Mosquitos: livre-se deles e mantenha-os afastados de si!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

O verão está aí a chegar, as temperaturas já aquecem e a vontade de aproveitar os dias lá fora é cada vez maior, certo? A altura de reunir amigos, de usar o terraço como palco de jantares ou tirar o pó a todos os utensílios de pic-nic está mesmo ali à porta e parece que nada nos vai impedir de viver em pleno esses momentos ao sol… mas eis senão quando nos deparamos com aqueles que podem ser um dos nossos maiores inimigos: os mosquitos!

Há um ditado africano que diz Se pensa que é muito pequeno para fazer a diferença, tente dormir com um mosquito no quarto – e o sentido desta frase não podia ser mais objectivo: como é que um bicho tão pequenino consegue causar tanto distúrbio? Mas a verdade é que há pessoas que não conseguem mesmo estar no mesmo sítio que estes insectos, podendo pôr em causa um momento de convívio ao ar livre com amigos. Havendo maior predisposição de umas pessoas em relação a outras para serem atacadas por mosquitos, é natural que o desconforto causado pela presença destes afecte o bem-estar de alguns, pelo que a equipa homify decidiu dedicar este artigo exclusivamente a dicas que visam afastar os mosquitos para que consiga viver um verão mais tranquilo e descontraído, sem o medo de ficar com o corpo coberto de reacções às picadas destes insectos! Se é uma das pessoas com pouca sorte que atrai invariavelmente estes bichos ou conhece alguém com essa tendência, fique connosco e veja o que pode ser feito para mantê-los afastados!

Feche as janelas durante e após o pôr-do-sol

Quando a noite cai, há uma tendência natural para ligarmos as luzes. Somando a isto o calor que se possa fazer sentir, as janelas mantêm-se abertas para que o ar circule um pouco… e com essa circulação vêm os mosquitos! Desorientados com a escuridão, os mosquitos sentem-se atraídos pela luz dentro de casa e deslocam-se até ela, provocando um aglomerado grande deles junto às nossas lâmpadas. E o que acontece a seguir? Não há sossego em casa! E claro, para quem até arrepios tem por ver um mosquito dentro do mesmo compartimento onde se encontra, o pânico instala-se e não há quem os socorra! Para evitar estas situações, procure fechar sempre as janelas e portas antes de acender as luzes dentro de casa. Desta maneira, consegue manter os mosquitos do lado de fora de casa e estar mais à vontade lá dentro!

Se estiver muito calor, abra as janelas e feche as cortinas

Sala Estar - Encosta do Douro: Salas de estar ecléticas por Ângela Pinheiro Home Design
Ângela Pinheiro Home Design

Sala Estar – Encosta do Douro

Ângela Pinheiro Home Design

Claro que em certas zonas do país é impossível ter as janelas fechadas, mesmo durante a noite. Se estiver num local assim, pode deixar as janelas abertas, mas tenha o cuidado de correr as cortinas de forma a forma uma certa barreira entre o interior e o exterior da casa. Claro que não será uma medida tão eficiente como a anterior, mas ajudará a evitar a entrada massiva de mosquitos. Outra opção que pode utilizar é a instalação de redes nas janelas com uma malha pequena, que não permita a entrada dos insectos. Assim pode ter sempre as janelas abertas, sem se preocupar com as cortinas nem com a sua posição. De facto, esta é a solução ideal para zonas onde se atingem grandes temperaturas e que se caracterizam também pelos altos valores de humidade.

Utilize redes mosquiteiras

MASTER BEDROOM AFTER: Quartos coloniais por Home Staging Factory
Home Staging Factory

MASTER BEDROOM AFTER

Home Staging Factory

E por falar em redes, trazemos até si as redes mosquiteiras que se transformam em bonitos dosséis para a sua cama ou para a cama dos miúdos. Altamente práticas e super românticas, estas redes permitem que se proteja dos mosquitos enquanto dorme (sem o drama de ter que se tapar todo para que os insectos não o piquem), ao mesmo tempo que devolvem ao seu quarto um ambiente remoto e extremamente acolhedor. No mercado encontrará diversas opções e qualidades, mas se pretende algo mais personalizado, por que não comprar uns metros de tule e pôr as mãos à obra?

Tenha por perto plantas que funcionem como repelentes naturais

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

E por que não aproveitar o que a Natureza nos oferece e utilizar plantas como resposta a esse combate contra os mosquitos? Plantas como o manjericão, a lavanda, o alecrim, o tomilho ou até mesmo o eucalipto são óptimas para afastar este tipo de insectos da sua casa! E porquê? Porque são plantas que libertam odores fortes que não agradam aos mosquitos. Assim sendo, semeie no seu jardim ou dentro de casa (saiba como manter um jardim de ervas aromáticas dentro de casa no nosso artigo que aborda este assunto) estas plantas que o ajudarão a manter os mosquitos afastados do seu lar!

Prefira ter luzes mais fracas

Quarto  por Paula Werneck Arquitetura
Paula Werneck Arquitetura

Iluminação cabeceira

Paula Werneck Arquitetura

A luz artificial atrai por si só (e de forma poderosa!) todos os mosquitos, moscas e mosquinhas que andem por ali a circular sem destino. Ter um candeeiro aceso dentro de casa ao final da tarde ou à noite é um convite aberto para que todos estes insectos entrem e invadam os seus compartimentos! E quanto mais forte for a luz, mais atraídos eles se vão sentir. Se não consegue evitar ter as luzes acesas e as janelas abertas, tem duas opções para além das redes já faladas anteriormente: ou opta por utilizar lâmpadas repelentes de mosquitos (encontrará facilmente nas lojas, principalmente na época de verão e na zona do jardim) ou então tenha lâmpadas menos potentes que não sejam tão atractivas.

Crie circulação de ar dinâmica

Sala de estar  por Casa Bruno - the way to feel good
Casa Bruno – the way to feel good

CASA BRUNO Deckenventilator WINDPOINTE – ein Modell, unzählige Möglichkeiten – gestalten Sie Ihren WINDPOINTE Ventilator

Casa Bruno - the way to feel good

E por dinâmica entenda-se uma corrente que se note a mexer-se, como por exemplo as correntes provocadas por ventoinhas. Na verdade, o mosquito é um bicho muito pequeno e, consequentemente, muito leve – logo, não gosta de zonas ventosas onde não se consiga fixar. Assim sendo, ao ter correntes de ar dentro de casa ou o ar em movimento fará com que nenhum mosquito consiga lá estar muito tempo, reduzindo os seus ataques. Ventoinhas ou janelas abertas que provoquem estas deslocações de ar são óptimas aliadas para evitar ter mosquitos dentro de casa!

Já tinha experimentado alguma das nossas dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!