Quartos de bebé modernos: proposta neutra e proposta para menina

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Quarto de bebé MP, The Spacealist - Arquitectura e Interiores The Spacealist - Arquitectura e Interiores Quartos de criança modernos
Loading admin actions …

Planear a decoração de um quarto de bebé é uma experiência entusiasmante, mas que também pode suscitar dúvidas, sobretudo aos pais de primeira viagem. Actualmente, tendem-se a favorecer quartos de bebé mais simples e clean que sejam práticos, acolhedores, versáteis e que tenham um qualquer elemento a criar um ponto focal como, por exemplo, um papel ou um vinil a revestir uma das paredes. Se espera o seu primeiro filho e não sabe bem por onde começar no que toca à decoração do quarto, sugerimos que recolha algumas imagens de quartos de bebé (aqui na homify, em revistas, em páginas de decoração nas redes sociais, e assim por diante) e que as apresente a uma equipa de profissionais que o possam ajudar a concretizar as suas ideias e a acrescentar valor ao espaço.

Hoje, trazemos-lhe duas encantadoras propostas da The Spacealist, uma marca de arquitectura, de design de interiores e de decoração criada por Joana Alverca Barros, arquitecta nascida em Lisboa, em 1981. A The Spacealist oferece serviços nas áreas da arquitectura, do design de interiores, do desenho de mobiliário e da decoração e cria projectos tridimensionais que permitem aos clientes ver mais do que uma solução para o mesmo espaço e optar pela que melhor lhes parece.

Sem mais delongas, passemos às imagens.

1. Quarto de bebé – versão género neutro

Este projecto foi desenvolvido para um jovem casal à espera do seu primeiro filho e teve como ponto de partida dois elementos que os clientes pretendiam integrar na decoração: um candeeiro de mesa e um pequeno peluche. Visto ambos os objectos terem a cor azul e tendo sido, inicialmente, pedido um ambiente de género neutro, optou-se por tons entre o azul e o cinzento com o menta e o amarelo a surgir como apontamentos mais expressivos. Entretanto, os clientes souberam que o bebé seria uma menina, pelo que pediram à The Spacealist que introduzisse cor-de-rosa na proposta.

Nas imagens acima, vemos a proposta inicial em relação à qual a segunda proposta (que se segue) divergiu apenas nos pormenores em tons de rosa e coral, cores que não assumiram de forma dominante, mas sim integradas com o que já tinha sido pensado inicialmente.

O quarto do bebé divide-se em duas zonas essenciais: a do berço e cómoda (que tende, também, a servir como muda-fraldas) e a zona composta por uma poltrona, pufe e estante. A poltrona, pelo menos numa fase inicial, é extremamente útil para os pais pois podem embalar, alimentar ou vigiar o bebé, estando, também eles, confortáveis. Neste caso, a peça aparece complementada por um pufe que pode servir como repousa-pés e por um candeeiro de pé para não faltar luz a este recanto. A estante assume o formato de uma tenda tipi e será, por certo, um espaço de arrumação muito útil.

2. Quarto de bebé – proposta para menina

Eis a proposta para menina. A essência do espaço manteve-se quase inalterada. O mobiliário segue as mesmas linhas, mas é todo em branco e sem apontamentos em madeira natural e, no desenho geométrico da parede, que serve como pano de fundo ao berço, substituiu-se o azul pelo rosa muito claro. O conjunto acaba, assim, por ser ainda mais delicado.

Esta é uma das grandes mais-valias dos projectos 3D (e de trabalhar com profissionais): a possibilidade de se experimentar, alterar, ver, alterar novamente (se for preciso) e ir afinando detalhes até se chegar a um projecto final que seja do total agrado do cliente.

É incrível perceber como a alteração de pormenores pode mesmo fazer a diferença. Bastou trocar a almofada e o pufe em tons de azul por alternativas que percorrem o coral e o rosa para o quarto se tornar mais feminino. As cortinas, papel de parede e soluções de arrumação são exactamente as mesmas, mas surgem, agora, intervaladas por objectos de decoração que dão uma nova identidade decorativa ao quarto. Chamamos, ainda, a sua atenção para as andorinhas colocadas na parede que somam uma vertente onírica ao ambiente.

Em baixo, deixamos-lhe os contactos da The Spacealist:

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista