Casa ecológica e sustentável – um sonho para o planeta

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Casa experimental de Taipa e Bambo para Luanda, Jorge Cruz Pinto + Cristina Mantas, Arquitectos Jorge Cruz Pinto + Cristina Mantas, Arquitectos
Loading admin actions …

Se há facto que esta crise sanitária mundial veio pôr em evidência, é que o planeta precisa urgentemente de ajuda! A pressão humana sobre a natureza tornou os ecossistemas cada vez mais frágeis com consequências que serão cada vez mais severas, entre as quais a possível transmissão de microrganismos entre animais selvagens e humanos. É preciso conter esta vaga de agressões e tentar repor algum equilíbrio!

A habitação humana é uma das actividades que deixa maior e mais duradoura pegada ecológica. O impacto da arquitectura estende-se a todos os sectores económicos, começando na produção dos materiais de construção e terminando na sua destruição, reutilização ou reciclagem, depois de passarem as muitas dezenas de anos de utilização com toda a poluição que geram.

Assim, torna-se premente encontrar alternativas e soluções construtivas mais amigas do ambiente e colocá-las em prática rapidamente.

O projecto de hoje deixou a homify muito entusiasmada com as ideias que contém e que fazem da JCP + CM ARQUITECTOS uma empresa de referência para quem tem este tipo de preocupações ambientais. Venha conhecê-lo!

A empresa

Precisa de uma empresa de arquitectura com experiência, conceituada e com internacionalização? Tem um projecto para nascer, seja qual for a sua dimensão? Pretende uma abordagem vanguardista e ecológica da arquitectura do seu edifício? Então esta é a empresa certa para si!

A JCP + CM ARQUITECTOS é uma empresa sediada no Estoril mas com uma grande vocação internacional, que conta no seu portefólio com projectos de todas as dimensões em Portugal inteiro e em países tão distantes como Angola ou a Venezuela.

Com um trajecto que já dura desde o início da década de noventa do século passado, a empresa conta já com muitos prémios nacionais e internacionais no currículo, o que aumenta muito a confiança dos seus clientes.


O projecto

Este é um projecto muito especial pelo seu carácter de protecção ambiental.

Esta casa será construída em Luanda, usando um processo construtivo antigo e disseminado por todo o mundo, mas que tinha perdido proeminência em virtude do aparecimento do betão e do ferro – a taipa!

Segundo os especialistas, a taipa é uma ’ alternativa económica e bioclimática mais sustentável para edifícios de habitação unifamiliar, relativamente à construção convencional de estrutura em betão armado e de alvenaria de tijolo furado’.

Este processo construtivo é económico pois recorre à utilização privilegiada de materiais naturais e abundantes na região de construção, como a simples terra, e as estruturas obtidas são multifuncionais (garantem simultaneamente as funções de encerramento, estrutura e isolamento) e duradouras. E é ecológico porque além de só utilizar materiais naturais, garante isolamento e conforto térmico, permitindo grande poupança energética.

O vigamento da cobertura será feito em bambu ou madeira – mais dois materiais renováveis e ecológicos.

O conceito

A casa será térrea, espraiando-se no terreno generoso e interagindo com ele em estreita comunhão.

À entrada, os habitantes ou os visitantes serão recebidos por uma alameda com pérgula e por um aqueduto, que podemos ver nas imagens anteriores.

A piscina aparece na continuidade de um alpendre funcional, que é a continuidade exterior da sala interior. Este espelho de água prolonga-se pela lateral da ala dos quartos, permitindo que a sua frescura possa ser aproveitada por grande parte dos espaços da casa.

Aqui podemos ver a perspectiva do corredor interior que permite o usufruto dos exteriores da fachada oposta à da piscina.

Os quartos, simples e minimalistas, dão protagonismo à vista exterior e tornam-se mais aconchegantes pela presença da madeira no tecto.

Será esta a panorâmica da sala de estar: – um espaço simples e sereno, com passagem directa para o alpendre exterior e dele para a piscina.

As maquetas

Terminamos este artigo deixando-lhe as maquetas executadas para o projecto, onde pode ter uma noção mais clara da disposição do edifício e de cada um dos seus componentes.

Esta casa é impressionante, tanto na forma como na filosofia de construção e nós adorámos. Se gostou tanto dela como nós e está decidido a incorporar algumas destas ideias no seu projecto, não hesite em contactar os profissionais! Aqui ficam os dados de contacto:

Morada: Rua do Banco, 18, 2765-397 Estoril

Telemóvel: 926234423

Site: www.cruzpinto.com

O conceito de casas sustentáveis é importante para si? Então descubra muitas mais no artigo ’10 fantásticas casas pré-fabricadas: baratas, sustentáveis e funcionais’.

Gostava de uma casa como esta ou preferia algo diferente?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista