Sete cozinhas, uma de cada cor!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se anda a pensar dar um novo ar à sua cozinha e torná-la mais moderna e original, então continue a ler este livro de ideias. Se não anda, continue na mesma. Pode mudar de ideias. Ainda que a cor branca seja a primeira opção para fazer com que os ambientes pareçam mais luminosos e nos transmitam uma sensação de maior amplitude espacial, as cozinhas pequenas não têm que sofrer pelo seu tamanho. O encanto destas cozinhas provém da cuidadosa selecção de elementos que a vestem. Assim, fizemos uma selecção de sete cozinhas, nenhuma delas muito grande, para o inspirar a transformar a sua através da cor. Curioso para ver as nossas escolhas?

1. Vermelho: criatividade e paixão

Cozinhas modernas por Gerber GmbH

O vermelho é a cor da paixão e, se gosta de cozinhar, pode ser ideal para acentuar o entusiasmo que sente por esta actividade.

O vermelho é a tonalidade da força, do atrevimento e da criatividade. Para uma cozinha pequena pode funcionar muito bem, dependendo da distribuição e da luminosidade do espaço. Uma cozinha aberta para os demais ambientes da casa deve harmonizar-se com o restante conjunto. Assim, se optar pelo vermelho, certifique-se de que essa cor aparece noutros pormenores do ambiente.

Inspire-se na cozinha da imagem pequena e com linhas simples e com móveis vermelhos que contrastam com a ilha de madeira.

2. Amarelo: energia e alegria

O amarelo é uma cor primária que, sem dúvida, fará sobressair a sua cozinha. Como no caso do laranja e do vermelho, o amarelo é um tom forte pelo que, se o usar, pinte as paredes de uma cor neutra e discreta para equilibrar o conjunto. Repare no exemplo da imagem, uma sugestão do gabinete Asenne Arquitetura, que usou o amarelo misturado com superfícies pretas e aparelhos em inox. É, sem dúvida, um espaço divertido e de vanguarda.

3. Verde: fresco e natural

O verde é a representação da natureza, da frescura e da harmonia. Também é a cor mais repousante para o olho humano. Numa cozinha, o verde garantirá uma sensação de frescura e de limpeza pelo que é uma opção muito recomendável se não quer escolher o branco.

Há uma grande variedade de tons verdes para decorar a cozinha. Os tons mais vivos transmitem alegria e os tons mais opacos ou claros emanam uma sensação de paz e de tranquilidade. Para obter um bom equilíbrio no ambiente, complemente o verde com um tom neutro como se pode ver nesta imagem.

4. Azul: paz e tranquilidade

Cozinhas modernas por Avianda Kitchen Design
Avianda Kitchen Design

Cocina cristal tintado

Avianda Kitchen Design

Um pouco à semelhança do verde, o azul gera ambientes de paz e de tranquilidade. Segundo o Feng Shui, esta cor atrai a riqueza, assim como boas relações e comunicação.

O azul é o tom que se adapta bem a um espaço pequeno. Na cozinha, os armários em azul refrescam o lugar e trazem-lhe carácter. Para os espaços muito reduzidos, é conveniente combinar a tonalidade com o branco para potenciar a luz e ter uma sensação de maior amplitude, ainda mais evidente se os móveis tiverem um acabamento brilhante.

5. Laranja: sociável e divertido

O laranja promove alegria e traz personalidade à cozinha. É um tom expressivo pelo que deve ser usado com peso e medida. Numa cozinha pequena, importa determinar a intensidade desta cor.

No geral, utiliza-se o laranja para as frentes da cozinha, nos armários, combinado com cores como o branco ou o cinza para criar contrastes fenomenais como os da imagem da Vortex Atelier.

Uma vez mais, a cozinha aberta integra-se com o resto da casa, trazendo ao ambiente um sentimento de diversão, mas, ao mesmo tempo, de elegância e bom gosto.

6. Roxo: vanguardista e misterioso

O roxo surge da combinação da energia do vermelho com a estabilidade do azul. Conotamo-lo com a realeza, o poder, o luxo e a ambição. É uma cor de transformação ao mais alto nível espiritual e mental, capaz de combater o medo e trazer a paz.

Uma cozinha com o roxo como protagonista oferece um ambiente espectacular para preparar as refeições e delas desfrutar. Esta cor é muito utilizada na decoração actual e traz-lhe muita elegância.

Os armários da cozinha Citlali Villareal são o toque necessário para que esta cor se destaque no espaço, estando ela combinada com a neutralidade e brilho do branco e o sensacional piso em madeira.

Como é uma cor escura, deve ter cuidado com a iluminação para não converter a sua cozinha num espaço lúgubre.

7. Preto: sofisticado e elegante

O preto é audaz, elegante, sofisticado e representa o poder, a formalidade e o mistério. É uma cor que se associa ao prestígio e à sensualidade.

O negro sobressai em relação às restantes cores. É utilizado em espaços elegantes e contemporâneo e fica particularmente bem em espaços que contam com um generoso fluxo de luz natural. Porém, pode apoiar-se na luz artificial para usar a cor.

 A cozinha da imagem, um espaço concebido pelo gabinete Sobrado Ugalde, joga com a luz para fazer sobressair a calidez da madeira com a estrutura em preto simples e elegante. A luz emana uma aura dourada que torna o ambiente convidativo e aconchegado.

Arriscaria uma destas cores vibrantes na sua cozinha? Qual delas escolheria? Deixe-nos a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!