Mesas extensíveis: cabe sempre mais um ou outro!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ideais para casas pequenas ou para famílias numerosas, as mesas extensíveis são peças de design inteligente pensadas e desenhadas para se adaptarem a necessidades diversas. Se a sua casa dispõe de um espaço limitado, mas gosta de receber os amigos ou família, é uma opção que deve considerar. Pelo contrário, se tiver uma zona de refeições ampla, mas não quer decorá-la com um móvel demasiado grande, também pode considerar esta hipótese. Afinal de contas, para que serve ter uma mesa grande em casa se no dia-a-dia não precisa de a utilizar? No artigo de hoje, mostramos-lhe dez mesas extensíveis, tanto em salas, como em cozinhas. Percorra as opções que lhe deixamos. Se calhar, encontra a solução de que andava mesmo à procura. Uma coisa é certa: tem que haver sempre lugar para mais um! 

A mesa peninsular da Atim Spa

Cozinha  por Atim Spa
Atim Spa

BRUNCH

Atim Spa

Tem uma cozinha pequena. Gosta de ilhas. Precisa de um espaço para refeições e/ou de apoio para preparação de alimentos. E agora? O que fazer? Ora, a Atim Spa tem a solução perfeita. Na imagem que lhe mostramos, vemos uma proposta da marca italiana que nos mostra como é possível optimizar o espaço da cozinha extraindo de dentro de uma gaveta da ilha uma mesa peninsular. Desta forma, tem, no mesmo espaço, a sua bancada de trabalho, as zonas de arrumação de que precisa e uma mesa extremamente funcional que se abre quando necessário, mas que, durante o resto do tempo, se esconde na gaveta, facilitando a circulação na divisão. 

Yin e Yang

Por que não ter em casa uma mesa que é, em boa verdade, a junção de duas mesas diferentes? 

’Hmmm… espera… o quê?’ – perguntarão vocês. 

Bom, a imagem mostra como isso é possível. De um lado, vemos a estrutura principal – e superior – da mesa pintada em branco e com linhas modernas e rectas. Do outro lado, há uma outra mesa pintada a negro de estilo clássico e pernas trabalhadas. Um móvel flexível que consubstancia de forma harmoniosa duas estéticas opostas e cores contrastantes criando um ambiente divertido e elegante perfeito para as mais diversas ocasiões e ambientes.

Desdobre-se em cuidados

No exemplo da imagem, mostramos-lhe uma forma inteligente e esteticamente interessante de dar uma dupla função ao balcão da sua cozinha, transformando-o, através de uma extensão dobrável, numa mesa perfeita. Uma ideia particularmente apropriada para uma cozinha de estilo industrial e de espírito jovem onde pretende receber os seus amigos ou família para um cocktail ou um jantar. 

A mais tradicional

Como é natural, não podíamos escrever sobre mesas extensíveis sem incluir a clássica mesa de madeira com dois lados que abrem e fecham conforme a necessidade de criar mais ou menos superfície. Esta mesa é ideal para uma cozinha de decoração rústica e tradicional. Tem formas irregulares e um ar tosco que encaixa na perfeição naquela cozinha antiga capaz de nos transportar até ao conforto das casas de aldeia. Uma mesa simples e de fácil uso, que tanto funciona fechada e encostada a uma parede libertando o espaço central da divisão ou, em caso de necessidade, aberta e puxada para o centro da cozinha tornando-se ideal para uma refeição em família.

Madeira e cerâmica

Sala de jantar  por HORM.IT
HORM.IT

Ma.Re. Tisch

HORM.IT

Na imagem, mostramos-lhe o exemplo de uma elegante mesa extensível composta, em simultâneo, por madeira e por cerâmica. Quando fechada trata-se de uma singela mesa em madeira negra. Aberta, ganha vida e transforma-se num móvel diferente, ainda que igualmente discreto. A parte extensível feita de cerâmica dá ao objecto um toque de originalidade e um contraste de cores e texturas que o tornam único. Ao mesmo tempo, essa superfície extensível, oferece à mesa uma parte resistente que não risca nem mancha o que funciona na perfeição enquanto apoio para preparação de alimentos. 

Estender em largura

Sala de jantar  por HORM.IT
HORM.IT

CAPRIATA Tisch – buche mokka

HORM.IT

Ao contrário do que é habitual, deixamos-lhe agora a ideia de uma mesa que se estende não em comprimento, mas sim em largura. Assim, uma mesa estreita e rectangular transforma-se numa mesa larga e quadrada perfeita para sentar todos os seus convidados de forma a que se sintam mais próximos uns dos outros. Para além desse pormenor – ou deveríamos dizer pormaior? – da proximidade, este estilo de mesa propicia uma maior facilidade na arrumação ou até na utilização da mesa noutras funções. Depois de fechada, a mesa, pela sua largura reduzida, pode facilmente ser utilizada como aparador encostada a uma parede, sendo apenas aberta e transformada em mesa de refeições quando necessário. Uma espécie de dois em um à espera das suas visitas. 

O canivete suíço das mesas extensíveis

Muito mais que uma mesa! Podia ser o slogan de uma nova campanha publicitária, mas não é. 

Estamos perante um objecto funcional construído de forma inteligente e bem pensada. Para começar, este móvel tem rodas pelo que o pode transportar para qualquer divisão de sua casa, embora as suas características se adequem mais à cozinha. Tem um formato em bloco onde existem gavetas para arrumação, pontos de energia (tomadas) e, como não podia deixar de ser, uma mesa extensível que, quando fechada se transforma numa gaveta, e quando aberta apresenta a possibilidade de acrescentar mais dois lugares à sua mesa ou, ainda, de a utilizar enquanto apoio para preparar refeições. Aliás, se organizar um jantar, pode usar este móvel como suporte para talheres, guardanapos, copos ou entradas para os seus convidados, como num buffet. Diga lá se não pensamos em tudo? Um objecto de linhas moderna que encaixará na perfeição em qualquer espaço da sua casa e que, pela sua boa construção e funcionalidade, nos lembra o famoso canivete suíço. 

Em vidro

Sala de jantar  por homify
homify

'Maso' extending glass top dining table by Sedit

homify

A mesa Maso é uma peça bonita e funcional. Xeque-mate. Com um estilo claramente contemporâneo, utiliza materiais que contrastam entre si e a dividem em tês partes: a base, o tampo e o mecanismo extensível. Para cada uma destas partes, o designer utilizou diferentes materiais, que mesmo sendo de texturas diametralmente opostas, combinam na perfeição criando uma peça harmoniosa e original da qual é impossível não gostar. A base quase parece uma mesa virada ao contrário. A robustez da madeira transmite-nos força e resistência e, no topo, a elegância do vidro empresta-nos sofisticação. No fim, a sua transparência permite-nos ver o brilho metálico dos mecanismos de extensão. 

A mesa panfleto!

Sala de jantar  por Allnatura
Allnatura

Tisch Mercedo

Allnatura

A mesa extensível Rustico, proposta da marca alemã Allnatura, quase nos lembra um panfleto: compacta, mas com muitas faces. Se, à última hora, chegar um convidado inesperado a sua casa, basta abri-la e desdobrar as telas de madeira. E se chegarem mais quatro? Nada tema, também se expande em comprimento suficiente para os sentar. A Rustico está disponível em quatro esquemas de cores diferentes, três larguras e cinco comprimentos. Quão funcional é? Muito! 

Para salas maiores

Por fim, uma mesa que, contrariamente ao que lhe mostrámos até agora, é ideal para espaços amplos. A mesa criada por Steffanio Bettio é uma peça de design perfeita para a sua sala de jantar. O móvel torna-se extensível a partir de módulos que vamos acrescentando ou removendo consoante as circunstâncias. Tendo em conta que falamos de uma peça de grandes dimensões construída para ser usada em áreas amplas é importante ter uma noção correcta do espaço e da influência que o objecto pode ter nele. Assim sendo, o designer teve a sensibilidade necessária para construir uma mesa com placas de madeira finas de forma a que o objecto se assuma dentro do espaço mas não tome conta dele.

Qual das nossas sugestões lhe agradou mais? Dava-lhe jeito ter uma mesa destas aí em casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!