Cozinhas campestres por Beinder Schreinerei & Wohndesign GmbH

Sabe como tornar a sua casa mais elegante com um orçamento apertado?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter uma casa topo de gama pode ser difícil, sobretudo se não dispusermos de um orçamento generoso para a decorar. Contudo, existem meios – mesmo com um orçamento mais limitado - para alcançar o interior de excelência com que sonha.

Temos observado com atenção as propostas dos nossos profissionais e deixamos-lhe neste livro de ideias dez sugestões para tornar o interior da sua casa mais apetecível sem gastar muito dinheiro. Adicionar almofadas, pintar a parede de uma cor nova, tratar as janelas ou o piso. Estas são apenas algumas das ideias. Vamos ver as outras?

Pintura

Cozinhas clássicas por Harvey Jones Kitchens
Harvey Jones Kitchens

Shaker kitchen by Harvey Jones

Harvey Jones Kitchens

Escolher a cor da parede pode ser uma das decisões mais difíceis de tomar aquando da decoração de uma divisão. Porém, se procura criar um espaço mais elegante, deve ter em conta que há cores melhores do que outras. Uma técnica eficaz é utilizar uma paleta cromática com tons neutros e sóbrios. Estas tonalidades permitem-lhe acrescentar, de imediato, elegância ao seu espaço. A cor que escolher dependerá somente da sua personalidade. Pode também pintar o interior das portas de negro, uma cor que cria, automaticamente, um sentimento de luxo sem causar danos à sua carteira. Se escolher esta última opção deverá, porém, acrescentar alguns acessórios em preto ao espaço para ligar o conjunto.

A importância do detalhe

A beleza reside nos detalhes. Quando se trata de decorar a sua casa, os detalhes são chave. No caso da imagem, o pormenor está nas molduras das portas. Aqui, as molduras trazem uma profundidade aos armários e criam um elo elegante entre o tecto e as paredes. Sem esse toque final, as portas dos armários seriam iguais a tantas outras com um aspecto inacabado e de menor qualidade. Criar esta profundidade - ou protuberância – num móvel é um meio fácil e pouco dispendioso para lhe imprimir qualidade. Reproduza esta ideia em sua casa seja no rodapé, nas colunas, nos frisos do tecto, entre outros.

A importância das almofadas

As almofadas servem dois fins. Primeiramente, quando correctamente escolhidas, são um factor de elegância. Depois, oferecem conforto, estejam elas no sofá ou na cama. Em relação ao tamanho, deve privilegiar almofadas médias, mas em grande quantidade, em detrimento de muitas almofadas em tamanho pequeno ou demasiado grande. Pode, também, jogar com mais de um tamanho e dispô-las do maior para o mais pequeno.

As janelas

Uma casa com janelas descobertas parecerá inacabada. Felizmente, o tratamento para as janelas é pouco dispendioso e permite trazer elegância à sua casa, assim como melhorar o isolamento da mesma. Quando escolher os materiais para as cortinas, faça escolhas inteligentes. Por exemplo, a escolha de materiais frágeis sem forro é ineficiente, mesmo que menos dispendiosa. Evite-os. No mercado, existem ofertas distintas. Recomendamos a seda natural, o linho e o algodão. Se não gosta de cortinas, opte por estores de madeira, como o bambu.

Os acabamentos

Um móvel pode ganhar um aspecto completamente diferente com a simples adição de novos puxadores. Pode encontrá-los nas lojas de decoração do costume, mas, se pretender adquirir um ornamento mais especial, procure em antiquários ou mercados de velharias. Nestes locais, fazem-se verdadeiros achados a preços muito apelativos. Imagine um móvel de casa de branco branco com puxadores cinzentos e sem vida. Agora imagine esse mesmo móvel com puxadores coloridos ou esculpidos com um formato original. Faz toda a diferença. Não acha?

A luz faz a diferença

Closets modernos por LUSIARTE
LUSIARTE

Villa Noisy le Grand

LUSIARTE

Substitua os candeeiros convencionais da sua casa por candeeiros de design que sobressaiam no conjunto e o elevem do ponto de vista decorativo. Mais uma vez, sugerimos que procure candeeiros com mais valor em antiquários ou mercados de velharias. Nestes locais, pode até encontrar a base e depois mandar fazer um abajur à medida. Também pode comprar uma jarra bonita e mandar electrificar. Actualmente, também se encontram amiúde candeeiros suspensos com a própria lâmpada a descoberto. Estes candeeiros surgem, usualmente, suspensos por um fio que parte do tecto ou está preso com um gancho na parede. Nas lojas de decoração mais modernas, não terá dificuldade em encontrar um destes exemplares a um preço acessível. Lembre-se que candeeiros nunca são demais. Espalhe vários pela casa, não se esqueça de nenhum recanto. O ambiente ficará, de imediato, mais elegante e acolhedor.

A pureza da madeira

Salas de estar clássicas por JR Arquitectos

Um tapete até pode criar um ambiente mais caloroso e confortável, mas nada como a naturalidade da madeira para oferecer essas mesmas qualidades à atmosfera.

A madeira traz uma sobriedade magnífica a um preço acessível. A compra de madeira para a sua casa será um investimento. Um investimento muito bom. Na verdade, a madeira dura muito tempo e oferece um bom retorno de investimento, sobretudo se quiser vender a sua casa. O laminado é outra opção, mas assegure-se que compra um com boa qualidade.

Para obter uma melhor relação qualidade-preço, deve comparar os diferentes tipos de madeira, visto que alguns são mais caros do que outros. Por exemplo, o vidoeiro e carvalho são, geralmente, mais baratos do que a cerejeira. Para além disso, escolha um tom escuro para um ar mais luxuoso e não se esqueça de acrescentar um tapete como remate final.

A importância dos móveis

Embora muitas pessoas não queiram investir em sofás caros, a verdade é que a compra de um móvel barato pode sair mais cara no final. Já reza o ditado “o barato tem rato”. E muitas vezes assim é. Se quer uma peça elegante de mobiliário em sua casa, confira, antes de mais, todas as lojas e compare os preços. Prefira comprar aos poucos, mas bem, do que comprar tudo de uma vez, mas com menor qualidade. Um bom sofá vai evidenciar-se no conjunto da sua sala. Um sofá de má qualidade, depressa ficará com mau aspecto. Os móveis são a base da sua decoração. Comece bem.

Inspire-se na imagem do gabinete Tweedie + Pasquali

Invista em bons acessórios

Agora que tem os móveis comprados, tem também o ponto de partida para começar a pensar nos acessórios para os decorar. Como já mencionámos, é nos pormenores que a beleza reside pelo que este passo é importante. Olhe ao seu redor e faça uma lista daquilo que precisa. Se calhar, a mesa de centro ficava melhor com uma bandeja e velas. E a cómoda? Por que não colocar sobre ela um candeeiro e umas molduras? E um cesto para as revistas ou um conjunto de vasos para o parapeito da janela? São estes elementos, escolhidos a dedo por si, conforme os seus gostos e personalidade, que definirão o verdadeiro carácter do espaço.

Limpeza

Limpar e organizar. Antes de mais estão eles. Uma casa bem decorada, mas desorganizada e suja não chama a atenção pelos melhores motivos. Liberte o seu espaço de tralha, armazene os seus objectos criteriosamente em locais apropriados e desimpeça as áreas, deixando-as aptas a uma circulação sem constrangimentos. Se não acumular um sem fim de pequenas coisas, a limpeza semanal tornar-se-á muito mais fácil e rápida. Não descure pois deste ponto. Não se esqueça de manter as janelas limpas para entrar luz e de lavar o forro dos seus sofás. Para os tapetes, contrate uma firma especializada. Não se olvide, também, de usar os produtos próprios para cada material.

Se seguir estas sugestões, não há margem para dúvidas: vai ter a casa mais elegante da vizinhança. Pensa colocar alguma dica em prática?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!