Conselhos úteis para poupar dinheiro em casa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Poupar. Amealhar. Apertar o cinto. Hoje o tema é difícil e por vezes não nos apetece nada ler sobre cortes no orçamento, seja no do Estado seja no familiar. Mas tendo em conta a instabilidade financeira no país e no mundo, as despesas que aumentam e os salários que diminuem, o melhor mesmo é tentar planear a vida para que não sobre mês ao seu salário! E vamos ser sinceros, por vezes fazemos despesas desnecessárias ou excessivas, que podem ser cortadas, ou restringidas, com alguma paciência e perseverança.

Há que encarar a poupança da forma mais correta. Poupar pode não ser apenas uma necessidade! Ter hábitos de poupança pode tornar-se um hábito rentável independentemente das flutuações económicas globais, e com alguma sorte ainda descobre que economizar pode passar a ser um passatempo absorvente. Também não significa abdicar das coisas de que mais gostamos.

Com algumas medidas simples, desde as mais acessíveis até às que precisam de algum investimento inicial, cada um de nós pode encontrar a melhor solução a fim de obter uma boa poupança.

Por isso, cabeça erguida, peito para fora e barriga para dentro! Vamos marchar em direção à poupança, cortando nos gastos certos, mudando alguns hábitos e amealhando algum capital para o que realmente nos faz felizes!

Compostagem no jardim – solução amiga do ambiente

Terraços  por GOAStudio | London residential architecture
GOAStudio | London residential architecture

Brockley, Lewisham SE4, London | House extension

GOAStudio | London residential architecture

Cultivar os próprios vegetais é ótimo, já o dissemos antes. Mas para que esse cultivo seja bem-sucedido é fundamental alimentar as plantas corretamente. E que melhor e mais ecológica forma de o fazer do que usando composto? O composto é o adubo biológico por excelência e é usado há milénios na agricultura. Para o obter tem duas soluções: – ou compra numa loja da especialidade ou faz o seu próprio composto. Comprar não entra nesta equação da poupança, por isso toca a aproveitar os restos das suas refeições!

Como fazer? Arranje um recipiente com tampa de dimensões adequadas ao seu espaço e coloque-o no exterior, após fazer algumas perfurações para arejamento. Há recipientes próprios à venda, muito baratos e nem necessitam de adaptações. Depois é só ir colocando ali restos de alimentos em camadas. Mas nem todos os alimentos são adequados… Cascas de frutos, folhas caídas ou relva são ótimos, mas nunca ali coloque restos de carne ou peixe pois só vai conseguir atrair pragas! O composto é então utilizado do fundo para cima pois a compostagem demora algum tempo, e a parte inferior está pronta enquanto a inferior não está!

Há imensa informação na internet, por isso informe-se com cuidado antes de começar. E toca a compostar!

Faça um jardim de vegetais na varanda

Jardim  por Mundo Garden
Mundo Garden

Huerta Organica Mundo Garden en dos tablas de alto

Mundo Garden

Começamos com uma sugestão que lhe pode trazer não só um corte nas despesas do supermercado, mas também uma melhoria substancial na saúde da sua família: – fazer uma mini-horta na sua varanda! Se pensava que para cultivar vegetais precisava de uma grande quantidade de terra desengane-se. Com as técnicas certas basta um vaso, um canteiro, ou uma estrutura de suporte, para conseguir ter os seus próprios vegetais e começar a poupar e a ganhar em saúde, em sabor e em frescura.

O que plantar e como fazê-lo? É simples. Comece por avaliar o espaço que tem disponível e como pode aproveitá-lo ao máximo. Adquira estruturas próprias, como a da imagem, ou construa a sua própria estrutura, completamente adaptada ao seu espaço. Quanto menos área tiver, maior terá de ser a sua criatividade… Tente ir na vertical, ou recorra a vasos pendurados do teto.

Vale tudo para aproveitar o pouco que tem, mas não precisa imediatamente de ter coisas muito bonitas, ou caras. Afinal a ideia é poupar, e por isso pode começar com vasos improvisados a partir de garrafões de água ou embalagens tetra pack!

O que vai semear ou plantar depende do espaço, mas depende sobretudo do seu gosto. As plantas mais apreciadas pelos ’agricultores de varanda’ são as ervas aromáticas e as alfaces, mas tudo é possível. Pesquise técnicas e plantas adequadas, verá que há plantas que podem ser cultivadas juntas e até beneficiar com essa proximidade. E no fim pode ser que se apaixone pela sua horta urbana, e passe a dedicar-lhe os seus tempos livres. Há quem diga que é terapêutico…

Ideias DYI para a mobília – reciclagem da madeira

Pormenor das paletes: Escritórios  por Traço Magenta - Design de Interiores

Economizar na mobília? É possível? E o resultado é bom? Claro que é possível, e o melhor é que o resultado vai ser aquele que desejar, ou a sua apetência permitir! O mobiliário feito com paletes recicladas, como a espetacular divisória da autoria do gabinete TRAÇO MAGENTA – DESIGN DE INTERIORES, já está muito divulgado e até há lojas que fazem dele o foco do negócio. Mas a mobília de madeira reciclada não se limita a paletes! Mobília antiga restaurada está na moda e pode ficar giríssima numa decoração shaby chic ou vintage. Um nicho de parede feito com uma caixa de fruta pintada pode fazer o acessório perfeito para a sua casa. Molduras recuperadas. Mesas e cadeiras velhas restauradas e pintadas em cores alegres… O céu é o limite, e a sua criatividade o motor!

Um quadro catita para manter as despesas sob controlo

Projecto Apartamento Turístico T2 na Graça em Lisboa: Cozinhas modernas por EU INTERIORES
EU INTERIORES

Projecto Apartamento Turístico T2 na Graça em Lisboa

EU INTERIORES

Para economizar com eficiência é preciso conhecer todos os caminhos que segue o nosso dinheiro. Nós sabemos que desaparece, mas sabemos para onde e para quê? Se não costuma manter as suas contas sob vigilância, está na altura de começar! Saber onde gasta o dinheiro é meio caminho andado para saber onde pode cortar.

Costuma comprar muitas bolachas? E que tal fazer biscoitos caseiros?

Abusa dos gastos em refrigerantes? Pode optar por água com sabores feita em casa!

E para seguir com cuidado os gastos que tal colocar um quadro preto a parede da cozinha? Fica original, e para além de recados, pode apontar ali os gastos de cada dia! Nem precisa de pintar, hoje em dia há autocolantes de parede onde pode escrever a giz e já vêm com a forma de calendário.

Poupe energia, instale um sistema de aquecimento ecológico

Sala de estar  por Direct Stoves
Direct Stoves

AGA Minsterley Wood Burning / Multi Fuel Stove

Direct Stoves

A economia energética é um tema já muito debatido, mas nunca é demais lembrar. Poupar energia não poupa apenas dinheiro, poupa também o meio ambiente!

Nos últimos anos temos assistido a grandes mudanças climáticas e, consequentemente, as tecnologias para a casa têm sofrido alterações e atualizações, mostrando uma maior sensibilidade para com este tema. Por isso hoje em dia há muito mais soluções ecológicas disponíveis no mercado, e profissionais capazes de as comercializar e instalar.

No que diz respeito à poupança com o aquecimento, esta só é realmente viável com algum investimento inicial, mas depois os resultados são notáveis e a economia torna-se substancial.

Se puder dispor do capital inicial considere substituir a sua caldeira que queima combustível fóssil por uma caldeira alimentada a biomassa vegetal. Ou por aquecimento através da circulação de água aquecida por painéis solares. As energias renováveis são gratuitas e inesgotáveis, mas os sistemas para as aproveitar podem ser caros, pelo que pode planear esta ideia com mais tempo.

Lâmpada LED ou iluminação fluorescente

Salas de estar clássicas por London Building Renovation
London Building Renovation

Bellevue, Harrow on-the-Hill

London Building Renovation

Por fim sugerimos uma poupança na iluminação de sua casa. Também um tema muito divulgado e sempre actual!

Já reparou que muitas cidades estão a começar a mudar a sua iluminação normal e a instalar iluminação LED? Não? Mas provavelmente a mudança já se está a dar perto de si! É que a União Europeia decretou que a partir de 2018 será obrigatória a transição para sistemas de iluminação LED em áreas e edifícios públicos.

No entanto nada o obriga a si a esperar por 2018! Comece já a poupar! Substitua todas as lâmpadas de sua casa por lâmpadas fluorescentes que gastam muito menos. E se possível substitua por lâmpadas LED, que gastam ainda menos. Estes sistemas têm hoje em dia um desempenho muito semelhante às lâmpadas convencionais, tanto na intensidade como na cor, mas gastando muito menos energia. É claro que ainda faz um investimento inicial considerável, dependendo do número de lâmpadas a trocar, mas as poupanças são imediatas e duradouras.

Chegámos ao fim deste artigo, e acabam por aqui as ideias de poupança para hoje. Se quiser continuar a descobrir como poupar mais leia também o artigo ’Como reduzir os custos mensais – 6 dicas básicas!

Achou a nossas sugestões úteis? Tem ideias próprias para cortar nos gastos? Conte-nos os seus segredos de poupança!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!