua de Santa Marinha, 511 | 4585-813 Astromil, Paredes
  • Facebook: aqui

Recomendado: 4 casas integradas feitas com madeira modificada Lunawood – solução ecológica.

Gosta de ver espaços com muita madeira?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista