Portugueses no mundo: dois fantásticos projectos em África

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Edifício Baia de Maputo, MCSARQ MCSARQ Habitações multifamiliares
Loading admin actions …

Na homify escrevemos, diariamente, sobre profissionais portugueses de várias áreas – arquitectura, design de interiores, construção, engenharia, entre outras – que desenvolvem projectos em todo o país e, muitos deles, além fronteiras. É, para nós, um orgulho ver o trabalho destes profissionais reconhecido lá fora e, ainda mais, poder escrever sobre eles na nossa plataforma, mostrando aos nossos leitores o que de melhor se faz no nosso país.

Neste artigo, trazemos-lhe dois projectos da MCSARQ, um gabinete com morada na Trofa que se dedica, exclusivamente, a projectos singulares e personalizados no âmbito da arquitectura e arquitectura de interiores que vão, claro está, ao encontro do perfil de cada cliente. Para a MCARQ, a qualidade da obra, o seu custo e o tempo de execução são preocupações permanentes e indispensáveis para a obtenção de resultados de excelência.

Hoje, rumamos ao continente africano para lhe dar a conhecer dois projectos desenvolvidos para a cidade de Maputo, em Moçambique: o Edifício Baía de Maputo e o Edifício Maputo LA.

Ora veja.

1. Edifício Baia de Maputo

Varandas para a Baía MCSARQ Varandas, marquises e terraços modernos Sapato,Céu,Nuvem,Estante,Propriedade,Construção,Prateleiras,Retalho,Vitrine,Design urbano

Vista Geral 03 MCSARQ Habitações multifamiliares

Este edifício foi projectado para um terreno com uma inclinação acentuada que, se por um lado, surgiu como um desafio, por outro tinha a enorme qualidade de proporcionar uma vista sensacional sobre a baía da cidade. Por esta razão, era impensável fazer um projecto que não tirasse partido desta valência do local.

Porém, tinha que se resolver o facto de o acesso ao terreno se fazer pela cota superior do mesmo, a necessidade de estacionamento dentro do lote e a criação de programa que previa, na cobertura, a existência de uma fracção de maiores dimensões e com espaços exteriores amplos. A solução encontrada assentou na criação de uma zona de recepção ao nível do arruamento, sendo o restante piso destinado às garagens do prédio. Do ponto de vista formal, este piso distingue-se dos demais através da separação entre a cobertura (acima da cota do arruamento) e os pisos abaixo.

A vista

Vista Aérea MCSARQ Varandas, marquises e terraços modernos

O conceito do projecto, como referido, passou pelo aproveitamento das fantásticas vistas da Baía de Maputo e a luz daí proveniente. Os arquitectos criaram sucessivas prateleiras desalinhadas que acomodam os apartamentos, todos eles com generosos espaços exteriores que usufruem de luz directa, de forma a que a vivência no exterior seja franca e agradável.

Conseguiu-se, então, que o edifício, que inclui uma espectacular piscina com bordas ao nível do chão, se adaptasse à difícil topografia, cumprindo em simultâneo o programa estipulado pelo investidor.

2. Moderno e sofisticado

Edificio Maputo LA, MCSARQ MCSARQ Habitações multifamiliares

Edificio Maputo LA, MCSARQ MCSARQ Habitações multifamiliares

O segundo projecto diz respeito a um edifício habitacional localizado numa das principais artérias de Maputo. É um edifício com uma imagem marcadamente moderna, cosmopolita e original. O projecto teve como pedra basilar o conforto, a imagem exterior simples, mas em harmonia com a zona, e a criação de espaços interiores luminosos que tirassem partido das excelentes vistas, sobretudo dos pisos superiores.

O tamanho e o posicionamento das varandas criam uma assimetria que torna o edifício mais dinâmico, disruptivo e leve.

O prédio está contido por uma vedação – que parece espelhar o formato dos galhos e dos troncos das árvores – que providencia privacidade e recato à entrada.

Edificio Maputo LA, MCSARQ MCSARQ Habitações multifamiliares Construção,Retângulo,lar,Design urbano,Grama,Bloco de torre,Fonte,Madeira,Condomínio,Declive

O prédio contempla, ainda, uma zona de lazer na cobertura com piscina infinita. Este espaço surge como uma zona longe da confusão natural de uma cidade como Maputo, dando aos moradores a oportunidade de desfrutar da vista, de um ambiente tranquilo e de mergulhos na piscina que, por ser infinita, se confundirá com um mergulho na Baía de Maputo.

Em baixo, deixamos-lhe todos os contactos úteis do gabinete MCSARQ. Tome nota:

  • Morada: Rua D. Pedro V – Loja 10 n.º 1070 / 4785 – 308 Trofa, Portugal
  • Telefone: +351 93 348 575 1 | Site: www.mcsarq.pt
Qual destes projectos mais lhe encheu as medidas? Deixe-nos o seu feedback!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista