Interiores de casas modernas: o que se procura no presente?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Projekt Altbauwohnung Harvestehude , decorazioni decorazioni Corredores, halls e escadas modernos
Loading admin actions …

No artigo de hoje, inspiramo-nos no presente. A arquitectura e decoração modernas estão voltadas para a funcionalidade, para espaços despojados, para ambientes luminosos. As famílias procuram áreas abertas que facilitem o convívio e paletas cromáticas leves e versáteis que permitam que, de quando em vez, se façam mudanças em casa. Parece-nos que aquela “mania” de comprar móveis pesados e a condizer que têm que durar uma vida é coisa do passado. A identidade das pessoas mudou e, com ela, as preferências decorativas. 

No artigo de hoje, percorremos o interior de algumas casas modernas. Venha conhecê-las!

Luxo mexicano

A sala de estar da imagem integra uma moradia mexicana que sobressai pelas linhas contemporâneas. A sala tem pé direito duplo e clarabóias de concreto expostas que se evidenciam pela forma controlada como fazem a luz natural trespassar para a divisão. Ao redor da sala, grandes janelas dão-nos conta das demais divisões, fazendo com que haja maior comunicação entre espaços por estarem visualmente conectados. Paredes normais constituiriam um obstáculo para a paisagem e entrada de luz. Os materiais utilizados na construção desta casa – que veio substituir uma anterior que foi demolida – foram o concreto cinza aparente, a madeira de carvalho cinza, o granito preto das fachadas, tal como o estuque branco, tanto no interior, como no exterior. Um projecto pela GRL Arquitectos

O aconchego da madeira

Uma casa de banho moderna não tem, necessariamente, que se vestir de uma brancura imaculada. O uso de madeira nesta divisão transforma-a num espaço quente, convidativo e confortável, a lembrar um spa. Na imagem, a madeira reveste o piso, as paredes e o balcão. Porém, o duche com protecção envidraçada, o longo espelho e a banheira branca de hidromassagem com traços minimalistas equilibram o conjunto, impedindo que o ambiente se torne demasiado denso ou pesado. Repare, ainda, na pequena lareira embutida que não só aquece a atmosfera, como nos deixa cheios de vontade de tomar um belo banho de imersão!

Um quarto cheio de luz

homify

O interior das casas modernas tem três características distintivas. São elas a fluidez do espaço, a entrada de luz e o minimalismo. As pessoas procuram, cada vez mais, divisões simples, arejadas, com uma estética agradável e com poucos móveis para que a circulação se faça com facilidade. É o caso deste quarto em que a cama aparece numa estrutura em madeira elevada em relação ao nível do chão, usufruindo da luz que entra através de uma ampla janela com vista para a natureza. Os únicos objectos decorativos são dois quartos emoldurados a branco e uma pequena estante com plantas singelas que surgem enquanto apontamento de cor num espaço onde o branco prevalece.

Mezanino

O mezanino é como uma varanda que dá para dentro de casa, ou seja, surge como um nível entre o piso térreo e o primeiro andar, usualmente rebaixado, e que não integra o cálculo total dos andares. Quando possível, é uma óptima solução para aproveitamento de espaços. Nos apartamentos parisienses, não raras são as vezes em que encontramos este pormenor arquitectónico. À semelhança da imagem, pode colocar a sua zona de dormir no mezanino, deixando a parte de baixo para áreas comuns como a sala, a cozinha ou o escritório. No caso, o acesso ao quarto faz-se por escadas flutuantes, um detalhe muito moderno, tal como o dos candeeiros que aparecem ao comprido desembocando sobre a mesa.

Então, mas e agora não falta pintar? Não!

O cimento afagado é uma tendência que veio para ficar e há qualquer coisa que nos cativa no ar inacabado que propicia a um espaço. Vai ao encontro de uma estética  moderna e industrial e é, sem dúvida, o derradeiro ponto de vista da decoração contemporânea. A técnica para o aplicar é pouco dispendiosa. O cimento afagado resulta de uma mistura de argamassa de cimento e betonilha e, quando aplicado na superfície, queima-se – ou afaga-se – o cimento, sendo que depois podemos ou não dar-lhe um acabamento em verniz. O aspecto final não deixará, por certo, ninguém indiferente. Para além disso, a cor permite-lhe várias direcções no que diz respeito à paleta cromática do resto da divisão.

Trabalhe com conforto

O recanto de trabalho aí de casa não tem que ser composto pela secretária desinteressante que se perde sob um monte de papéis. Antes pelo contrário. Trabalhar a partir de casa é uma realidade de cada vez mais pessoas e, assim, o escritório deve ser decorado com a mesma minuciosidade das restantes divisões. Um espaço convidativo, aconchegado e bem arrumado em muito beneficia a nossa produtividade. Assim, se anda a pensar redecorar o seu escritório, lembre-se de aliar a funcionalidade à parte estética. Livre-se de tudo o que já não precisa, organize os seus documentos em dossiês e caixas e não se esqueça de introduzir na decoração objectos pessoais que, de alguma forma, o inspirem. Se tiver espaço para isso, pode até acrescentar um sofá ou poltrona à divisão para fazer uma pausa ou, se for o caso, receber clientes.

Que nem a Carrie Bradshaw

Ai, um closet. Para que nunca lhe falte espaço e para que não tenha que franzir o sobrolho quando o seu mais que tudo tem o desplante de ocupar mais gavetas do que era suposto. Repare na miríade de compartimentos à disposição, uns maiores e outros mais pequenos, no escadote para não se armar em trapezista quando quer tirar alguma coisa que está arrumada em cima e na chaise-longue estrategicamente colocada no centro deste walk-in closet

A entrada também importa

entrada de uma casa não deve ser deixada entregue ao acaso. Afinal de contas, é ela o cartão de visita. Embeleze-a, mas deixe-a prática. Assim, quando você ou as suas visitas chegarem, não só têm uma “recepção” convidativa, como um espaço para pousarem os casacos, cachecóis ou chaves de casa. Veja como nesta entrada de um moderno apartamento em Hamburgo, se tirou partido de duas caixas em grelha – a fazer lembrar cestos de supermercado - como suporte de objectos pessoais. É uma ideia singular, jovial e de fácil execução. Lembramos que na Alemanha, é comum as pessoas descalçarem-se mal chegam a casa. Faça isso na sua. Verá que a manterá muito mais limpa e o soalho não se desgastará tão rapidamente. Chamamos, ainda, a sua atenção para a cadeira que completa o conjunto e, claro, dá imenso jeito para atirarmos a bolsa mal chegamos a casa!

Jardins verticais

E porque precisamos sempre de uma lufada de ar fresco, não descuremos da decoração da varanda da nossa casa, por muito pequena que seja. Se não podemos ter jardim, então abracemos as ideias modernas e consideremos a aplicação de um jardim na vertical por via de painéis ou de vários vasos com plantas adequadas para o efeito. Na imagem, o chão em deck contrasta com as vigas mais texturadas que separam as fileiras de plantas. Se o espaço é reduzido, então inspire-se nesta imagem, e decore-o com uma confortável cadeira que, por ser suspensa, ocupa menos espaço.

Splash!

Silêncio que se vai falar sobre uma piscina de

interior.

Suspiros.

Esta piscina situa-se numa vivenda de luxo em Anadia, Portugal. As portas de correr permitem que se use a piscina ao longo de todo o ano. No entanto, no Verão, pode abrir as portas quase na totalidade, emprestando-lhe algumas das propriedades intrínsecas a uma piscina de exterior. É uma área moderna com espreguiçadeiras de design minimalista, assim como uma confortável zona de estar na extremidade.

Acabámos de percorrer dez divisões distintas. De qual gostou mais? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista