Otimize o design do seu quarto para um sonho melhor – Sempre

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Não é preciso ser uma pessoa com problemas de insónias, para ter algumas dificuldades em adormecer de vez em quando ou ter uma noite mais perturbada. É perfeitamente natural que as preocupações do dia-a-dia nos invadem à noite, no momento de nos deitarmos, é quando temos tempo para pensar e refletir sobre a vida! Com os ritmos frenéticos que vivemos, às vezes é muito difícil desligar-se e dormir tranquilamente. Para além de que as tecnologias, como o computador ou a televisão no quarto, ativam-nos ainda mais. Mas sabemos que dormir o suficiente é importante, são necessárias as tais seis ou oito horas de sono, para recuperar. Deixa-nos melhor, com mais disposição, ajuda a nossa memória e torna a nossa pele mais saudável também.

Então, para ajudá-lo a encontrar um sono reparador, a decoração do seu quarto pode ser fulcral. Além de alguma orientação técnica, para evitar ter ecrãs na divisão, escolher uma boa cama e um bom travesseiro, manter uma temperatura moderada e diária do ar, a iluminação, o estilo da sua decoração também pode ter um impacto – positivo – sobre a qualidade do seu sono.

Enfim, fica aqui está uma seleção de dicas para que tenha um quarto perfeito para descansar e relaxar, de modo a desfrutar depois de um dia longo de trabalho… onde no vosso quarto, pode encontrar um verdadeiro refúgio de paz e serenidade! Sinta-se em paz…

Pendurar cortinas opacas e persianas para tapar completamente a luz

VILAMOURA . INTERDESIGN: Quarto  por Interdesign Interiores
Interdesign Interiores

VILAMOURA . INTERDESIGN

Interdesign Interiores

Sabe aquela luz que entra pelo quarto adentro, assim que o dia começa a abrir? Esta poderá prejudicar o vosso sono, sobretudo no verão, quando o dia levanta-se às seis da manhã. Há pessoas, que a entrada da luz solar não causa transtorno, mas há outras que não acham tanta piada, pois os raios de sol são bem aborrecidos, por despertarem logo o sono, sem ter por isso dormido as horas pretendidas. 

Neste sentido e para remediar o problema da luz natural pelo quarto, deverá optar por fechar completamente as persianas e se estas deixarem penetrar raios de sol, pode adicionar cortinas opacas, que serão puxadas antes de ir dormir. Assim, estará bem protegido da luz e poderá dormir na perfeita escuridão. 

Instalar um ar condicionado para manter a temperatura agradável, mas não fira!

E aquele calor perturbador, que nos deixa suados, sem fazer nada?!! É horrível, não é? Geralmente, acontece naquele pico de calor, entre os meses de julho a setembro. Por mais que dormimos com a janela aberta, sem cobertor, sem lençol, sem pijama, ficamos a transpirar e a sentir a pele pegajosa… Viramo-nos para um lado e para o outro, mas aquele calor assombra-nos e não nos deixa dormir. 

São assim noites perdidas, mas isso não pode continuar assim de ano para ano, é necessário remediar. E nada melhor do que instalar um ar condicionado para refrescar o ar e deixar uma temperatura agradável, que nos deixará dormir como anjos. 

Usar a iluminação indireta para criar um ambiente descontraído

A luz direta, sem dúvida que é necessária num quarto, mas não antes de dormir… temos de começar a preparar a nossa mente para o descanso, num ambiente calmo e sereno e se deixarmos o ambiente com uma luz indireta, esta criará uma atmosfera apaziguadora e relaxante. Neste caso a luz fica oculta e difunde-se ao longo do compartimento através da reflexão no teto, tal como podemos constatar neste exemplo de quarto.

Se gosta de ler um livro antes de adormecer opte por uma iluminação indireta ou por uma luz de presença, como a de um candeeiro, na mesa de cabeceira. 

Manter óleos, incensos e velas na decoração, é uma forma de deixar o quarto com uma fragrância calmante

As velas são acessórios imprescindíveis numa decoração de uma casa, e em qualquer divisão. Os seus diversos feitios e as diferentes cores proporcionam um delicado ambiente… No caso de comprar velas perfumadas, o seu cheiro cria a atmosfera perfeita, mesmo no quarto! Não antes de dormir para não abafar demasiado o ar, mas durante o dia, pode queimar uma vela perfumada ou uns óleos de incenso, para deixar um perfume agradável na divisão. 

A par disso, não se esqueça de abrir as janelas, para arejar todos os dias o vosso quarto, de modo a purificar o ar.

Nada de TV ou computadores no quarto, torná-lo-á num espaço livre de tecnologias

Deep Night - Roupa de cama 100% algodão Egipto penteado: Quarto  por Home Concept
Home Concept

Deep Night – Roupa de cama 100% algodão Egipto penteado

Home Concept

O quarto é o espaço de descanso, de relaxe, onde se procura a paz e o bem-estar, mas também o reencontro de nós mesmos. Mas se tivermos a dar continuidade ao mundo de lá fora, com a televisão ou outros meios tecnológicos com estes aparelhos dentro do quarto, estaremos a prejudicar o nosso bem-estar. Não havendo assim um real descanso e a tal pausa do dia. E estes elementos estarão a roubar-lhe horas de sono, tão fundamentais para a recuperação.

É importante a nossa mente abstrair-se de tudo o que se passa ao redor do mundo e se trouxermos tablets, televisões, computadores… para o nosso quarto, estaremos a quebrar a paz interior. Prefira ler um livro, apreciar a vista da vossa janela ou varanda, dormir e descansar o corpo.

Encher o quarto com tapetes de pelo e têxteis para torná-lo acolhedor

Os tapetes e uns bons têxteis conferem ao quarto um ambiente agradável e acolhedor, torna-se mais aconchegante entrar num quarto em que o piso tem pedaços fofinhos e quentes, não é verdade? E não é só a pisar, mas o olhar também sente esse calor. Se ainda não apostou num bonito tapete para o seu quarto, tem de espreitar os modelos que existem na homify.

Por outro lado, uns bons têxteis, lençóis lavados, um edredom fofo e bonito e uma almofada perfeita… é meio caminho andando para uma noite de puro descanso.  

Obtenha uma cama confortável e não guarde coisas debaixo dela

quarto princesa: Quarto  por CASA MARQUES INTERIORES

De acordo com a técnica oriental, Feng Shui, não devemos colocar objetos debaixo da cama, pois poderá fazer com que parte da energia positiva se perca e aumentará o surgimento de pesadelos. Neste sentido, se tiver um amontoado de coisas debaixo da cama, pode pensar em retirá-las, com o intuito de melhorar a qualidade do seu sono. Por outro lado, não prescinde do conforto de uma boa cama e do seu respetivo colchão, fará toda e qualquer diferença num sono recuperador.

Nota: o Feng Shui tem uma grande sabedoria e tem como objetivo melhorar a energia de um ambiente, se quiser descobrir mais curiosidades dê uma vista de olhos neste artigo : Feng Shui: siga esta filosofia ancestral para decorar o quarto.

Ter um quarto simétrico

Suite & Closet: Quarto  por ÀS DUAS POR TRÊS
ÀS DUAS POR TRÊS

Suite & Closet

ÀS DUAS POR TRÊS

E finalmente, aconselhamos que seja rigoroso na montagem do seu quarto, quer ao nível decorativo, quer no posicionamento da mobília, pois esta deverá manter uma simetria, em que tudo esteja direito, em linha e em uniformidade (mesas de cabeceira, tapetes, cama… ) . Por outro lado, manter um quarto simétrico significa manter coerência nas cores e padrões da decoração. 

Quanto mais mantivermos coesão e regularidade mais a nossa mente ficará tranquila e melhor será o nosso sono. 

E agora sim, está pronto para dormir… em paz. Bons sonhos! 

Sofre de insónias? Vai considerar algumas das nossas sugestões? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!