Ideias económicas para cozinhas pequenas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Os anos passam rápido, não acha? Parece que foi ontem que nos graduámos, conseguimos o nosso primeiro trabalho ou começámos uma vida em casal. Mas, não é assim. O tempo passou e para verificarmos isso basta olhar para a nossa casa que não disfarça a idade dos materiais ou o estilo que a caracteriza. 

Tal como nós, também a nossa casa precisa, de quando em vez, de uma mudança. Como? Surpreenda-se. Comece por aplicar técnicas de decoração que acompanhem as tendências e, já agora, o seu orçamento. No artigo de hoje, deixamos-lhe algumas ideias nesse sentido. São sete sugestões económicas a pensar em cozinhas pequenas. 

Veja quais.

Aproveite todos os recantos

Os profissionais do gabinete Amarillo Interiorismo mostram-nos quão fácil é aproveitar as diferentes secções da cozinha. Não importa se são pequenas, há sempre uma solução para delas tirar partido. Pode, por exemplo, criar uma península – se já a tem, melhor – e colocar, ao seu lado, cadeiras ou bancos de design, para a usar como zona de refeições informais. Para além disso, a península acrescentará mais um espaço de arrumação que faz sempre falta numa divisão deste cariz. 

Mantenha tudo organizado

A cozinha é um espaço que abriga muitos objectos e se já ocupamos uma casa há muitos anos, é normal que tenhamos acumulado muita coisas que estão guardadas ao fundo do armário e já nem nos lembramos que existem. Rompa com esta hábito e tire uma tarde para pôr de parte aquilo de que já não precisa. Aproveite para limpar o interior dos móveis e a superfície das estantes e volte a arrumar tudo criteriosamente. A criação de compartimentos é útil neste sentido. Nas estantes, pode deixar aquilo que usa com mais frequência como especiarias ou louça do dia-a-dia. Manter tudo limpo e arrumado é meio caminho andado para a sua cozinha sobressair pelos melhores motivos.

Defina um estilo ao seu alcance

Cozinhas modernas por Ponta Cabeça - Arquitetura Criativa
Ponta Cabeça – Arquitetura Criativa

Cozinha Externa – Florianópolis / SC

Ponta Cabeça - Arquitetura Criativa

A cozinha pode ser uma das divisões mais monótonas da casa, uma vez que tende a permanecer igual durante muito tempo porque o seu propósito sobrepõe-se à sua estética. Mas, não devia ser assim. Afinal, é lá que as famílias passam grande parte do seu tempo a cozinhar, a comer, a trabalhar ou a estudar, no caso dos mais pequenos. Não deixe, então, de lhe atribuir uma identidade e um estilo específico, seja ele rústico ou moderno. Para isso, basta, por vezes, substituir apenas as portas dos armários – e não os armários na totalidade -, mudar os puxadores, substituir a mesa antiga por uma nova e mais moderna ou pensar em colocar um sistema de iluminação mais eficiente.

Mobiliário prático e funcional

Quando se tem uma cozinha pequena, há que saber dela tirar proveito. Mais do que um espaço para cozinhar, é uma zona de convívio que deve oferecer conforto. Para o efeito, invista em cadeiras de design para ladear a sua mesa. Hoje em dia, já não se usa uma mesa e cadeiras a condizer. O contraste é bem-vindo e traz vida ao espaço. Repare no projecto da imagem, uma proposta da Deulonder, com uma mesa rústica em madeira com acabamento decapê rodeada por cadeiras modernas a lembrar as famosas Charles & Ray Eames. Esta mesa – e candeeiro – forma um muito acolhedor espaço para a família se reunir no final do dia.

Um desenho linear é aliado

Quando se trata de aproveitar o espaço da cozinha, é conveniente utilizar móveis que o permitam distribuir as secções dos armários de diferentes tamanhos para que possa organizar os seus alimentos e utensílios de cozinha. Se já conta com mobiliário que cumpra esta função, então pode dar-se ao luxo de alterá-lo para trazer uma lufada de ar fresco ao espaço, preservando a funcionalidade.

Se pretende alterar os móveis, então pode conversar com um designer de interiores para escolher os mais adequados para a sua cozinha ou até para fazê-los à medida. 

Inspire-se nesta proposta da Cocina Integral CH.

Um piso colorido

As cores dão vida aos espaço, assim como os móveis. Por esta razão, para proporcionar à sua cozinha um estilo único e inovador, recomendamos que eleja tonalidades que reflictam o seu estilo e gosto. Na cozinha da imagem, por exemplo, optou-se por introduzir cor por via do pavimento com mosaicos cerâmicos. Pode cobrir o chão todo com estes mosaicos ou colocá-los no intervalo entre o armário superior e inferior ou até numa zona específica como a servir de tapete à mesa.

Personalize com detalhes

Acabamos com os detalhes que, apesar de virem no fim deste livro de ideias, são tão importantes quanto os outros elementos. Os detalhes vêm trazer personalidade e aconchego ao espaço. Com poucos ornamentos pode transformar por completo a sua cozinha. Não hesite em comprar vasos com flores bonitas, velas, um cesto de encher o olho para guardar a fruta, um abajur interessante para o candeeiro ou até pratos e molduras para suspender na parede. São pequenas coisas que fazem toda a diferença.

Vai pôr em prática alguma das nossas sugestões? Aguardamos o seu feedback! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!