Espaços multifuncionais: vários fins, uma só divisão!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Ter um espaço multifuncional lá em casa não só representa um gosto actual, moderno e prático, como nos facilita partes da semana ou alguns imprevistos, onde precisamos que a sala sirva de quarto ou onde a cozinha tem que servir de sala de estudo para os mais pequenos. No corre-corre do dia-a-dia, é cada vez mais útil (se não indispensável!) espaços com várias funções, sem nunca descurar o aspecto – que deverá ser agradável e coincidente com os gostos pessoais das pessoas que habitam a casa. Mas ter um espaço multifuncional não é só ter uma divisão que sirva para vários fins – na verdade, este conceito exige organização e planeamento, caso contrário será só um depósito de coisas, completamente inútil. E como a nossa equipa sabe que nem sempre é fácil definir prioridades, estilos e mobiliário que nos permita toda esta versatilidade, traz até si este artigo que o ajudará a orientar-se para tornar a sua sala, quarto ou sótão na divisão mais multifuncional de sempre! São apenas algumas dicas que deverá ler e adaptar à sua realidade, como é óbvio, por isso concentre-se na leitura e boa sorte!

Aproveite uma estante aberta para fazer de divisória

Quartos escandinavos por Regalraum GmbH
Regalraum GmbH

Raumteiler – Regalsystem MAXX

Regalraum GmbH

Esta é uma dica que funciona muito bem em área amplas, mas que também pode ajudá-lo a organizar um espaço mais pequeno. Se precisa de dividir um espaço e não quer construir paredes reais, por que não aproveitar uma estante aberta para ambos os lados que lhe sirva de divisória? A grande vantagem é que para além de ganhar a barreira física desejada, consegue ainda arrumação para ambos os lados, o que tornará a divisão mais organizada. E pode aproveitar as prateleiras como preferir: naturalmente abertas, com caixas ou com cestos que possam deslizar para ambos os lados, conforme a necessidade sentida. Tenha desta forma livros, aparelhos electrónicos, elementos decorativos e outros objectos no sítio, mantendo a arrumação de ambas as zonas!

Mobília para todas as ocasiões!

O primeiro passo para ter uma divisão que lhe sirva para os mais variados fins é saber escolher bem a mobília que vai utilizar neste espaço. Mobiliário estanque que seve única e exclusivamente para o fim para o qual foi construído perde aqui muito interesse, porque vai-se revelar muito mais limitativo. Assim sendo, a melhor opção é adquirir peças de mobiliário que lhe permitam ter a maior versatilidade possível dentro de casa. Por exemplo, camas que se encaixam num armário, estúdios que se transformam em sofá ou cama conforme a necessidade ou ainda a solução apresentada pela BoConcept Benfica: este fantástico puff que é um 3 em 1: puff individual, assento para três pessoas ou ainda uma cama de solteiro! Com peças deste tipo, terá sempre a sua casa em permanente mudança, sem que para isso tenha que mexer em tudo! Passamos à próxima dica?

Utilize vários tipos de luz

Para além de conseguir criar ambiente, a luz permite-lhe utilizar os espaços de forma específica, conforme a sua incidência e potência. Se tem uma sala que quer que lhe sirva de escritório, tenha uma iluminação mais global para toda a área e direccione ao mesmo tempo um feixe de luz específico para determinada zona onde terá a sua secretária – a mesma dica funciona para hobbies, como por exemplo a pintura em tela ou o artesanato, onde deverá ter uma iluminação adequada. Apesar de aparentemente ser só luz, fará com que o espaço fique dividido de forma subentendida, facilitando a separação de zonas de acção. Pode aproveitar e também brincar com cores ou com temperaturas de luz!

Não descure nenhum recanto…

Decoração Caldas: Quartos modernos por Obrasdecor
Obrasdecor

Decoração Caldas

Obrasdecor

… mesmo que ache que não consegue ser aproveitado! E acredite: quase todos os espaços, por mais pequenos que sejam, são passíveis de serem aproveitados! Um vão de escada que se transforma em local de leitura, descanso ou trabalho; uma marquise que vira closet; uma varanda que se divide entre jardim vertical e sítio de brincadeiras. Se vir bem, descobrirá inúmeras soluções úteis naquele espacinho que julgava ser só mais um espaço morto lá de casa. E mesmo que não dê para criar uma nova zona a utilizar no seu dia-a-dia, há sempre a hipótese de instalar umas prateleiras ou fazer um móvel por medida para aproveitar da melhor forma esse espaço!

Jogue com a decoração

A decoração pode também ser uma das suas melhores aliadas no que toca a ter vários espaços numa mesma divisão. De uma forma mais ou menos complexa, dependendo do seu orçamento e da sua paciência para esta área, conseguirá separar a zona de estudo da zona de descanso e ainda da zona de brincar dentro do quarto do seu filho. Pode atingir este objectivo de várias maneiras: ou decora as paredes com cores ou padrões diferentes (por exemplo, na zona de estudo aplicar um papel de parede mais sóbrio e neutro e deixar os tons vibrantes e os padrões mais estimulantes para a zona de brincar) ou pode jogar com a mobília ou outros elementos decorativos para criar essas separações (as estantes, como já falámos anteriormente; uma ilha de cozinha para separar o espaço de confecção do das refeições; um biombo para criar a ilusão de hall de entrada antes de chegar à sala de estar).

Instale todos os dispositivos que o façam sentir confortável

Salas de multimédia  por Symbol Audio
Symbol Audio

Aero Audio and Entertainment

Symbol Audio

Aqui as opiniões podem dividir-se. O que para uns pode ser super confortável, para outros nem por isso… e há ainda aquelas coisas que são indispensáveis para uns e completamente indiferentes para outros. No entanto, há dispositivos que podemos considerar mais ou menos transversais a todos os gostos: televisão e sistema de som. Aliado à televisão, pode ainda vir um home cinema, para assistir aos seus filmes preferidos como se estivesse mesmo no cinema! Além disto tudo, pode ainda adquirir um sistema de ar condicionado que lhe regule a temperatura para o valor certo ao longo de todos os meses. Procure também ter tomadas disponíveis onde possa ligar os carregadores dos vários dispositivos electrónicos (computador portátil, tablet, smartphone… ).

O que achou das nossas dicas? Qual é a que melhor se encaixa em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!