Diferentes maneiras de criar uma fantástica ilha para a sua cozinha!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Tornar a sua cozinha num local quase de culto, onde toda a gente se sente bem e onde consegue aliar o espaço funcional a um design bonito e com charme pode parecer uma dor de cabeça. Ter as gavetas, os armários e toda a restante arrumação no sítio certo e onde encontremos o que precisamos de forma intuitiva é o sonho de qualquer cozinheiro, certo? Mas se também queremos criar um ambiente elegante e atraente, devemos pensar um bocadinho melhor e tirar o maior partido do espaço que temos!

As ilhas são elementos que entraram nas nossas casas há uns anos atrás e que continuam a fazer grande sucesso nesta divisão! As grandes vantagens? Para além de conferirem um ar super moderno à cozinha, ajudam-no a criar ainda mais arrumação. Além disto, são elementos que podem assumir várias facetas, como preparação de alimentos, armazenamento ou mesa de refeições. Estando instalada no meio da cozinha, está acessível de todos os lados, o que ajuda a promover o convívio entre todas as pessoas presentes durante a confecção dos alimentos. Na sua ilha pode ainda instalar máquinas, como a de lavar roupa ou loiça, ou ter o seu fogão e forno, libertando a bancada da cozinha para outras coisas que lhe possam ser úteis. Mas, como dissemos atrás, as ilhas estão na moda e isso implica que possa já ter visto todas as opções em revistas, em filmes ou em casa de amigos. Por isso mesmo, para tornarmos a sua ilha única, trazemos até si 7 ideias diferentes que farão com que a sua ilha faça a diferença no meio de todas as outras! Fique connosco e veja como!

Torne a sua estante de livros numa ilha única!

Apartamento na Foz do Douro: Cozinhas modernas por ABPROJECTOS
ABPROJECTOS

Apartamento na Foz do Douro

ABPROJECTOS

A nossa primeira sugestão vai para uma ilha mais fora da caixa: por que não utilizar uma ou mais estantes para adicionar este elemento à sua cozinha? Conjugando pelo menos duas estantes, consegue organizar uma boa ilha. Adicione um tampo de madeira ou em vidro temperado para lhe dar um aspecto de peça única e aproveite as prateleiras para adicionar gavetas ou para serem utilizadas assim em bruto. Decorá-las ou recorrer à sua utilidade enquanto sistema de organização do espaço são também opções suas!

Adicione uma zona extra

Se já tem uma ilha, espaço à volta e não está totalmente satisfeita com ela, por que não criar um espaço de refeições anexado àquela? Sem perder a área da sua ilha, pode ponderar adicionar outra superfície que lhe possa servir de mesa. Não é necessário que seja uma grande superfície – lembre-se que uma das características das ilhas é precisamente o toque moderno que conferem às cozinhas -, por isso basta um tampo que suporte 3 ou 4 lugares corridos à mesa. Desta forma, consegue manter as funcionalidades da sua ilha, ao mesmo tempo que lhe adiciona um novo aspecto que vai tornar mais fáceis aquelas refeições diárias e rápidas!

Quem disse que uma ilha tem raízes?

Pelo menos a sua não tem que ter! Já tinha pensado numa ilha que muda de lugar conforme a necessidade dos seus utilizadores? Pois bem, apresentamos-lhe esta solução com assinatura do designer de cozinhas Marcus Fußstetter. Claro que há que ter alguns cuidados, nomeadamente com canalizações ou ligações eléctricas que possam ser necessárias para o funcionamento de alguns elementos na ilha, mas é sem dúvida um modelo que vai causar sensação dentro da sua cozinha! E pode sempre utilizá-la unicamente para arrumação, armazenamento de alimentos ou preparação dos mesmos. Óptima para que se sinta mais livre dentro da sua cozinha, como se substituísse os pés por asas!

Reutilize uma mesa antiga

Bom, não necessariamente uma antiga: no fundo, o que importa reter desta dica é a utilização de uma mesa para a criação da sua ilha. Esta é uma sugestão que pode ser o que procurava, se tem uma cozinha mais pequena e as soluções de ilhas são sempre demasiado grandes para o espaço que tem. Uma vez que há mesas para quase todos os gostos e feitios, será mais fácil encontrar uma que se encaixe na sua casa. E mesmo que não encontre… é pessoa para fazer uma de raíz, não? Tutoriais não hão-de faltar por essa internet fora, por isso deixe-se de desculpas e mãos à obra!

Uma secretária com um organizador por baixo

Quem fala de mesas, fala também de secretárias. Funcionam de uma maneira óptima como ilhas nas nossas cozinhas, com uma grande vantagem: muitas delas já têm organização por baixo do tampo! Com gavetas, pequenos armários ou prateleiras, oferecem-nos soluções de arrumação práticas que nos facilitam o momento da tomada de decisão em colocá-las na nossa cozinha. Temos de uma forma quase instantânea um tampo de trabalho que nos chega com o bónus da organização, permitindo também que sirva de mesa de refeições, pois tem a altura ideal para isso.

E que tal uma cómoda mutante?

Suite & Closet: Quarto  por ÀS DUAS POR TRÊS
ÀS DUAS POR TRÊS

Suite & Closet

ÀS DUAS POR TRÊS

Pois é! Já tinha ponderado sobre isto? Com algumas – talvez até poucas – alterações, é uma situação de duplo ganho: ganha o leitor, por ter uma ilha personalizada, e ganha a cómoda, com uma nova vida e uma nova utilidade! Se herdou uma peça destas e não sabe bem que fim lhe há-de dar, siga o nosso conselho: não a deite fora e utilize-a na sua cozinha, como a sua mais recente ilha! Dará um toque único à divisão, sem que para isso necessite de investir muito dinheiro. Um tampo novo, um retoque aqui, talvez outro acolá… et voilá! Não é um máximo? E apostamos que só vai ouvir críticas favoráveis à nova pérola da casa!

Apontamentos finais

Relação da horizontalidade dos rasgos com o espaço de confeção.: Cozinhas modernas por Sérgio Bouça
Sérgio Bouça

Relação da horizontalidade dos rasgos com o espaço de confeção.

Sérgio Bouça

No fundo, o importante mesmo é que consiga pensar um bocadinho mais à frente e perceba como conseguirá tirar o melhor partido do que tem, sem que para isso fique com uma ilha que envergonhe a sua cozinha. Se, por exemplo, quiser remodelar a casa e transformar a cozinha típica numa cozinha americana, por que não aproveitar os móveis que já tem para criar essa ilha? Para isso, terá que aplicar uma placa nas parte de trás do móvel ou considerar gavetas/prateleiras e conseguir um bom tampo! São estas e outras ideias que nos vão surgindo, quando é importante ter estilo, mas ao mesmo tempo poupar algum dinheiro – e haverá algum mal nisso?

De todas as dicas, qual a que mais lhe agradou? Diga-nos porquê, na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!