7 fachadas de estilo rústico sensacionais

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O estilo rústico é o ideal para os amantes do tradicional e transmite a tranquilidade e harmonia tão características das casas de campo.

Falamos de um estilo que ressurgiu em grande força nos nossos dias, numa reinterpretação que combina o natural com o moderno. Os materiais de construção convertem-se em protagonistas, criando ambientes acolhedores que nos dão a sensação de permanecer em contacto com a natureza, oferecendo protagonismo a materiais como a madeira, a pedra e a argila.

As casas rústicas caracterizam-se por ser construções de baixa altura, possuidoras de zonas abertas como terraços, jardins e em alguns casos pátios interiores.

Neste livro de ideias temos para si sete fachadas rústicas que transmitem a paz e a sensação de acolhimento e conforto das casas antigas. Pronto para as conhecer.

1. Mistura de materiais

Casas modernas por Loyola Arquitectos
Loyola Arquitectos

Fachada Principal

Loyola Arquitectos

Os materiais utilizados neste estilo arquitectónico são principalmente a pedra, a madeira e a argila. A textura da pedra e as tonalidades naturais que apresenta oferecem à fachada carácter e integram-na na natureza. Outros materiais que também podemos encontrar neste edifício são o ladrilho exposto e o cimento. O aço e o vidro podem também estar presentes, mas não são materiais predominantes neste estilo. Actualmente, nas cidades, é comum ver o estilo rústico combinado com linhas simples e modernas, tal como as do exemplo que apresentamos na fotografia.

Um projecto do gabinete Loyola Arquitectos.

2. Ligação ao entorno

Casas modernas por Engel & Völkers Bodrum
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Estas casas são simples e muito funcionais, para além de possuírem amplos espaços, com grandes janelas e ambientes integrados.

Nesta fachada de pedra, todos os elementos jogam de forma harmoniosa. Uma grande porta dá-nos as boas vindas a um espaço sem complicações, numa casa que se abre de dentro para fora, fazendo do conjunto dos seus espaços um único ambiente.

Uma proposta da empresa Engels & Volkers Bodrum

3. Linhas rectas e formas simples

As casas rústicas caracterizam-se pela predominância das linhas rectas e simples, ainda que em alguns projectos possamos encontrar curvas como complemento ideal do desenho. Estas casas são conservadoras, mas permitem, ainda assim, a fusão com outros estilos para criar projectos e desenhos mais atractivos e românticos. Neste projecto, podemos apreciar a simplicidade e limpeza das linhas, oferecendo espaços acolhedores, como a varanda de telhado transparente apoiado em colunas de madeira que, além de oferecer protecção, cria uma agradável zona de descanso.

Uma combinação fresca e natural na qual as grandes janelas permitem que o interior da casa seja banhado por uma imensidão de luz natural.

Um projecto assinado pelo atelier Goodmood – Soluções de Habitações.

4. Cores naturais

Casas rústicas por munarq

As fachadas rústicas, têm uma predilecção por cores que se assemelhem à terra: bege, cor de areia, castanhos e verdes, todos eles presentes na gama de cores que a natureza nos oferece.

Tudo isto está relacionado com a localização das casas que habitualmente se encontram longe da confusão das grandes cidades e nos fazem ficar em contacto com o mundo natural. Tendo em conta a sua localização privilegiada, estes edifícios estão rodeados de um entorno verde e natural, onde as plantas das mais variadas cores são um elemento fundamental, marcando uma presença forte e oferecendo personalidade à fachada da casa.

Uma casa projectada pela Munarq

5. Detalhes arquitectónicos

Anteriormente mencionamos que as casas rústicas têm tendência a apresentar linhas rectas. Um dado interessante é que, neste tipo de arquitectura, existem três tipos de janelas: as primeiras são de forma oval ou circular e de rebordo em argila pintada de branco; o segundo modelo são as janelas de forma quadrada ou rectangular e de rebordo em madeira; as janelas do terceiro estilo também são quadradas, mas apresentam rebordos ornamentados com desenhos florais ou geométricos.

Este projecto é da autoria da Alentorn – Alentorn Arquitectes, SLP.

6. Encontro com o estilo moderno

Perspectiva 2 - alçado lateral esquerdo e alçado principal: Casas rústicas por Davide Domingues Arquitecto
Davide Domingues Arquitecto

Perspectiva 2 – alçado lateral esquerdo e alçado principal

Davide Domingues Arquitecto

A arquitectura rústica permite combinações com outros estilos, apresentando desenhos originais e muito interessantes. Conservando a essência dos materiais naturais – como a pedra, por exemplo -, é possível introduzir materiais modernos e inovadores como os painéis de zinco e janelas de vidro e alumínio.

Uma fusão que joga com a ligeireza e a força, fazendo um contraste pleno de harmonia onde se manifestam o passado e o presente para proporcionar todas as comodidades aos proprietários e oferecer uma estética arquitectónica sem igual.

Na imagem, uma moradia assinada por Davide Domingues Arquitecto.

7. Destaque para a beleza

A beleza das casas rústicas, não só está presente no seu contacto com a natureza mas também na beleza visual que as fachadas nos transmitem, plenas de textura e contrastes.

Para proporcionar ainda mais beleza natural é importante adicionar-lhe uma correcta iluminação artificial. Desta forma, é possível fazer ressaltar a riqueza dos detalhes dos materiais que se encontram nas portas, paredes, janelas, pisos e demais ornamentos que engalanam a entrada da casa. Neste projecto, do estúdio Artigas Arquitectos, podemos apreciar uma iluminação quente e suave que enfatiza os pontos mais importantes, criando efeitos de luz simplesmente espectaculares.

Qual das moradias mais gostou? De 1 a 7, deixe o número na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!