8 grandes ideias para ampliar a sua casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando se compra uma casa, pensa-se em certas premissas básicas: o preço, a localização e o tamanho das principais divisões como os quartos, a sala e a cozinha. Porém, é possível que, com o passar do anos, as famílias tenham necessidade de mais espaço seja para cozinhar, trabalhar ou para descansar. Não há, contudo, necessidade de recorrer a complicadas obras e a demolir paredes para levantar outras. É tudo uma questão de recorrer a truques inteligentes como os que lhe mostramos na continuação deste artigo para ampliar a extensão de alguns ambientes.

Uma sala no jardim

Terraços  por Micheas Arquitectos
Micheas Arquitectos

ALBERCA – TÓRTOLAS / MICHEAS ARQUITECTOS

Micheas Arquitectos

Não é estritamente uma sala, mas pode-se dar mais uso ao jardim se contarmos com uma infraestrutura adequada para ele. Os passos seriam instalar um piso de madeira de teca – que tem uma alta resistência às inclemências do tempo – e uma pérgola com lâminas de madeira para oferecer uma agradável sombra durante os meses de Verão. Depois, invista em mobiliário próprio para o exterior – como o vime, a madeira e o plástico – e converta o jardim na nova área de sua casa.

Faça-se luz

Cozinhas modernas por CATO creative
CATO creative

Bishops Park SW6

CATO creative

A expansão de um ambiente não tem de se fazer lateralmente. Pode também acontecer na vertical. No caso desta elegante cozinha moderna, decidiu-se instalar uma grande clarabóia que permite a passagem de luz natural ao longo do dia. De noite, ainda que existam focos de luz halógena a garantir a iluminação necessária, os proprietários podem dar-se ao luxo de cozinhar sob as estrelas.

Um alpendre numa área sem uso

A fachada exterior da casa, que é uma área sem uso, pode ser renovada em profundidade por via da criação de um novo alpendre. No exemplo da imagem, uma proposta da Sweet Home Design, colocou-se um tecto de vidro coberto com ripas de alumínio e, dos lados, montaram-se grades de ferro forjado, onde se encontram canteiros com arbustos no sector central e videiras. Este alpendre, em jeito de jardim de interior ou jardim de Inverno, pode ser utilizado ao longo de todo o ano, independentemente das condições climáticas. A decoração torna-o confortável e convidativo.

Menos pátio e mais sala

A família cresce, as crianças também, e a sala deixa de ter a superfície necessária para abrigar confortavelmente todos os membros da família, sem esquecer, também, os convidados.

Uma opção para colmatar este problema é sacrificar parte da superfície do pátio e oferecê-la à sala. Se o seu jardim é amplo, então o sacrifício não será grande. Nesta sala, não falta nada. A zona social é espaçosa e convidativa, a lareira aquece as noites mais frias e, por detrás do sofá, há ainda uma área tipo bar.

A criação de um espaço para o automóvel

Não raras são as pessoas que compram casa sem espaço para guardar o carro. Muitas vezes, só compram o carro posteriormente ou, por outro lado, já têm um carro e adquirem outro mais tarde. Se precisa de uma garagem, por que não estender o telhado para o lado mais conveniente? Desta forma, o carro fica resguardado do mau tempo e mesmo perto da porta de entrada.

Uma garagem mais segura

Em algumas cidades, os proprietários das viaturas não ficam tranquilos sabendo que os seus veículos estão numa zona privada, mas de fácil acesso a partir do exterior. Por este motivo, é frequente que, entre os vizinhos, se empreenda uma reforma para criar um local de estacionamento à semelhança da da imagem. Este espaço com uma estrutura de ferro e de alumínio oferece a segurança desejada e deixa passar a luz natural para que a garagem não seja um ambiente sórdido e precário.

A união de novos ambientes

Quando se encaram trabalhos de expansão de novos ambientes, há que ter em conta como se vão integrar com a estrutura da casa. Porém, há materiais distintos que se harmonizam na perfeição como a pedra, a madeira e o vidro. O uso de arbustos e de plantas permite uma boa e menos brusca transição entre materiais diversos. Quando é preciso pintar, sugerimos que a nova estrutura seja pintada com as mesmas cores da construção original para que se mantenha a mesma linha estética e o novo elemento não pareça o elefante cor-de-rosa a meio da sala.

Desfrute

Depois de terminado o trabalho de ampliação e comprar o novo mobiliário, trate de desfrutar do nosso espaço. Nos meses de Verão, um espaço novo permite aproveitar o jardim por muito mais tempo. Nos meses frios, se construiu um jardim de Inverno, já pode desfrutar da luz natural sem sofrer com o mau tempo.

O que achou das sugestões? Vai pôr alguma em prática? Deixe-nos o seu feedback.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!