Casa de campo: sete magníficas ideias

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Procura ideias para valorizar e dar uma lufada de ar fresco à antiga quinta ou casa rústica onde vive? Deixe-se, então, inspirar pelas sugestões dos nossos especialistas e descubra sete ideias especiais para tornar a sua casa de campo única e confortável.

A pérgola

As estações quentes são as melhores para desfrutar de uma casa de campo: podemos descansar ao sol, saborear uma brisa de final de tarde e respirar os suaves aromas das flores e dos frutos. Assim, por que não criar uma pérgola sob a qual pode instalar uma zona de refeições para realizar um agradável convívio com a sua família e amigos? Para isso, basta acrescentar um avançado à casa, em madeira, por exemplo, e torná-lo o mais confortável possível. Inspire-se na fotografia que lhe deixamos, da autoria do gabinete Moreno Donati, ou construa a sua própria pérgola. 

Veja como, neste artigo: Construir uma pérgola em nove etapas fáceis

Um exuberante jardim

O jardim é, muitas vezes, o cartão de visita da casa. É com ele que nós e os nossos convidados temos o nosso primeiro contacto. Por esse motivo, é importante prestar especial atenção à criação de espaços ao livre. Se a área do jardim for muito extensa, pode optar por deixá-la revestida por relva com pequenos recantos ocupados por flores nas imediações da casa. Foi isso que os profissionais do Studio Rossettini fizeram nesta moradia.

Casas rústicas por CCD Architects
CCD Architects

Maison Frie au Four

CCD Architects

Se o jardim se caracteriza pelo tamanho exíguo, pode cultivar as variedades de plantas individualmente para criar uma composição colorida de grande impacto visual.

Decoração floral na fachada

Está à procura de uma ideia para acrescentar uma noite de cor à sua casa de campo sem ter que a pintar? Então, por que não decorá-la com flores de cores alegres? Pode, por exemplo, começar por colocar dois vasos de pedra fora da entrada, um de cada lado, ou perto do portão. Como segundo passo, pode deixar crescer plantas trepadeiras ao longo das paredes exteriores da casa. Em dois anos, poderá alcançar resultados significativos. Para evitar que as folhas danifiquem o gesso da casa, escolha plantas como as glicínias ou o jasmim.

Caminho arborizado

Os caminhos - avenidas – arborizados são típicos nas quintas e nas casas de campo. Muitas vezes, estas habitações estão inseridas num contexto rural muito amplo e a unidade arborizada actua como divisor entre a área cultivada e a área doméstica. Dependendo do seu gosto e da área da casa onde o caminho se localiza, pode escolher uma ampla variedade de plantas. Se viver numa região montanhosa de clima temperado ou talvez perto de um lago, aposte nos ciprestes, típicos das moradias rurais da Toscana. Foi essa a escolha do Studio Zaroli para decorar esta avenida de uma quinta em Perugia.

Piscina

Numa casa de campo, não falta espaço. E por que não aproveitá-lo para construir uma piscina? Pode optar por diversos modelos e soluções, desde uma grande piscina com um formato quase olímpico, como vemos nesta proposta da empresa Piscine Castiglione, a uma dimensão mais reduzida, a pensar sobretudo nos mais pequenos. O importante não o tamanho da piscina, mas sim o ambiente ao seu redor.

Área de refeições

Quando se imagina uma casa de campo, imagina-se, de imediato, uma grande e robusta mesa de madeira em torno da qual uma numerosa família usufrui de uma deliciosa refeição. As grandes dimensões de uma quinta apelam ao convívio e à partilha. Por esse motivo, sugerimos-lhe que crie uma zona confortável para receber os convidados que desejar. Ao longo da mesa, pode colocar cadeiras ou um banco sob o comprido onde cabe sempre mais um. Não se esqueça dos elementos que oferecem conforto como as almofadas, candeeiros, velas, entre outros.

Uma grande lareira

Salas de estar rústicas por RI-NOVO
RI-NOVO

Villa Rustica

RI-NOVO

A lareira é outro elemento típico de uma casa de campo. Como não ser conquistado pelo delicioso calor e pelo jogo de luz e de sombras que uma lareira cria? Se tiver sorte suficiente e já possuir uma lareira ampla de estilo antigo, à semelhança da lareira da imagem, pode equipá-la com bancos rústicos de madeira e almofadas grandes para criar uma sala íntima. Embora esta sugestão pareça sui generis, a verdade é que muitas casas rurais têm espaços idênticos que antes se utilizavam para cozinhar com lenha.

Tem uma casa de campo? Então, esperamos que este artigo tenha vindo a propósito. Deixe-nos o seu comentário. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!