A luz perfeita para a sua escada

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As escadas nem sempre dispõem de um projecto de iluminação adequado. Os lugares de passagem acabam, não raras as vezes, por receber iluminação indirecta de salas, corredores e patamares adjacentes. No entanto, ganha-se muito em beleza e em segurança se as escadas contarem com um projecto de iluminação especialmente concebido para elas.

Lembre-se que é preciso ter em conta o material da escada, o formato, o revestimento das paredes, a altura delas e a facilidade ou dificuldade de manutenção. O ideal é procurar um profissional que possa criar um plano de luminotecnia para a sua escada. 

As possibilidades são várias: luzes em LED no tecto ou ao longo da parede, balizadores nos degraus ou na parede logo acima deles, luzes de tecto como lustres, pendentes e outros modelos de candeeiros, arandelas laterais, entre outras.

Conheça, neste livro de ideias, algumas alternativas de iluminação para escadas e encontre a que melhor se adaptaria à sua.

Luz natural

Esta escada moderna, com degraus em mármore bege e guarda-corpo de vidro, ganha leveza e recebe luz natural por meio das diversas janelas rectangulares e da janela quadrada ao alto. Para garantir uma boa e funcional iluminação nocturna, as paredes integram arandelas discretas e plafons no corredor lateral que também dispõe de janelas. O ambiente é etéreo e arejado.

A imagem é de Rodrigo Ramirez.

Faça um bom plano de luminotecnia

A melhor medida a tomar em relação à iluminação é contratar um profissional de luminotecnia que avalie todos os detalhes pertinentes.

Por exemplo: a sua escada tem que formato? É em madeira, vidro, granito ou mármore? Qual o tamanho? A sala onde ela se encontra é ampla ou pouco espaçosa? O pé direito é baixo ou alto? Qual é o estilo da casa ou, mais concretamente, da divisão de onde parte a escada? As paredes são lisas ou revestidas a pedra ou a tijolo? O objectivo é destacar também essas paredes? Quer uma iluminação de tecto ou prefere os balizadores nos degraus da escada? Gosta de luzes discretas ou exuberantes? Como vai ser a manutenção? Este último ponto é importante porque se vai trocar, você mesmo, as lâmpadas quando elas queimarem, terá de escolher opções acessíveis. Os lustres ou candeeiros mais altos, por exemplo, vão requerer a manutenção de um profissional.

Outra coisa da qual não pode esquecer é de mandar instalar interruptores na base e no alto da escada para que possa apagar e acender as luzes a partir dos dois pisos que se conectam.

Escada clássica

Nesse hall de entrada, que também é uma área de lazer, a escada é recta com degraus em granito e corrimões e guarda-corpo numa estrutura de metal. O ambiente é clássico, com sofás com ponto de capitonê, vasos altos, aparador branco de linhas sinuosas e papel de parede bege com brilho. O tecto recebe iluminação por LED no contorno e por plafons quadrados na extensão do espaço. No centro, um lustre de cristal tipicamente clássico preenche o ambiente de luz. O grande espelho ajuda a ampliar o espaço e a multiplicar as luzes presentes. A mistura de candeeiros modernos e clássicos permite iluminar a escada de forma homogénea, mesmo não estando exactamente sobre ela.

Equilíbrio entre luz e sombra

Corredores e halls de entrada  por LIGHT4

Nesta escada em ferro forjado de estilo clássico, as paredes têm arandelas múltiplas de formas arredondadas que se assemelham a esculturas de luz. O recurso às arandelas permite criar um ambiente onde há um perfeito equilíbrio entre luz e sombra, sem comprometer a segurança de quem faz uso da escada. Lembre-se que a função da iluminação da escada é, antes de mais, a de criar uma passagem de um piso para outro. Nesse sentido, as arandelas cumprem esse papel e ainda decoram o espaço.

Balizadores

Corredores e halls de entrada  por Nadia Moretti
Nadia Moretti

Scala elicoidale moderna in cemento con pedate in marmo e balaustra in acciaio

Nadia Moretti

Nesta sala em tons neutros, um projecto do atelier Nadia Moretti, a escada em caracol branca apresenta luzes da mesma cor na lateral dos degraus, criando um rasto suave ao longo da estrutura. São os chamados balizadores, que podem ser colocados também sob os degraus, se a escada não contar com espelhos. A luz produzida é delicada e valoriza a escada, trazendo sofisticação ao ambiente de maneira discreta e elegante.

Luzes LED

Corredores e halls de entrada  por Railing London Ltd
Railing London Ltd

​A single-flight cantilever staircase crafted in toughened, laminated glass

Railing London Ltd

A moderna escada de degraus suspensos com placas triplas de vidro que parecem flutuar no ar conta com um corrimão iluminado por luzes LED no mesmo tom azulado da escada. O conjunto enfatiza a leveza e a transparência, tornando o ambiente quase celestial. Embora não seja uma escada das mais seguras – não opte por este modelo se tiver crianças ou animais de estimação -, ela é homogeneamente iluminada e causa espanto pela ousadia e vanguardismo do seu design.

Luzes embutidas

Corredores e halls de entrada  por contato140
contato140

Residência Condomínio Jardins do Lago

contato140

Esta escada em “L” branca, leve e moderna parte de uma sala com pé-direito muito alto. O revestimento da parede também é repleto de texturas e pede iluminação que o destaque. Assim, a escada recebe claridade de luzes embutidas no alto da parede, que enfatizam o revestimento e ainda iluminam suavemente os degraus. Durante o dia, a escada conta com iluminação natural que entra a partir da ampla e alta janela na sua lateral. Esta iluminação é um exemplo daquela que carece de manutenção especializada, pois as luzes embutidas não são facilmente alcançáveis.

Luzes suspensas

No projecto de Evelin Sayar Arquitetura e Interiores, a escada recta com degraus de madeira suspensos e guarda-corpo de vidro recebe iluminação lateral de uma série de luzes suspensas ao longo da estrutura. As luminárias tipo plafon na sala de jantar também ajudam a reforçar a intensidade de luz que chega à escada. As luzes suspensas são simples e puras, de linhas rectas e sem acessórios. A solução é moderna e perfeita para um apartamento arrojado e de estilo contemporâneo.

A imagem é de Marcelo Magnani.

Luzes de tecto

Essa bela escada de granito claro conta, no seu centro, com uma estrutura de gesso em linhas curvas, dentro da qual se encontra um anel de luz LED, de onde parte um lustre redondo em cristal. O efeito geral é de sofisticação e elegância, mas a solução luminotécnica também é eficiente, ainda mais porque o tecto sobre a escada recebe a iluminação de pequenas luzes embutidas. O resultado é suave, mas uniforme e adequado.

Luzes pendentes

Corredores e halls de entrada  por TOTUS
TOTUS

​A Classic Country Home For The Modern Age

TOTUS

Delicado e moderno, o conjunto de luzes pendentes desenrola-se sobre o fosso da escada, iluminando os degraus indirectamente. O corredor no alto da escada contém luzes embutidas em toda a extensão do tecto, o que intensifica a quantidade de luz disponível no ambiente. A cor clara da escada acentua a luminosidade do candeeiro de tecto.

Tem escadas em casa? Certifique-se de que estão bem iluminadas e ponha as nossas ideias em prática! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!