Impressione os seus convidados com uma sala tipo galeria

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Se é um amante de obras de arte e frequentador assíduo de galerias então este artigo vai com certeza suscitar-lhe interesse. Aquilo que lhe propomos hoje é que dê à sua sala de estar um ar de galeria de arte. Ainda que seja difícil ter a quantidade de obras de arte que existem numa galeria, existem alguns truques que pode usar a seu favor para que a sua sala de estar fique assim com um toque mais moderno e peculiar. A organização do mobiliário e das peças decorativas que tem na sua sala e as suas várias disposições, poderão conferir este cariz mais peculiar. Se está curioso para ver de que forma pode isto acontecer então não se fique por aqui. Acompanhe-nos até ao final do artigo que as surpresas e dicas que temos para si, vão com certeza valer a pena! 

Use o espaço envolvente de forma a tornar a decoração mais orgânica

A sua sala de estar é também composta por aquilo que se pode ver lá fora, ou seja para além das suas janelas há ainda uma continuação do espaço que faz parte dele ao poder ser captado pelos nossos olhos. No exemplo que lhe mostramos temos um exterior que qualquer de nós gostaria que fosse o da nossa casa, este é de facto um prolongamento fantástico que marca de forma única a decoração. Ainda que a maioria de nós não tenha este espaço envolvente, as nossas janelas são o nosso contacto com o mundo lá fora e é importante que as tenhamos em conta quando estivermos a decorar o espaço, pois no fundo tudo aquilo que os nossos olhos vêm acaba por ser parte integrante da decoração da nossa casa.

Use luzes nas paredes

Uma das maneiras mais eficazes para dar um look de galeria à sua sala tem que ver com o uso da iluminação. Para que esta funcione a seu favor é importante que a use de forma muito específica e nem mais, nem menos do que luzes nas paredes pode ser a escolha mais certa. A razão é simples e tem unicamente que ver com a forma como a luz se distribui no espaço. O objectivo é que esta seja homogénea ao longo de todo o espaço para que não existam zonas que estejam mais iluminadas que outras, a não ser que haja um propósito para isso acontecer. No exemplo fotográfico pode mesmo reparar que os próprios degraus das escadas estão iluminados o que para além de uma função prática confere uma certa elegância que acaba por se repercutir em todo o espaço.

Misture diferentes estilos e tamanhos

Um outro aspecto importante tem que ver com diversidade, isto é, quanto mais estilos e tamanhos diferentes tiver em sua casa – claro que contamos sempre com a sua conta, peso e medida! – mais ela se aproximará de uma estilo de uma galeria. Algo que é importante aqui referir: não sobrecarregue o espaço. Ter diversidade não é sinónimo de ter um espaço cheio de coisas, isso para além de ser contra-produtivo – se imaginar uma galeria, com certeza que lhe virá à ideia um espaço que respira livremente – é ainda anti-estético. Todos os objectos que temos na nossa sala de estar devem ter o seu lugar próprio de forma a que não sejam esmagados por outros por aquilo que os rodeiam. 

Deixe algum espaço entre mobílias e peças de arte

Atmosferas | Projecto de Interiores Paula Gouveia: Salas de estar industriais por  IDesign.art by Paula Gouveia
IDesign.art by Paula Gouveia

Atmosferas | Projecto de Interiores Paula Gouveia

IDesign.art by Paula Gouveia

Ainda dentro do espaço que cada objecto deve ocupar na sala de estar há outra coisa que deve fazer: deixar alguma área entre as peças de mobiliário e as peças de arte que tiver nas suas paredes. Ao fazê-lo os seus quadros irão com certeza ter um lugar de destaque na sua sala o que é sem dúvida uma mais valia não só para as peças mas também para a decoração no geral dos espaços da sua casa.

Assegure-se que as molduras combinam com as paredes e com o restante estilo da casa

Para que a coerência seja conseguida há que ter atenção a tudo já aqui lhe dissemos antes e saber encontrar o equilíbrio certo entre tudo aquilo que tem na sua sala de estar. O exemplo que lhe apresentamos é deveras primoroso e bem conseguido. Consegue juntar vários elementos diferentes, sem que a sala se torne demasiado pesada ou exagerada. Tudo existe no sítio certo o que possibilita que as várias peças possam ser bastante diferentes. Relativamente às molduras se tiver peças que por si só já se imponham bastante, sugerimos-lhe que não opte por molduras que sejam demasiado pesadas porque incorre no risco destas  fazerem com que a obra de arte passe para segundo lugar. Nos exemplos que vemos elas quase se confundem com a própria obra, o que a nosso ver num tipo de decoração deste género pode ser um ponto a favor.

Desenvolva e use uma paleta de cores consistente

Atmosferas | Projecto de Interiores Paula Gouveia: Salas de estar industriais por  IDesign.art by Paula Gouveia
IDesign.art by Paula Gouveia

Atmosferas | Projecto de Interiores Paula Gouveia

IDesign.art by Paula Gouveia

A questão das cores é também muito importante porque tem de revelar alguma coerência para que o espaço se apresente uno, ou seja, uma vez mais não se trata de usar demasiada diversidade, trata-se de usar a diversidade certa. Não tem de se restringir a uma paleta única mas é importante que encontre um equilíbrio. Dito isto, pedimos-lhe que olhe para a imagem, como pode constatar os castanhos habilmente misturados com o azul do sofá fazem com esta sala de estar seja um espaço que respira bom gosto e elegância, não concorda?

Gostou do nosso artigo?! Partilhe a sua opinião!
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!