De casa impessoal a casa moderna e agradável

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Neste livro de ideias, vamos ver a transformação de um andar da LG Reunion Ssangyong Apartments, em Seul Nonhyeon, na Coreia do Sul. O apartamento foi intervencionado pelo gabinete S Design Company. O estado inicial da casa era funcional, mas o excesso de objectos pessoais espalhados por todo o lado resultavam num ambiente um tanto ou quanto caótico e sem uma identidade definida. O processo de restauração exigiu visão por parte dos profissionais cuja premissa era devolver ordem e modernidade ao espaço. A missão foi alcançada e com algumas mudanças inteligentes conseguiu-se um resultado muito bom. Vamos ver de perto este antes e depois.

O estado prévio da cozinha

Como muitas cozinhas de casas modernas, esta integra a sala de estar dentro do seu espaço. Porém, não há qualquer harmonia e ligação entre os vários elementos e a colocação da mesa no espaço parece forçada. Não há um único detalhe que ligue os móveis desta cozinha. A mesa é pesada e muito escura, os armários são verdes, o papel de parede tem flores roxas e o frigorífico é demasiado grande. Embora não sejamos apreciadores de ambientes com tudo a condizer, cremos ser importante haver um fio condutor e uma estética definida para caracterizar um espaço. Aqui, isso era inexistente. Um problema persistente nesta casa parecia ser o arranjo das luzes demasiado concentradas em duas áreas.

A nova cozinha

Em vez de um piso escuro, escolha um tom mais ligeiro para tornar a atmosfera mais arejada. Os inestéticos armários que víamos na fotografia anterior foram removidos e a cozinha mostra agora significativa melhoria. Agora, os proprietários contam com uma perfeita cozinha modular com armários bonitos e modernos. Os electrodomésticos, que antes pareciam sair do contexto da cozinha, surgem agora embutidos. A península baliza a área da cozinha e serve como espaço extra de preparação de alimentos ou para refeições informais. Os azulejos rectangulares negros vêm trazer contraste ao ambiente e o projecto de luminotecnia é agora eficiente, espalhando a luz de forma uniforme.

Velha casa de banho

Ainda que a casa de banho seja pequena, tudo parece organizado de forma aleatória, o que é um erro quando se trata de aproveitar o espaço de uma divisão pequena. Parece haver um excesso de coisas e não há espaço de armazenamento suficiente para as acomodar. Para além disso, ter o lavatório ao lado do vaso sanitário não é higiénico, tampouco uma boa ideia. A luz sobre o espelho faz com que a casa de banho tenha uma atmosfera fria e algo inóspita. Por fim, diríamos que material dos móveis parece de muito fraca qualidade.

A nova casa de banho

A primeira coisa em que reparamos neste novo espaço é que o tamanho do vaso sanitário e do lavatório reduziu consideravelmente, estando ambos agora dissociados. No lugar dos aborrecidos azulejos brancos, revestiram-se as paredes com cerâmica num moderno tom bege que passa para cinza no chão. Uma superfície de vidro isola o local do duche. Para se arrumar todos os pertences pessoais, optou-se por uma peça multifuncional: um armário com portas envidraçadas. As luzes halógenas embutidas e cirurgicamente distribuídas vieram substituir a luz fria da casa de banho anterior.

O antigo closet

closet seguia as restantes divisões da casa em termos estéticos de organização. Mais uma vez, não parecia haver um arranjo sistemático dos vários elementos que se distribuam no espaço de forma fortuita.

O novo espaço do closet

O closet está agora planificado de forma inteligente e funcional. O armário surge agora embutido o que desimpede o espaço para os moradores o ocuparem da forma como preferirem. Poderiam, por exemplo, colocar uma cómoda ou uma senhorinha. O piso foi também substituído, tendo-se escolhido um tom mais claro de inspiração escandinava. O branco mantém a atmosfera limpa, o que é sempre um bom ponto de partida para começar a estruturar determinada divisão.

Organizar é meio caminho andado para transformar um espaço. Gostou da transformação?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!